Autor Tópico: Yellow  (Lida 3513 vezes)

C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #30 Online: 21 de Outubro de 2012, 19:39:13
Carlos, voce tocou numa questão de extrema importância na obtenção de bons resultados: a fotometria.
Veja bem, é inviável eu comprometer a fotometria de toda a cena por causa de alguns pontos "problemáticos". Em casos como esse, o sol "bate"de maneira heterogênea por toda a foto. Em alguns pontos as altas luzes vão lá em cima, em outros, um pouco menos. Essa variação é importantíssima para a estética final da foto. São essas diferentes intensidades de luz que oferecem contraste e noção de profundidade à cena. No então, se eu fotometrar pontualmente a parte estourada, eu vou comprometer todo o restante da cena por causa disso. Depois fica inviável recuperar as baixas luzes sem gerar ruido e ao mesmo tempo obter essa noção de volume. Portanto, o que eu costumo fazer nesse tipo de cena é fotometrar aquilo que realmente importa, ou seja, neste caso o rosto da pequena modelo. Eu posso até subexpor um pouco, como o fiz, para evitar o excesso de luz no restante da cena pois, apesar da modelo ser o elemento principal, se eu não cuidar bem do fundo não há foto. Bem, seguido a isso, eu elimino os pontos queimado com o carimbo no photoshop. Em fotos de natureza, com padrões repetitivos, isso se torna uma tarefa bastante fácil e rápida. Normalmente eu costumo eliminar somente aqueles pontos que realmente incomodam. As altas luzes acentuadas mas não queimadas eu mantenho.
Normalmente esse processo se dá muito quando tiro em fotos contra-luz e quero aproveitar ao máximo esse efeito da luz do sol.
Mais especificamente em relação a esse foto, eu eliminei alguns poucos pontos queimados que me incomodavam no primeiro plano. Esse processo se torna um pouco mais dificil e demorado quando os montos queimados estão sobre ou muito próximos ao modelo. Aqui  neste caso, o sol batendo no cabelo foi intencional. Isso não quer dizer que tenha dado certo. Para dar totalmente certo, é importante que voce esteja abaixo ou na mesma linha da modelo e que o sol esteja batendo na parte de trás do cabelo, como aconteceu nessa segunda foto aqui, veja:
http://img15.hostingpics.net/pics/735111YellowII.jpg

Voltando à primeira foto do tópico, eu fiz a tomada de cima pois eu havia tentado uma da mesma altura em que o enquadramento não tinha me agradado totalmente. Nesse caso, há somente duas alternativas, a de posicionar a modelo totalmente na sombra ou ter uma trabalheira pra maquiar esse estouro na pós, como eu fiz nessa foto aqui: http://www.flickr.com/photos/62584672@N04/7030732513/in/photostream/lightbox/
Nessa foto, eu reconstituí parte do pelo do cachorro que estourou com o sol. Assim como algumas zonas queimadas na foto.

Enfim, as vezes a gente tem que pensar se o "erro" incomoda a gente tanto assim e se vale a pena o trabalho. No caso da foto do cachorro eu achei que valia, no caso desta foto eu achei que não valia.  :ok:


Entendi seu ponto Spider...

Eu diz aquele comentário porque de um tempo pra cá mudei meu estilo de fotografar e percebi um "up" geral muito bom, com muita dramaticidade e uma estética de sombras/luzes excelente. A principal alteração que fiz foi sempre fotometrar nas altas luzes não deixando estourar e recuperando as sombras na pós. Ruído é uma coisa que faz parte da fotografia e não tem como escapar.

Nesse seu caso, daria pra fotometrar nas altas luzes e usar um rebatedor de leve pra fazer o preenchimento onde você pretendia...

Enfim, são gostos e estilos. Cada um tem o seu né?   :D


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #31 Online: 21 de Outubro de 2012, 19:47:07

Entendi seu ponto Spider...

Eu diz aquele comentário porque de um tempo pra cá mudei meu estilo de fotografar e percebi um "up" geral muito bom, com muita dramaticidade e uma estética de sombras/luzes excelente. A principal alteração que fiz foi sempre fotometrar nas altas luzes não deixando estourar e recuperando as sombras na pós. Ruído é uma coisa que faz parte da fotografia e não tem como escapar.

Nesse seu caso, daria pra fotometrar nas altas luzes e usar um rebatedor de leve pra fazer o preenchimento onde você pretendia...

Enfim, são gostos e estilos. Cada um tem o seu né?   :D
Tens razão, Carlos. Um rebatedor poderia sim ajudar muito. No caso da minha filha o uso dele é inviável. A mãe precisa estar atenta à ela enquanto eu fotografo e de mãos vazias caso ocorra alguma queda ou algo do tipo.
Em relação ao ruído eu concordo contigo até certo ponto. Ele também costuma alterar demais as cores e se concentrar em algumas partes da foto de maneira desordenada. Normalmente, quando assumo o ruído, sempre costumo adicionar grão no Lr para reparti-lo melhor em toda foto.
De qualquer forma, o mercado não costuma ver com muito bons olhos esse tipo de ruído não planejado e desordenado. Se fotografasse somente pra mim não estaria nem aí, mas hoje eu busco me agradar e agradar o mercado ao mesmo tempo.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 21 de Outubro de 2012, 21:57:11
Muito boas, spider! Tanto a primeira como as outras duas que postou no link  :D


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #33 Online: 21 de Outubro de 2012, 22:00:09
Muito boas, spider! Tanto a primeira como as outras duas que postou no link  :D
Quem é vivo sempre aparece!
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 21 de Outubro de 2012, 22:12:37
Quem é vivo sempre aparece!

Nem sempre aparece como no meu caso rs
Mas sempre que posso dou uma espiada :D


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #35 Online: 21 de Outubro de 2012, 22:20:38
Nem sempre aparece como no meu caso rs
Mas sempre que posso dou uma espiada :D
Hmmm sabia que tu era chegado num Big Brother! :)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 21 de Outubro de 2012, 22:27:24
Hmmm sabia que tu era chegado num Big Brother! :)

ahuHUauhahuhu Deus me livre... Se bem que a primeira coisa que venho ver aqui é se tem alguma fofoca  :assobi:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #37 Online: 21 de Outubro de 2012, 22:33:39
 >:(
ahuHUauhahuhu Deus me livre... Se bem que a primeira coisa que venho ver aqui é se tem alguma fofoca  :assobi:
  :hysterical:
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


chicao77

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 320
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é a arte de eternizar Momentos únicos !
Resposta #38 Online: 21 de Outubro de 2012, 22:34:22
Spider nunca havia visto essas fotos, pois sou novo no fórum e iniciante em fotografia.

Me incomodou bastante a proporção da mão da Yayá, em relação ao corpo e cabeça (parece uma mão de uma mulher adulta).

Juro que, de princípio, pensei até que fosse uma boneca (apesar de ela ser mesmo uma linda bonequinha), ainda mais pelos primeiros comentários ali só com carinhas pensativas (pensei que a galera estava brincando com essa para de Retrato de yayá, como eu não conhecia esse seu trabalho  :D kkkk).

No mais, tratamento, técnica e etc. nem tenho como opinar e, somente aprender.

Parabéns, pela foto e pela linda filhinha !

Um abraço.



spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #39 Online: 21 de Outubro de 2012, 22:43:31
Respondendo ao Fiuk e ao Chicão de uma só vez.

Eu usei uma 35mm em um corpo FF. As grandes angulares possuem esse caracteristica de distorção da imagem. Quando eu me aproximo demais do motivo, essa distorção aumento. No caso desta foto, como a cabeça e as mãos estavam mais proximo à maquina, eles ficaram maiores que o restante do corpo. Perceba que a mão direita também está focada. Isso quer dizer que a cabeça e a mão estavam num mesmo plano e mais proximos, visto a distorção, do que o restante do corpo.
Isso é um efeito natural da lente. Se eu quisesse algo mais proximo ao real, eu fotografaria com a minha 100mm ou então me distanciaria da modelo. De qualquer forma, a observação de voces é valida. Não estou reclamando dela. So estou tentando explicar caso voces já não saibam.
Fiuk, em relação ao foco, pode ser que ele esteja na cabeça sim. Tudo se passa muito rápido. Normalmente eu foco nos olhos. Creio que o foco esteja no olho direito também. O esquerdo está um pouco menos focado por causa da grande abertura f/2.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #40 Online: 22 de Outubro de 2012, 02:44:19
Gostei bastante, Spiderman. Uma pena o estouro no cabelo da guria, mas isso nao tira o mérito de todo o conjunto. Esse contraste reduzido é sua marca registrada!!!! E o recurso do desfoque progressivo do corpo devido ao DoF curto já tinha vista em alguns retratos e foi usado aí com parcimônia para destacar a face sem comprometer o entendimento de todo o conjunto.

Tive a impressao que a garotinha está mais a esquerda na foto, e não, no centro. Isso foi proposital? Foi para aparecer mais o elemento verde a direita da foto?
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #41 Online: 23 de Outubro de 2012, 22:51:42
Gostei bastante, Spiderman. Uma pena o estouro no cabelo da guria, mas isso nao tira o mérito de todo o conjunto. Esse contraste reduzido é sua marca registrada!!!! E o recurso do desfoque progressivo do corpo devido ao DoF curto já tinha vista em alguns retratos e foi usado aí com parcimônia para destacar a face sem comprometer o entendimento de todo o conjunto.

Tive a impressao que a garotinha está mais a esquerda na foto, e não, no centro. Isso foi proposital? Foi para aparecer mais o elemento verde a direita da foto?
Obrigado, mad.

Não sei te responder exatamente. Fiz assim mesmo, sem pensar muito.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2012, 22:51:54 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Carolina A Castro

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 776
    • Carolina A Castro
Resposta #42 Online: 25 de Outubro de 2012, 20:02:40
Nossa Spider, que grande que esta sua menina. Parabens, esta tao linda quanto quando era bebe.
A foto comò sempre encantadora, parabens.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #43 Online: 26 de Outubro de 2012, 01:16:21
Nossa Spider, que grande que esta sua menina. Parabens, esta tao linda quanto quando era bebe.
A foto comò sempre encantadora, parabens.
Que surpresa! Anda sumida, hein! Imagino que esteja em alto mar. Cade os cliques? Gosto de ficar te invejando daqui.  :D
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #44 Online: 26 de Outubro de 2012, 13:29:38
Gostei muito, ensaio com arte.
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!