Autor Tópico: Fonte de energia do flash.  (Lida 6100 vezes)

Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Online: 01 de Setembro de 2012, 11:09:28
Pretendo, no final deste ano, comprar um flash (ainda estou em dúvida entre o SB-700 ou  SB-910) e não sei direito ainda que tipo de pilha vou usar, por isso gostaria de saber o que vocês, foristas, usam em seus flashs... Estive pensando em ficar usando simples pilhas Duracell ou Rayovac, que são aquelas comuns de supermercado, ou comprar pilhas recarregáveis (de que marca seria ideal ?), só nao penso em usar pack de baterias porquê não cabem no meu orçamento... Fica aí para suas opniões...  :ponder:

OBS: O uso do flash (SB-700 ou SB-910) será feito em uma D5100 com 18-55mm e 50mm 1.8G e o estarei usando como 2º fotógrafo de uma equipe para formaturas e casamentos.
« Última modificação: 01 de Setembro de 2012, 11:12:32 por rafael dantas lima »
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 01 de Setembro de 2012, 12:13:39
Recarregáveis são melhor investimento. Duram bem mais e se pagam em curto prazo em relação às alcalinas.
Marcas são as mais diversas, mas procure alguma LSD (low self-discharge). Marcas bem conceituadas (e altamente falsificadas) Sanyo Eneloop e Philips.
O AlexandreS tem uma indicação de pilhas boas na China. Preço barato e produto de qualidade. Comprar pelo e-Bay. Yuasa. ACHO que é isso.
Prefira comprar em uma loja física ou em uma loja virtual com boa indicação.
Jamais compre pilha pelo ML. Ali só tem ladrão.

Um tópico interessante sobre o assunto: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=70854.0
« Última modificação: 01 de Setembro de 2012, 12:15:53 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #2 Online: 01 de Setembro de 2012, 12:59:36
Quantos disparos faz um SB-700 em TTL com pilhas alcalinas comuns (duraccel/rayovac) ? E um SB-910 em TTL ??
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 01 de Setembro de 2012, 17:20:26
Quantos disparos faz um SB-700 em TTL com pilhas alcalinas comuns (duraccel/rayovac) ? E um SB-910 em TTL ??

Salvo engano, todo manual da Nikon vem com uma tabela mostrando a relação entre pilhas/packs, nº de disparos e tempo de reciclagem.
Convém consultá-los.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 02 de Setembro de 2012, 14:03:30
Eu to usando as Sony, de 2000 mhA, e 2500 mhA. O jogo de 2000, custou com carregador, U$15,00, e cada jogo com 4 de 2500, custou  U$11,00.
Custo-benefício imbatível, ehehehehe


Konica forever

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
    • Vejam imagens da venda no Imageshack
Resposta #5 Online: 13 de Janeiro de 2013, 17:46:58
Oi, use SANYO ENELOOP, minha melhor experiência em 30 anos.
São do tipo que seguram a energia mais tempo (mesmo meses).
E a distribuição de voltagem etc. é muito equilibrada.
TODOS meus contatos na Alemanha usam ENELOOP.

Aqui no Brasil parecem ainda menos comuns.

De qualquer modo: USE RECARREGÁVEIS porque o risco de vazamento é bem menor!

Abs. Christian
idioma teuto-português; Olympus E-M5 + Konica T3n, Hexanon 4/21, 2/35, 1.8/40


twounks

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 125
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Janeiro de 2013, 00:42:35
Você pode ver o tópico que eu criei a algumas semanas atrás, rendeu uma boa discussão

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=80137.0

@Konica forever

Você diz para usar as sanyo eneloop, já ouvi bastante coisa delas, mas qual você diria que seria melhor? usar a linha XX (PRO) da Eneloop? aquelas pretas, ou usar a linha NEW, 1800 que diz durar 5 anos e ainda sobrar 80% de energia?

Para flash qual vc sugere?
" A vida é como um jogo de poker, mais do que blefar, é apostar alto nas horas certas... ; "

Flickr: http://www.flickr.com/photos/90424480@N05/


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #7 Online: 14 de Janeiro de 2013, 12:12:12
Rafael, nestes dois links passados vc tem praticamente toda a informação que precisa saber sobre pilhas para uso em flash's.

Durabilidade das pilhas depende de diversos fatores. Se vc usar o flash em um ambiente com teto branco baixo, ISO relativamente alto e lentes claras, um jogo de pilhas recarregáveis dura muito. A última vez que usei flash "prá valer", no aniversário de um ano da minha filha, a fotógrafa free-lancer que contratei pra fazer as fotos usando meu equipamento fez 800 fotos com um 430EX II na minha 60D com a lente do kit, ISO variando entre 400 e 1600 (e o teto nem era baixo). No final as baterias estavam reciclando normalmente, e ainda usei mais um mês o flash - aí claro que eventualmente, em fotos caseiras -  antes das baterias abrirem o bico.

« Última modificação: 14 de Janeiro de 2013, 12:15:17 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Konica forever

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
    • Vejam imagens da venda no Imageshack
Resposta #8 Online: 14 de Janeiro de 2013, 18:02:50
Você pode ver o tópico que eu criei a algumas semanas atrás, rendeu uma boa discussão
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=80137.0

>>> Excelente informação neste tópico! Vale conferir!

@Konica forever
Você diz para usar as sanyo eneloop, já ouvi bastante coisa delas, mas qual você diria que seria melhor? usar a linha XX (PRO) da Eneloop? aquelas pretas, ou usar a linha NEW, 1800 que diz durar 5 anos e ainda sobrar 80% de energia?
Para flash qual vc sugere?

>>> Me permito de citar primeiro AlexandreS:

"Quanto às Eneloop, a diferença entre as branquinhas e as XX (ou Pro no mercado japones) são a corrente máxima e o ciclo de vida.

As branquinhas são de 2000mA e suportam aproximadamente 1500 recargas (ciclos de vida). As XX são de 2500mA e suportam aproximadamente 500 recargas. Comparando entre as XX e as Yuasa Enitime que também são 2000mA, as XX fazem o refresh dos meus flash's (430EX II, YN460 e YN560 II) um pouco mais rapidamente. A diferença é realmente pequena, mas existe.

A escolha vai da necessidade, as XX são mais caras que as branquinhas e duram menos (muito embora considerando-se uma carga por semana, 500 recargas signifique quase 10 anos de vida útil)."

>>>Confirmo isto, e eu uso sómente as brancas até hoje, a maioria faz uns 4-5 anos!! Por enquanto NENHUMA deu pane.
Eu considero mais importante que elas aguentam muitas recargas, eu faço regularmente recargas, mesmo não usando.
E sempre carrego antes de usar.

Acho mais importante investir em um bom carregador do que nas Eneloop mais caras (de 2500).
E levar MAIS pilhas (que custaram menos) também acho mais importante do que ter as melhores, mas menos delas.

O carregador deve ter função 'refresh' inteligente, e deve permitir carga lenta, sem altas temperaturas.
Isto é um assunto que da muita dor de cabeça, encontrar um bom carregador, a construção é quase sempre idiota,
eles teriam que ter espaço entre as pilhas, onde passa ar, e uma ventoinha em baixo, para baixar a temperatura.

Eu uso dois carregadores "SWISSBATTERIES" muito compactos, são inteligentes, mas também aquecem demais.
Mas é com estes que uso os ENELOOP faz 4-5 anos.

Aliás, sempre presto atenção na aquisição de OUTROS aparelhos, como lanternas etc.,
que posso usar o tamanho AA (em vez do tamanho AAA), assim o investimento em baterias AA e carregador(es) rende ainda mais.

idioma teuto-português; Olympus E-M5 + Konica T3n, Hexanon 4/21, 2/35, 1.8/40


twounks

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 125
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 15 de Janeiro de 2013, 00:17:46
Obrigado por compartilhar suas experiencias, konica!

No caso, eu estava pensando em comprar o KIT PRO da Eneloop que vem com carregador, sera que é melhor comprar separado?  :ponder:
http://www.amazon.co.jp/%E4%B8%89%E6%B4%8B%E9%9B%BB%E6%A9%9F-N-TGR01WS-SANYO-%E3%80%8C%EF%BD%85%EF%BD%8E%EF%BD%85%EF%BD%8C%EF%BD%8F%EF%BD%8F%EF%BD%90-%EF%BD%90%EF%BD%92%EF%BD%8F%E3%80%8D%E5%8D%983%E5%BD%A24%E6%9C%AC%E4%BB%98%E3%81%8D%E6%80%A5%E9%80%9F%E5%85%85%E9%9B%BB%E5%99%A8%E3%82%BB%E3%83%83%E3%83%88/dp/B0058N2NYK/ref=sr_1_3?ie=UTF8&qid=1358215532&sr=8-3

Se eu comprar este kit, com o carregador que vier, por exemplo, dará para eu recarregar as pilhas brancas também?

E este delay de uso do Flash seguido, é grande? comparado com as pilhas brancas NEW,,, ou é aceitavel? eu uso pilhas pentax, e o tempo de delay para o Flash em 1/8 é quase 0, para 1/1 fica em torno de 6 segundos....
" A vida é como um jogo de poker, mais do que blefar, é apostar alto nas horas certas... ; "

Flickr: http://www.flickr.com/photos/90424480@N05/


Konica forever

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
    • Vejam imagens da venda no Imageshack
Resposta #10 Online: 15 de Janeiro de 2013, 19:58:16
Olá de novo, vou fazer um teste com meu SB-910 da Nikon, ta? (com Eneloop brancos)
Parece ter muita importância para vc. esta coisa do ciclo de flash.
Mas vc. precisa indicar em QUE CONDICOES vc. testou isso,

-- perto de uma parede?
-- que distância, que tamanho de ambiente?
-- num ambiente totalmente escuro, ou com luz?

Este site japonês não me diz muito coisa, ou me falta empatia para descrifrar :-) Bom, parece que vc. conhece.

Eu tenho ainda um destes carregadores Sanyo para 4 AA, meu é branco, mas pode ser o mesmo (parece igual de formato).
Meu é 220V, mas talvez porque foi comprado na Alemanha.

É um carregador muito simples, sem função refresh. Ele tb. aquece bastante, como quase todos.
Espero que ele não causa estrago (senão não iam vender?). Ele carrega lentamente (o que pode ser melhor).
Ouvi falar de outros usuários que ele dá problemas se você quer carregar baterias de outras marcas.

Para dar um comparativo de preço:
na Alemanha 8 eneloop 2000 custam cerca de 40 RS com frete, 8 eneloop 2500 cerca de 60-70 RS com frete
(convertido Euro em Reais no cambio atual, cerca de 1:2,71)
Maior o número da encomenda, tem descontos. Tb. acho muito pratico se vem pequena caixinas de plástico ou tecido junto,
para transportar. Assim eu sempre separo kits de 4 baterias cada, p.ex.

Fazendo encomenda da Asia, talvez seja melhor encomendar somente as baterias,
para diminuir o peso do pacote, o carregador acrescenta peso e assim perigo na alfândega (?)
E comprar outro carregador separadamente. Há p.ex. um modelo da Sony (se for original) que se vende aqui no Brasil, que é okay.

Vc. já conhece estes outros carregadores, para ver boa seleção:
http://www.thomasdistributing.com/Maha-Chargers_c_1022.html

Abs. Konica







idioma teuto-português; Olympus E-M5 + Konica T3n, Hexanon 4/21, 2/35, 1.8/40


Konica forever

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
    • Vejam imagens da venda no Imageshack
Resposta #11 Online: 15 de Janeiro de 2013, 19:59:36
ah desculpe, vi agora, vc. fala da descarga manual do flash, para comparar, okay!
idioma teuto-português; Olympus E-M5 + Konica T3n, Hexanon 4/21, 2/35, 1.8/40


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #12 Online: 16 de Janeiro de 2013, 11:40:18
Eu comprei um carregador Soshine do Deal para substituir um antigo que eu tinha que esquentava muito as baterias. Carregador simples, não é nenhum Maha-Powerex, mas pelo menos controla cada pilha  individualmente e não as aquece excessivamente. Também tem função refresh, que não uso. Não entendo nada dessa parte eletrônica e essa discussão tem defensores para todos os lados, alguns dizem que tem que dar refresh, outros dizem que dar refresh simples, ou seja, praticamente zerar a carga da pilha através de consumo alto, diminui violentamente a vida útil das pilhas modernas e que inclusive o ideal é manter a carga sempre entre níveis de 50% a 80%. Não tenho conhecimento para saber o que é real, mas partindo-se do princípio que tenho aqui algumas Yuasa com uns 5 anos de vida e que funcionam perfeitamente, sem nunca ter dado refresh até porque meu carregador antigo não tinha esta função, é por aí mesmo que eu vou.






Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Konica forever

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
    • Vejam imagens da venda no Imageshack
Resposta #13 Online: 17 de Janeiro de 2013, 02:34:34
twounks, fiz um teste rápido com SB-910, infelizmente fui logo interrompido no 1° minuto, e acho que deixei ainda a abertura em 5.6 neste momento, milimetragem 20mm, -- 1/8 quase sem delay, -- 1/1 no máximo 2 segundos

Ainda não usei estes flashs atuais no modo 100% manual, para isto teria ficado com um Agfatronic que teve o dobro de power, e com lente tele alcançou 100m, mas que luz horrível...

Nos meus usos tipo familia, sala de exposição de um museu, ou people num evento, um casamento, tudo com TTL etc. automáticas, nunca senti que preciso mais do que os Sanyo 2000, mas não sou 'pro'. Tb. nunca usei um kit de 4 muito tempo, sempre levei vários kits, até 20 baterias, e trocei antes de arriscar perda de carga.

Sobre 'refresh' , último post do AlexandreS, no caso de baterias LITHIUM-ION parece muitas vezes desnecessário e mesmo desfavorável,
mas no caso de NimH creio que seja ainda bom, mas evidentemente não o tempo todo, somente as vezes. De qualquer modo é verdade, já experienciei isto, que alguns carregadores conseguem dar nova vida a NimH que já pareciam mortas, e isto sempre foi usando refresh.

O carregador MH-21 da Nikon, para EN-EL4a (as grandes para grip MB-D10 /D700 ou na D3, D3s, D3X etc.), tem uma função "calibration" que entendo como "refresh", e estas são baterias LITHIUM-ION. Mas sim, seria ruim se o carregador descarrega demais no refresh.

E para concluir, sobre carregadores, eu vou provavelmente trazer em fevereiro este modelo e testar,
os antecessores inclusive BC900 tinham muita reclamação de overheating, mas parece que este acrescentou novos sensores:
http://www.amazon.com/La-Crosse-Technology-Battery-BC1000/dp/B004J6DLD4/ref=sr_1_1?s=home-garden&ie=UTF8&qid=1358396728&sr=1-1&keywords=la+crosse
Este tipo de carregador permite escolher / limitar a força da carga (200, 500, 700 or 1000mA), e eu voto para 200 se não tiver pressa, e no máximo 500, nada de carga rápida.
O mesmo modelo aparece sobre vários nomes, na Alemanha p.ex. também "Technovac", e eu gosto da idéia de ver no display a carga real como número, não sómente barras.
idioma teuto-português; Olympus E-M5 + Konica T3n, Hexanon 4/21, 2/35, 1.8/40


twounks

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 125
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 17 de Janeiro de 2013, 03:07:22
Konica, muito obrigado!!
" A vida é como um jogo de poker, mais do que blefar, é apostar alto nas horas certas... ; "

Flickr: http://www.flickr.com/photos/90424480@N05/