Autor Tópico: Viagem para Foz com SLR  (Lida 3565 vezes)

JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Online: 24 de Agosto de 2012, 13:59:33
Olá!

Vou viajar para Foz do Iguaçu e pretendo levar a minha câmera junto, mas estou preocupado com a fiscalização que é feita lá no aeroporto no momento do embarque por causa da proximidade com o Paraguai, será que eles podem incomodar com a câmera? Eu comprei ela nos EUA, então não tenho nota fiscal nacional e não existe mais a possibilidade de fazer a declaração de saída temporária de bens do Brasil...

Alguém que já viajou para lá sabe se posso me incomodar? Não vou levar nem notebook, de eletrônico só a câmera e meu iphone...
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.511
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 24 de Agosto de 2012, 14:39:03
Essa proximidade com a fronteira é dose saber o que eles pensam..

Mas pô, você está dentro do Brasil.. é obrigado levar nota de tudo que carrega pra todo lugar que você vai? Se fosse assim você teria problemas pra embarcar de outro lugar pra lá também.

Esses caras tem que ficalizar é a fronteira, e não o momento do embarque já entro do Brasil.

Não sei como eles tratam isso lá.. mas se fosse eu viajando, EU levaria...


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #2 Online: 24 de Agosto de 2012, 14:56:52
Essa proximidade com a fronteira é dose saber o que eles pensam..

Mas pô, você está dentro do Brasil.. é obrigado levar nota de tudo que carrega pra todo lugar que você vai? Se fosse assim você teria problemas pra embarcar de outro lugar pra lá também.

Esses caras tem que ficalizar é a fronteira, e não o momento do embarque já entro do Brasil.

Não sei como eles tratam isso lá.. mas se fosse eu viajando, EU levaria...

Pois é, nada a ver eles fiscalizarem no momento do embarque do avião.. a pessoa pode nem ter cruzado a fronteira, só ficou dentro do Brasil mas pode ser fiscalizada e ter q explicar tudo q está carregando...

Vou tentar tirar umas fotos no aeroporto antes de embarcar pra deixar na câmera pra "provar" que eu já tinha ela antes se me incomodarem... mas, mesmo assim, se eles quiserem podem não aceitar...
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Buffalo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 902
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 24 de Agosto de 2012, 20:52:26
uma dica é levar um cartão de memoria ja com algumas fotos da viagem, pra verem q vc ja estava com a camera antes de chegar em foz! fazia isso principalmente qdo ia comprar celular :D nunca deu B.O


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #4 Online: 24 de Agosto de 2012, 21:54:25
1 camera, 1 relogio e um telefone celular, desde de q seja para uso pessoal, nao se cobra imposto.

Sua SRL usada nao vai dar problema algum. Fui de D90 + tamron 28-300mm em Foz e nao teve problema algum. :ok:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.011
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #5 Online: 24 de Agosto de 2012, 22:17:54
Meses atrás passei direto pela fiscalização da ponte (sem declarar nada) e no aeroporto tb nao precisei mostrar nada...comprei uma 7D e duas lentes no paraguay

Procure nas noticias da semana, com essa greve de funcionários federais, mostrou até na TV, os caras liberam geral da fiscalização...ta passando direto até se for 30 maquinas...é o que a reportagem disse...a poste tava liberada no dia...

Boa sorte!
M Rezende


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #6 Online: 26 de Agosto de 2012, 18:06:02
Não precisa se preocupar não.
Foz do Iguaçu é uma cidade turística. MUITA gente passa todo dia lá com DSLRs.

Já peguei avião lá (moro perto), com DSLR, lentes, notebook, etc... e nunca tive problemas.


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #7 Online: 27 de Agosto de 2012, 00:25:46
Obrigado pessoal, fico mais tranquilo  ;)
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #8 Online: 27 de Agosto de 2012, 00:48:56
Só pra constar, também fui pra lá em março e foi bem susse, fui sem nada e voltei com a T3i, grip, 50mm, 18-55, 55-250, 430 ex II e um macbook air... mas é lei né, se vc ta com uma câmera só, eles não podem barrar....
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.511
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #9 Online: 27 de Agosto de 2012, 11:27:47
Só pra constar, também fui pra lá em março e foi bem susse, fui sem nada e voltei com a T3i, grip, 50mm, 18-55, 55-250, 430 ex II e um macbook air... mas é lei né, se vc ta com uma câmera só, eles não podem barrar....

No meu entendimento não tem absolutamente nada a ver essa lei de entrada de bens de uso pessoal.

Isso porque essa lei é válida para a entrada de produtos no país vindos de fora.. ou seja, ela valeria no caso de você vir do exterior e desembarcar em Foz...

Embarcar em Foz você já está dentro do país, e por isso não tem lógica essa fiscalização. A fiscalização tem que ser na fronteira, e não no Aeroporto.

Não é à tôa que aumentou muito o número de muambeiros que vão pra Foz de avião... a fiscalização parece ser menor que via rodoviária.
« Última modificação: 27 de Agosto de 2012, 11:29:08 por Luciano.Queiroz »


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #10 Online: 27 de Agosto de 2012, 11:40:17
No meu entendimento não tem absolutamente nada a ver essa lei de entrada de bens de uso pessoal.

Isso porque essa lei é válida para a entrada de produtos no país vindos de fora.. ou seja, ela valeria no caso de você vir do exterior e desembarcar em Foz...

Embarcar em Foz você já está dentro do país, e por isso não tem lógica essa fiscalização. A fiscalização tem que ser na fronteira, e não no Aeroporto.

Não é à tôa que aumentou muito o número de muambeiros que vão pra Foz de avião... a fiscalização parece ser menor que via rodoviária.



É, não tem, mas eles fazem, mesmo que vc nem tenha saido do Brasil... E outra diferença, todas encomendas enviadas de lá pelos correios tb são fiscalizadas, o cerco é forte naquela região da fronteira ali...
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #11 Online: 27 de Agosto de 2012, 11:51:19
A fiscalização existe e é inevitável, você é obrigado a passar toda a sua bagagem, de mão e despache, num raio x da receita antes de entrar na sala de check-in
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.511
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #12 Online: 27 de Agosto de 2012, 15:45:05
sim... fiscalização eu sei que existe.. mas o que digo é que não tem absolutamente nada a ver com a questão de isenção de bens de uso pessoal liberados pela Receita. Isso vale pra quem está fora do país e chega de viagem. Não pra quem já está aqui dentro.


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 27 de Agosto de 2012, 15:50:39
No meu entendimento não tem absolutamente nada a ver essa lei de entrada de bens de uso pessoal.

Isso porque essa lei é válida para a entrada de produtos no país vindos de fora.. ou seja, ela valeria no caso de você vir do exterior e desembarcar em Foz...

Embarcar em Foz você já está dentro do país, e por isso não tem lógica essa fiscalização. A fiscalização tem que ser na fronteira, e não no Aeroporto.

Não é à tôa que aumentou muito o número de muambeiros que vão pra Foz de avião... a fiscalização parece ser menor que via rodoviária.

Concordo com o Luciano, não tem nada a ver com a PORTARIA (e não lei) da Receita Federal (que pode inclusive ser revogada a qualquer momento... além de deixar livre para o fiscal definir se é uso pessoal ou `não... ou seja, podes estar com uma compacta e o cara pode empombar - embora isso não aconteça). E sim, com o fato de ser uma cidade turística e todo mundo levar cameras para registrar suas viagens.  :ok:


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.011
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #14 Online: 27 de Agosto de 2012, 16:24:56
 :ponder:`

Nossa...nunca tinha pensado dessa forma...faz todo sentido... :ok:
Se estou embarcando em FOZ nao significa que vim do estrangeiro, estive por lá mesmo apenas  :assobi: e sendo assim, eu nao preciso estar com NF de nada...é isso?

E eu me cagando de medo de entrar no aeroporto com meu equipamento.... :hysterical: que rídiculo!  :hysterical:

M Rezende