Autor Tópico: Corredor polonês ou palácio das invejas?  (Lida 9100 vezes)

Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #105 Online: 08 de Outubro de 2012, 11:43:01
Sugestão para matar o tópico de inanição... parem de alimentá-lo! Não postem mais nada aqui que ele morrerá... em breve... soterrado por tópicos mais interessantes... ;)


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #106 Online: 13 de Outubro de 2012, 01:54:09
Ando meio sumido do forum... por diversos motivos, uns de ordem pessoal e outro porque está muito chato.
Não ando curtindo comentar nada, pois tá uma frescura absurda. Quem posta foto, na galeria que for tem de estar disposto a críticas. As pessoas podem achar sua foto o supra sumo, eu tenho o direito de achar ruim, assim como todos em relação a minhas fotos. Como é público faço a crítica como achar pertinente, sabendo ou não resolver o problema. Se você pega um carro que não anda, diz que está etragado, mesmo sem saber como consertar, mas ele realmente está estragado. Posso achar uma foto boa ou ruim, indiferente de saber como corrigir, posso apontar o erro. Daí o cara procura a solução, se achar que nao é pertinente, passa para o próximo comentário. Se não quer críticas, mostre suas foto para os pais ou os filhos, todos vão achar lindas.

Quanto a questão que sempre aparece... ah, se fosse Ansel Adams ninguém diria que é erro. Bom, o cara tem história, currículo e ftos que valem 100 mil dólares ou mais para respaldar sua ruptura com a técnica, e não sofrer críticas. E se você perguntar para uma cara destes (como o Sebastião Salgado atualmente, dentre outros), vão saber te dizer porque fez aquilo, e não vão só responder "porque acho legal". Portanto, se você quebrou uma regra porque quis, com um objetivo, responda educadamente a quem criticou, explicando sua intensão. Senão não foi uma quebra de regras... foi erro mesmo. E mais, quando fazemos um comentário (qualquer um no forum), fazemos baseados em duas coisas, gosto pessoal e técnica que conhece (masmo que não saiba executá-la perfeitamente), portanto pode ou não ser a mesma que a sua, ou de outro forista. No mais, críticas impessoais em um forum tem de ser baseadas em regras e técnicas estruturadas, pois não tem como balisar uma imagem sem um adrão pré determinado. Cabe ao forista que postou a foto explicar as quebras de regra de forma clara e explicativa. Mesmo assim, tem gente que não vai gostar, e mesmo estes tem  direitode criticar.

Em um forum, cada um colabora com a bagagem que tem, e as vezes um comentário básico pode despertar no executor da foto, uma idéia diferente da que teve, e até mesmo da idéia básica de quem comentou. Para isso basta deixar a arrogância e a o sentido de duperioridade de lado e absorver tudo que é dito, digerir e transformar em algo que seja produtivo. Ou mesmo explicar a técnica e o objetivo que teve, para agregar conhecimento a quem criticou (que também não é dono da verdade). Mas basicamente, é arte, serve pra quem tem aporte para isso, ou para quem sabe explicar porque utilizou tal técnica ou porque a quebrou. O resto é besteira.

Falei demais... Fui.