Autor Tópico: Yellow  (Lida 3512 vezes)

Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #15 Online: 20 de Outubro de 2012, 21:21:39
Lightroom e CS5. :ok:

Esse efeito "seco de tom quente", é um preset ?? eu fazia com pincel, mas nunca ficava tão bom assim... :D
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #16 Online: 20 de Outubro de 2012, 21:23:31
Esse efeito "seco de tom quente", é um preset ?? eu fazia com pincel, mas nunca ficava tão bom assim... :D
Isso aí é uma junção de luz + WB + Tonalização dividida.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Resposta #17 Online: 20 de Outubro de 2012, 21:38:59
Eu adoro essa série de retratos de Yayá, já vi todas do seu site. Tem muita personalidade.  :worship:

Ainda tenho que aprender muito sobre tudo, não tenho idéia de como se faz para fazer uma foto dessas.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #18 Online: 20 de Outubro de 2012, 22:26:36
Eu adoro essa série de retratos de Yayá, já vi todas do seu site. Tem muita personalidade.  :worship:

Ainda tenho que aprender muito sobre tudo, não tenho idéia de como se faz para fazer uma foto dessas.
Que legal que voce acompanha. As vezes me parece que não tem tanta gente assim acompanhando e outras vezes, quando ouço depoimentos desse tipo, vejo que há bastante gente que acompanha.

 :ok:
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #19 Online: 21 de Outubro de 2012, 02:23:49
Que legal que voce acompanha. As vezes me parece que não tem tanta gente assim acompanhando e outras vezes, quando ouço depoimentos desse tipo, vejo que há bastante gente que acompanha.

 :ok:

Já falei isso duas semanas atrás, quando vc voltou a postar as fotos dela.

É simplesmente fantástico todo o trabalho que vc faz e a interação de vc´s (imagino que a mãe esteja sempre junto).

Sobre a foto: observei mais de uma vez, por muitos minutos e descobri o que me deixou pensativo. Foi a expressão dela. Achei séria de mais por ser ela, saca? Mas isso não dá pra controlar sempre, né não?

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


iurycarvalho

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
    • Adelaide Produção Criativa
Resposta #20 Online: 21 de Outubro de 2012, 03:32:01
spider, com certeza vc é uma referência que tenho e acompanho sempre tuas fotos, essa como sempre está espetácular...

pra constar fotografei um bebe tem umas semana e separei umas 2 fotos pra tentar dar esse tratamento mais parecido com o seu... não cheguei nem perto, hahaha, preciso estudar muito ainda.

Abraço cara!


José Marcos de Morais

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.046
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 21 de Outubro de 2012, 09:55:51
Gostei, Spider  !  Bom  aproveitamento dos espaços positivos e  o tratamento ficou bem interessante também !  ... só achei com um ar um pouco triste,  :aua:... mas, é  um belo trabalho!! :ok:      []s
Aprendendo sempre !!

Nikon D7000 / Nikon 50mm f/1.8   /Nikon 18-105  /Nikon 70-300  /SB700  
http://www.flickr.com/photos/marcos_mm/


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #22 Online: 21 de Outubro de 2012, 11:45:19
Questões técnicas, acho que poderia recuar 2/3 EV pra reduzir aquele estouro no superior direito/cabelo que chama muita atenção. Ainda no mesmo lugar sinto falta de contraste...

De resto ta perfeito como sempre né Spider, composição, modelo, locação...

Parabéns :D


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #23 Online: 21 de Outubro de 2012, 11:56:36
Spider,
a menina com esses olhinhos azuis é um escândalo de bonita. Vi esse post ontem e voltei hoje para rever a foto.
Tem algo na foto que NMHO não é harmonioso.. não sei se o fundo se confunde com a personagem, ou o bracinho direito que do ângulo retratado representa ser desproporcional ao corpo, não sei, mas dessa imagem eu  ;)
Eu sei que quando as imagens são de filhos ou pessoas amadas é sempre difícil receber um comentário não era.favorável, mas se está postado aqui é porque voce quer nossa opinião sincera.
 :ok:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #24 Online: 21 de Outubro de 2012, 14:32:55
spider, com certeza vc é uma referência que tenho e acompanho sempre tuas fotos, essa como sempre está espetácular...

pra constar fotografei um bebe tem umas semana e separei umas 2 fotos pra tentar dar esse tratamento mais parecido com o seu... não cheguei nem perto, hahaha, preciso estudar muito ainda.

Abraço cara!
Obrigado por acompanhar o meu trabalho, Iury. O tratamento é apenas uma parte do resultado. Há de se unir a preocupação na hora do clique com a edição. Acho que esse é o caminha. Vai testando e vendo aquilo que dá certo e aquilo que não dá.  :ok:
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #25 Online: 21 de Outubro de 2012, 14:35:35
Gostei, Spider  !  Bom  aproveitamento dos espaços positivos e  o tratamento ficou bem interessante também !  ... só achei com um ar um pouco triste,  :aua:... mas, é  um belo trabalho!! :ok:      []s
Valeu, José. Na verdade, eu não sou muito chegado em fotografia tipo propaganda de margarina, crianças e famílias sempre felizes e sorridentes. Também gosto de registrar esses momentos de alegria, é claro, mas penso não serem os únicos. Acredito que, "mercadologicamente" falando, esses momentos possuem muita força, mas não gostaria de restringir o meu trabalho somente a eles.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #26 Online: 21 de Outubro de 2012, 15:01:54
Questões técnicas, acho que poderia recuar 2/3 EV pra reduzir aquele estouro no superior direito/cabelo que chama muita atenção. Ainda no mesmo lugar sinto falta de contraste...

De resto ta perfeito como sempre né Spider, composição, modelo, locação...

Parabéns :D
Carlos, voce tocou numa questão de extrema importância na obtenção de bons resultados: a fotometria.
Veja bem, é inviável eu comprometer a fotometria de toda a cena por causa de alguns pontos "problemáticos". Em casos como esse, o sol "bate"de maneira heterogênea por toda a foto. Em alguns pontos as altas luzes vão lá em cima, em outros, um pouco menos. Essa variação é importantíssima para a estética final da foto. São essas diferentes intensidades de luz que oferecem contraste e noção de profundidade à cena. No então, se eu fotometrar pontualmente a parte estourada, eu vou comprometer todo o restante da cena por causa disso. Depois fica inviável recuperar as baixas luzes sem gerar ruido e ao mesmo tempo obter essa noção de volume. Portanto, o que eu costumo fazer nesse tipo de cena é fotometrar aquilo que realmente importa, ou seja, neste caso o rosto da pequena modelo. Eu posso até subexpor um pouco, como o fiz, para evitar o excesso de luz no restante da cena pois, apesar da modelo ser o elemento principal, se eu não cuidar bem do fundo não há foto. Bem, seguido a isso, eu elimino os pontos queimado com o carimbo no photoshop. Em fotos de natureza, com padrões repetitivos, isso se torna uma tarefa bastante fácil e rápida. Normalmente eu costumo eliminar somente aqueles pontos que realmente incomodam. As altas luzes acentuadas mas não queimadas eu mantenho.
Normalmente esse processo se dá muito quando tiro em fotos contra-luz e quero aproveitar ao máximo esse efeito da luz do sol.
Mais especificamente em relação a esse foto, eu eliminei alguns poucos pontos queimados que me incomodavam no primeiro plano. Esse processo se torna um pouco mais dificil e demorado quando os montos queimados estão sobre ou muito próximos ao modelo. Aqui  neste caso, o sol batendo no cabelo foi intencional. Isso não quer dizer que tenha dado certo. Para dar totalmente certo, é importante que voce esteja abaixo ou na mesma linha da modelo e que o sol esteja batendo na parte de trás do cabelo, como aconteceu nessa segunda foto aqui, veja:
http://img15.hostingpics.net/pics/735111YellowII.jpg

Voltando à primeira foto do tópico, eu fiz a tomada de cima pois eu havia tentado uma da mesma altura em que o enquadramento não tinha me agradado totalmente. Nesse caso, há somente duas alternativas, a de posicionar a modelo totalmente na sombra ou ter uma trabalheira pra maquiar esse estouro na pós, como eu fiz nessa foto aqui: http://www.flickr.com/photos/62584672@N04/7030732513/in/photostream/lightbox/
Nessa foto, eu reconstituí parte do pelo do cachorro que estourou com o sol. Assim como algumas zonas queimadas na foto.

Enfim, as vezes a gente tem que pensar se o "erro" incomoda a gente tanto assim e se vale a pena o trabalho. No caso da foto do cachorro eu achei que valia, no caso desta foto eu achei que não valia.  :ok:
« Última modificação: 21 de Outubro de 2012, 15:09:19 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #27 Online: 21 de Outubro de 2012, 15:03:05
Spider,
a menina com esses olhinhos azuis é um escândalo de bonita. Vi esse post ontem e voltei hoje para rever a foto.
Tem algo na foto que NMHO não é harmonioso.. não sei se o fundo se confunde com a personagem, ou o bracinho direito que do ângulo retratado representa ser desproporcional ao corpo, não sei, mas dessa imagem eu  ;)
Eu sei que quando as imagens são de filhos ou pessoas amadas é sempre difícil receber um comentário não era.favorável, mas se está postado aqui é porque voce quer nossa opinião sincera.
 :ok:
Amador, sem problemas, é pra isso que se posta aqui mesmo. Mande bala! Só reza pra eu não te encontrar na rua qualquer dia desses.  :hysterical:
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #28 Online: 21 de Outubro de 2012, 15:37:52
Já falei isso duas semanas atrás, quando vc voltou a postar as fotos dela.

É simplesmente fantástico todo o trabalho que vc faz e a interação de vc´s (imagino que a mãe esteja sempre junto).

Sobre a foto: observei mais de uma vez, por muitos minutos e descobri o que me deixou pensativo. Foi a expressão dela. Achei séria de mais por ser ela, saca? Mas isso não dá pra controlar sempre, né não?

Abcs
Esqueci do meu amigo dimi :)
Então, dimi acho que já te respondi quando respondi ao José. A mãe tá sempre junto sim. Ela que costuma compor os figurinos e ajuda na direção da pequena. Se é que tem algum tipo de direção, né, já que ela sempre faz o que quer. rsrs
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #29 Online: 21 de Outubro de 2012, 17:53:18
Spider,
a menina com esses olhinhos azuis é um escândalo de bonita. Vi esse post ontem e voltei hoje para rever a foto.
Tem algo na foto que NMHO não é harmonioso.. não sei se o fundo se confunde com a personagem, ou o bracinho direito que do ângulo retratado representa ser desproporcional ao corpo, não sei, mas dessa imagem eu  ;)
Eu sei que quando as imagens são de filhos ou pessoas amadas é sempre difícil receber um comentário não era.favorável, mas se está postado aqui é porque voce quer nossa opinião sincera.
 :ok:

Também achei estranho as proporções corporais. Parece ter sido usada uma distância focal curta, mas posso estar enganado, claro... Por um acaso o foco não ficou ou pouco para trás, naquele enfeite do cabelo? :ponder:

Com relação ao tratamento, achei muito legal, como sempre. É um trabalho bastante artístico. Sempre presente o cenário árido com os olhos azuis da modelo, muito bem composto.  :D :ok:
fkuhne.tumblr.com