Autor Tópico: Problemas com o viewfinder da D3000  (Lida 2280 vezes)

adonisgasiglia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 20 de Agosto de 2012, 11:56:30
Olá amigos do fórum!

Acompanho o Mundo Fotográfico há um bom tempo, e venho pela primeira vez pedir ajuda à vocês.

Eu tenho uma Nikkon D3000, que tem uns dois anos de idade, aproximadamente. Ela quase não passou nenhum tempo comigo. Nesses dois anos, ela ficou emprestada com uma amiga, que quase não usou a câmera. Hoje, quando ela me devolveu, eu percebi um problema com o viewfinder (ou os espelhos, não sei dizer!) e não consegui descobrir o que poderia ser.

O que acontece é o seguinte: com a máquina desligada mesmo, dei uma olhada pelo viewfinder pela janela da minha sala. Aí, vi que a imagem do viewfinder estava meio estranha, um pouco escura e bem granulada. É como se o fundo tivesse ficado cinzento com vários pontinhos brancos. O que me chamou a atenção é que os pontinhos brancos são muito bem formados, como se fossem pixels mesmo. Depois, olhando pra dentro da sala, que é mais escura, vi que na parte de baixo o visor ainda está claro, e vai fazendo um degradê em direção à parte mais escura.

Eu verifiquei a lente, para ver se poderiam ser fungos, mas ela está em perfeito estado. Verifiquei os espelhos também, mas eles parecem estar completamente normais.

Algum dos amigos aqui do fórum sabe do que se trata? E, se souber, sabe como se resolver?

Muito obrigado!


EDITADO

Fiz uma representação do problema no Photoshop. Não está 100% fiel, mas é bem parecido. O noise só é um pouco menor em quantidade e maior em tamanho.

« Última modificação: 20 de Agosto de 2012, 12:06:50 por adonisgasiglia »


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2012, 16:06:47
Tah parecendo fungos dentro da camera. Uma boa limpeza numa assist. tecnica resolve isso.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


felipe.fotografia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #2 Online: 07 de Janeiro de 2017, 13:22:28
Desculpe reviver esse tópico, mas tenho uma D80 que está exatamente o mesmo problema, alguém saberia dizer a causa? Aqui em Palmas - TO há apenas 1 profissional que trabalha com manutenção de câmeras, e ele está afastado das atividades por motivos de saúde.
Nikon D7000 / D80 - 35mm f/2 - 18-70mm f/ 3.5-4.5 - Flash Yn 565ex. Não adianta olhar pro céu com muita fé e pouca luta.

Portfólio: www.felipefotografia.com


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.599
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 07 de Janeiro de 2017, 15:38:12
Você está usando uma lente de abertura automática? Verifique se a lente, quando encaixada, fica totalmente aberta. Verifique também se o botão de profundidade está travado.


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Janeiro de 2017, 15:28:09
Experimenta limpar o viewfinder com um cotonete, pode ter pingado suor ou outro líquido ou alguém escostou no vidro sem querer.
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2017, 15:29:39 por Marcio WH »