Autor Tópico: Corredor polonês ou palácio das invejas?  (Lida 9096 vezes)

drops

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 404
  • Sexo: Masculino
    • www.danielsalla.com.br
Online: 03 de Outubro de 2012, 02:15:24
Sempre postava fotos aqui e recebia criticas validas e talz, mas hj em dia vejo que ninguém critica realmente com o intuito de ajudar, e sim de criticar mesmo!!
Postei umas fotos dia desses e as únicas criticas recorrentes eram, logotipo, borda, ruido da imagem!!

vamos pensar, alguém aqui ta preocupado se tenho um lgo feio ou bonito ou quer ver fotos e aprender sobre?
eu qdo olho a foto, ignoro o logo, alias vejo de quem é e esqueço que ele ta ali!! mas aqui parece ser um grave erro vc ter um logo na foto!!!

todos estão aqui pra aprender e ensinar algo e não pra invejar ou criticar o trabalho do próximo!!
Trabalho com foto e vivo de foto a quase 10 anos e somente neste fórum, vejo as pessoas criticar certas coisas e fotos, OK acho mesmo que tenho que melhorar, afinal é pra isso que to aqui, e pra isso que postei fotos no corredor polonês e não na galeria!!!! mas so recebi criticas "não fui com sua cara" que me desculpe se não era a intenção de quem postou, mas foi o que pareceu, olhando outros posts, algumas criticas pensei sobre, analisei e realmente da pra se mudar e melhorar, a gente nunca vê o próprio defeito, ainda mais depois de um tempo, qdo vc ja ta viciado no próprio defeito!!!

emfimmmmm, ontem postei uma foto la, que era uma foto que não vejo onde por tantos defeitos, pois todos que viram e trabalham com MMA, e lutas sabem que é uma foto tipo, 1 em 1000 de se pegar, em uma luta dentro do octogno, com a grade na frente, sem usar flash pois ele bateria na grade e perderia a foto sem saber de onde vem o golpe e não podendo escolher angulo que vai estar, tem que ficar ali e esperar, se perceber que a luta ta pro outro lado vai la, mas corre o risco de perder o momento decisivo!! A foto em questão, era aos 25seg do primeiro round, eles começaram ja vindo em minha direção, eu dei um passo ao lado e pronto ele armou o golpe eu bati a sequencia, não dava pra mudar angulo, a lente é 28-300mm é 3.5-5.6 e deixar em 3.5 é suicídio num local onde vc muda de uam area escura pra uma area clara, em segundos, tem que por uma abertura que de pra vc ter uam variação minima pra trabalhar e não perder por estar sub e ou super exposta!!! enfim antes de postar, postei ela em comunidades e blogs de luta e todos acharam 10, saiu em 6 jornais da minha região aqui, e mesmo assim aqui no fórum o pessoal achou ela ruim e ou péssima!?

to errado ou parece que o pessoal aqui ou não sabe o que posta ou tem uma panelinha, podem atpe me expulsar se for o caso, se infringi alguma regra aqui postando isso, mas acho que um fórum gratuito e democrático deveria pensar sobre isso!!!

boa noite a todos e me desculpem o desabafo!!! :shock:
Daniel Salla - Indaiatuba - SP

"Mais vale uma pessoa, todavia nunca do que jamais em comparação, porém"

Canon EOS XTi # Canon EOS 50D # Canon 28~135mm ## Canon 50mm # Sigma 10-20mm # Canon 28-300mm L

           
            Site Daniel Salla


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #1 Online: 03 de Outubro de 2012, 02:33:03
Drops, entendo a sua indignação, mas se você postou a foto no corredor não vai receber elogios, o momento como você disse é ótimo, muito valorizado no meio... Mas toda foto tem o que melhorar e pessoalmente eu achei que os comentários foram válidos, com questão da assinatura até entendo, pois também ja tive muitas fotos minhas copiadas e como não trabalho com isso não dou bola, mas quem quer ter o nome valorizado tem que fazer isso mesmo...

Tem fotos em que o momento é muito mais forte que a foto, vejo pelo pessoal que fotografa aves noturnas, algumas das fotos são horríveis! Mas estão ali pra mostrar um bicho que nunca foi registrado visualmente pela humanidade antes.... Mas se entrasse no corredor polonês, pela visão de leigos no assunto, ia ser uma foto péssima.

até é citada a regra claramente

CP2.1. Os comentários deverão incluir, obrigatoriamente, críticas, sugestões para melhoria dos trabalhos ou perguntas.
   CP.2.1.1. Comentários vagos e que incluam apenas elogios serão excluídos.

ou seja, sua foto não vai ser de forma alguma elogiada lá, e os comentários feitos são válidos.... O nível do pessoal aqui no fórum é altíssimo e ninguém leva tapinha nas costas não... Eu também ja tive fotos extremamente elogiadas lá fora que passaram despercebidas por aqui rsrs , se você quer críticas mesmo, devia tentar o 1x, eu mesmo nunca tive uma foto selecionada lá hehe... acho que do pessoal aqui do fórum só o spiderman conseguiu uma depois de várias tentativas...
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


drops

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 404
  • Sexo: Masculino
    • www.danielsalla.com.br
Resposta #2 Online: 03 de Outubro de 2012, 02:42:13
Adilson!!
Eu sei que ça ninguem vai elogiar, mas eu penso assim veja se me entende, como vc disse, eu não sei nada sobre fotos noturnas de aves então não vou criticar, pq não sei como são feitas, por isso disse, pedir pra mudar iso e aumentar DOF ou mudar angulo são coisas que não da pra se fazer, não com os equipamentos informados nem com a situação da foto, postei mais pra ver o que rolava mesmo, pois sei que mesmo com erros que estão ali na cara, era o que dava pra ser feito, pois se eu tivesse parado pra pensar em desfoque e angulo na hora que percebi o chute teria perdido o chute o tombo e até a comemoração que tiveram intervalo de 10 seg!!!

entendeu?

me fale mais desse outro lugar ai que tem que ser selecionado, nunca ouvi dizer!!!
Daniel Salla - Indaiatuba - SP

"Mais vale uma pessoa, todavia nunca do que jamais em comparação, porém"

Canon EOS XTi # Canon EOS 50D # Canon 28~135mm ## Canon 50mm # Sigma 10-20mm # Canon 28-300mm L

           
            Site Daniel Salla


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #3 Online: 03 de Outubro de 2012, 12:16:18
Citar
postei ela em comunidades e blogs de luta e todos acharam 10, saiu em 6 jornais da minha região aqui, e mesmo assim aqui no fórum o pessoal achou ela ruim e ou péssima!?
Ai é que está. Os seus amigos da comunidade de luta são provavelmente leigos em fotografia. E os jornais publicaram pois é provavelmente o melhor registro que eles têm.
Já o povo aqui do fórum não entende nada de luta. Eles estão aqui para avaliar a parte técnica da foto. É para isso que você colocou ela lá.

Se a foto em questão for a que estou pensando, a foto é boa, mas tem muitas falhas técnicas sim.
E como você não especificou o cenário da fotografia, as críticas foram feitas ignorando isso.

ps: quanto à assinatura, no ramo da fotografia de esportes, eu até entendo
« Última modificação: 03 de Outubro de 2012, 12:17:49 por Hoogle »


drops

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 404
  • Sexo: Masculino
    • www.danielsalla.com.br
Resposta #4 Online: 03 de Outubro de 2012, 12:21:41
Se a foto em questão for a que estou pensando, a foto é boa, mas tem muitas falhas técnicas sim.
E como você não especificou o cenário da fotografia, as críticas foram feitas ignorando isso.

Hoogle mas vc concorda que se as pessoas não conhecem a area ou não fazem ideia de como funciona fotografar não deveriam comentar? Rsss
Vi por cima aqui que vc fotografa corridas, vc daria palpite em fotografia de Stiil Culinario?
é isso que to dizendo, a gente posta pra ter criticas que melhorem nosso trabalho e não pra ficar pensando puta mais um nego falando do que não sabe!!!
Daniel Salla - Indaiatuba - SP

"Mais vale uma pessoa, todavia nunca do que jamais em comparação, porém"

Canon EOS XTi # Canon EOS 50D # Canon 28~135mm ## Canon 50mm # Sigma 10-20mm # Canon 28-300mm L

           
            Site Daniel Salla


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #5 Online: 03 de Outubro de 2012, 14:01:02
Pois é drops, mas a idéia da sala são críticas são abertas a qualquer um...
O negócio é filtrar as críticas que você acha que são válidas  :fight:

 :ok:


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #6 Online: 03 de Outubro de 2012, 14:46:25
No corredor polones eu nunca sequer cliquei no link!!!!! Se a panelinha rola solta na Galeria, no corredor, nem se fala!!!!!

O cara bate uma foto cheia de erros de composiçao, mas tecnicamente muito boa. Aponto os erros de composiçao ( na Galeria ) e o povo diz: "Fulano ( autor da foto ) nunca cometeria um erro desses!!!!!" Depois fulano comentou q a foto dele representava "a realidade", e nao uma situaçao arrumadinha e artificial para uma foto, ou seja, cheia de erros de composiçao propositais!!!! E o cara tava sendo elogiado mesmo assim, pq era "o cara"!!!!!

Outro posta uma foto onde metade da foto era um ceu vazio, sem informaçao alguma a nao ser a cor "cinza" ( era uma foto em P&B ). Infelizmente, era um dos "queridinhos da galeria" e jah apareceu um ( usem sua imaginaçao! ) com uma teoria de "a foto assim estah ancorada embaixo" defendendo-o. Outro erro crasso de composiçao, mas proposital, que tornava a foto estranha mas foi defendida e elogiada pela panelinha.

Ateh Bresson e Sebastiao Salgado seriam triturados se entrassem na Galeria ou no Corredor como um forista novato com 5 posts no forum...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #7 Online: 03 de Outubro de 2012, 14:50:36
Ateh Bresson e Sebastiao Salgado seriam triturados se entrassem na Galeria ou no Corredor como um forista novato com 5 posts no forum...
Fato  :hysterical:


esli

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 03 de Outubro de 2012, 15:04:10
.
Em minha humilde opinião....
Sou um asno em fotografia, mas participo de comunidades e fóruns como este desde antes da internet, nas boas e velhas BBS (quem tem mais de 30 sabe do que estou falando), alias não só participo como já fiz moderação em dezenas.
Sou novato aqui e tenho tirado bom proveito, só sinto falta de um pouco mais de "camaradagem" e gentileza entre os participantes, coisa sutil, acho que as pessoas devem se sentir realmente como parte importante desta comunidade.
Repetindo: em minha humilde opinião :D


MarcoAS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
Resposta #9 Online: 03 de Outubro de 2012, 16:44:02
Cara, como novato em fotografia e praticante e amante de artes marciais eu te digo como eu vi a sua foto lá:
- Primeira impressão - pra mim é o que conta. O que a imagem passou, o que eu senti quando vi a foto. Impressionante, como você mesmo falou um momento em mil, um clique onde eu consegui sentir a força e o impacto do golpe.
- Próxima impressão - a qualidade técnica da foto. Um foco que poderia estar no rosto que leva o golpe e o bla, bla, bla que foi postado

Eu vejo o que o pessoal posta como coisas que poderiam tornar a foto melhor, e de fato tornariam. Não como um defeito que estraga a sua foto. Eu acho que todas as "críticas" são válidas, cabe a voce ver o que pode ser "útil" e descartar o resto.

Cito como exemplo uma foto que postei a algum tempo atrás, do cachorro da minha namorada. Um Husky subindo uma colina correndo na minha direção. Esperei a distancia certa, dei sorte dele não mudar a direção da corrida, olhar pro lado, etc e fiz o clique. Reclamações que postaram:
- Foco deveria estar na cabeça/olho do cachorro - algo dificílimo de fazer já que é um animal correndo, mas é válido, posso tentar prestar atenção nisso da próxima vez.
- Algumas dicas de controle da abertura, velocidade, etc para iluminação que me ajudaram muito
- MUITA reclamação de que que o sol estava contra o cachorro e ficava iluminando as bordas dele - c@guei fortemente para todas essas, pois é um gosto meu e adorei a "aura" que criou em torno dele devido ao sol nos pelos.

E coloco essa mesma foto na questão de proteção, pois muitos dos que criticaram o defeito da "aura" do meu cachorro, elogiaram pra caramba esse efeito em outras fotos de pessoas da "panelinha".


EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #10 Online: 03 de Outubro de 2012, 16:44:15
Se quer tapinha nas costas, mostra a foto pra seus parentes, quando quero ser elogiado por uma foto mostro pra minha mãe. O cara posta uma foto no corredor polonês e impõe um monte de regrinhas do que não criticar, faz favor, guarda pra vc.
Não gosto de ser criticado tbm por isso não posto mais fotos aqui, sou do tempo que alguns registros aqui nem comentados forão. Se ta se achando injustiçado, deveria ver oque o Spider fazia com uns registros aqui. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #11 Online: 03 de Outubro de 2012, 18:52:42
Drops, algumas considerações devem ser feitas.

O Corredor Polonês, como o nome próprio sugere, é para receber críticas, porrada mesmo. Comentários sobre contexto, situação, curiosidades sobre a foto são mais cabíveis na Galeria de Fotos.
Assinaturas ou logos sobre as imagens atrapalham a visualização e leitura delas, é natural criticar isso aqui.

Por fim, ter uma foto publicada na imprensa não significa que tal foto é "boa" (no sentido de bem executada, composta ou algo assim), significa que ela é competente para noticiar um fato, um furo de reportagem, um evento relevante a um grupo de pessoas. A discussão dos fundamentos fotográficos não sofre interferência dessa necessidade. Como sugestão, digo que quando postar uma foto jornalística, como essa do MMA, leia as críticas e considere se os conselhos são cabíveis para a situação que você vive nesse tipo de trabalho, as que não forem cabíveis você desconsidera, ignora... as que forem relevantes você leva em consideração no trabalho seguinte.

Um exemplo rápido. Algumas vezes postei fotos aqui e alguém falou "Tenta isso em PB, vai ficar lindo!". Preto e branco não me interessava nessa imagem, meu objetivo era colorido. Para esses comentários, ou faço graça (para deixar a vida mais leve) ou simplesmente ignoro, pq realmente aquilo não teria valor pra mim.

Fica em paz, não estressa, não vale a pena.

[]s
« Última modificação: 03 de Outubro de 2012, 18:54:56 por dondon »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 03 de Outubro de 2012, 19:19:15


Com certeza rola panela, inveja. Mas também tem gente bem intencionada, mas não devemos esquecer da galerinha que se acha e que na verdade não entende porra nenhuma de nada. Infelizmente esses últimos andam proliferando. Muitas vezes esses fóruns dão no saco, tem muito cacique pra pouco índio.

Eu nunca postei nada no corredor polones, e raríssimas vezes em galerias. Acho que as minhas fotos devem em primeiro lugar agradarem-me e sinceramente não dou a mínima se gostaram ou não delas.

Não esquente.


rafagnomo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
  • Sexo: Masculino
  • Welcome to the dark side
    • Rafa Gnomo
Resposta #13 Online: 03 de Outubro de 2012, 19:58:31
Cara, não tenho nada contra você e fiz várias críticas que eu achei necessário dizer (já que era esse o intuito da postagem).


Logo, borda, vinheta, ruído, etc fazem parte da imagem, se você posta algo, as pessoas iram analisar todo conjunto, não adianta postar uma foto para análise e dizer "por favor, não reparem no vaso torto, não liguem para o WB mal balanceado, esqueçam a logo, não reparem nos ruídos...." Todos vão avaliar ao todo.


Aqui neste fórum a panela é bem mais explícita do que em qualquer outro que eu participo (de diversos assuntos), são sempre os mesmo com as mesmas dicas tiradas de um cookbook e depois lambendo o sa## do outro quando o mesmo faz parte deste meio, mesmo se a foto não tem uma boa composição ou iluminação.

Aqui existem profissionais de diversas áreas da fotografia, não precisa ficar dizendo que tal foto você precisou tirar equilibrando sob um tronco trincado enquanto naves estrelares passavam ao seu lado na velocidade do som. Toda área tem sua dificuldade, toda área tem sua técnica, esse tipo de situação não vai amenizar uma imagem ruim, aliás, quando uma foto tua é veiculado em alguma mídia não vai a explicação dizendo que saiu tremida porque os carros passaram muito rápidos e você estava em cima de um monociclo equilibrando sob uma trave de 10cm de largura.


Tenho certeza que as pessoas aqui não pretendem roubar suas fotos, se tem tanto medo assim, comece a utilizar devidamente os metadados e postar as fotos com boa  qualidade e sem todas críticas (que você não gosta) e que todos vão continuar fazendo mesmo depois desse seu texto.


E outra, foda-se a galera do fórum, você tem que agradar teus clientes, eles que vão pagar suas contas. Mas por outro lado, leigos em fotografia, como esses mesmos clientes, ou os lutadores, não saberão avaliar se a foto está boa ou não, aliás, o bom e o ruim não existe definição, o que é bom para milhares de pessoas pode ser ruim pra ti. Eu, particularmente, ODEIO fotos PB e seguindo todas regras de cookbook como o pessoal da panela posta o dia todo. Sou a favor do "as regras são para serem quebradas" (DEPOIS QUE VOCÊ AS DOMINA). Sei que muitos aqui pensam que qualquer coisa é still que pode ser manipulado, vi críticas em algumas fotos no estilo "street foto" que as pessoas disseram coisas do tipo "eu não deixaria a mulher com a mão levantada, essa casa não está no lugar legal..."


Quanto a foto dos caras se batendo, você registrou um bom momento, porém a foto tem diversas coisas a serem melhoradas. Isso entra em outro tópico, o que é mais importante, uma foto toda certinha ou um bom momento? Claro que em alguns momentos podemos fazer as duas coisas, but... 


Enfim, é isso, acabei desabafando também. Como eu disse, não tenho nada contra você, e sim contra suas manias (borda, vinheta, logo grande no meio da foto e todas as desculpas). E pare de querer agradar as pessoas aqui, se quer isso, puxe o saco de alguns e tente entrar na panela, assim terá bastante elogios =)


Abraços
* @ Rafa Gnomo * www.rafagnomo.com * http://facebook.com/rafagnomo *

Canon 5D Mark II - Lente 50mm - Lente 70-200mm L - Lente 75-300mm - Lente 15mm Fish eye  - Flash 430 EX II


EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #14 Online: 03 de Outubro de 2012, 20:05:04
Acho que não ando frequentando muito o fórum, pessoal ta reclamando de panela e taus, mas antigamente isso era muito mais explicito e chato, hoje em dia os mais críticos e acusados de paneleiros estão mais calmos e se resumem a ignorar imagens que não agradam.
Como estou aqui a algum tempo acredito que hoje estão no céu e não sabem. E como já foi dito muito ai em cima, quem sai na chuva é pra se molhar, existem vários segmentos de fotografia e não tem como agradar todo mundo.

P.S. : Agora que reparei no título do seu post. Palácio das invejas, tá se achando em Bresson Cartier.
« Última modificação: 03 de Outubro de 2012, 20:06:54 por edushimote »
Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com