Autor Tópico: Fotos extremamente nítidas em retratos, como conseguir?  (Lida 37120 vezes)

Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #75 Online: 03 de Dezembro de 2012, 08:36:24
forum e local de opiniao e cada um tem a sua , tem humildes , tem dos outros,
e obvio que o equipamento e ferramenta igual que martelo para marceneiro, etc.
Mas cada um fala a partir do que conhece, sabemos tambem que o aprendizado e eterno
quem ja sabe tudo esta frito!!!!
abs.

Complementando... quem ACHA que já sabe tudo está frito!!!

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #76 Online: 03 de Dezembro de 2012, 08:54:24

O problema é os que aprendem errado, quererem disseminar esse conhecimento. Achando que tem toda a razão...
verdade, mas faz parte da coisa, e um local de livre opiniao, nao e uma escola, fazer o que???, mesmo nas escolas ha professores bestas!!
abs.
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2012, 08:57:22 por agalons »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #77 Online: 03 de Dezembro de 2012, 08:56:09
Complementando... quem ACHA que já sabe tudo está frito!!!
certo, quem se acha, porque na realidade ninguem sabe tudo, estamos aprendendo 24 hs por dia.
abraço.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #78 Online: 03 de Dezembro de 2012, 09:08:29
Ninguém falou que é proibido falar as coisas sem conhecimento nenhum sobre o assunto. Se fosse proibido eu já teria moderado. Agora, há uma diferença entre o legal/ilegal e o correto/incorreto. E eu acho que cuspir as coisas sem saber sobre o assunto, com esse "ar" de quem conhece muito, incorreto. O problema é que aqui muitos estão mais preocupados em mostrar que sabem do que em ajudar os outros ou discutir o assunto de forma madura e produtiva. Não entendo muito essa vontade toda, por aqui, de mostrar que se sabe muito.
No caso desse tópico essa vontade de mostrar algum conhecimento chega ao ponto de desrespeitar o trabalho de uma colega de profissão que não pediu opinião de ninguém sobre seu trabalho. Nem a pessoa que abriu o tópico tinha o intuito de julgar o trabalho da fotógrafa, me parece.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #79 Online: 03 de Dezembro de 2012, 09:13:18
certo, quem se acha, porque na realidade ninguem sabe tudo, estamos aprendendo 24 hs por dia.
abraço.
Ninguém sabe tudo mas o "tom"pode ser mudado. Teve gente aqui que não conhecia muito sobre o assunto e resolveu perguntar para fotógrafa e para os foristas. Esta é a atitude correta quando se está inseguro sobre determinado assunto. O problema está nessas afirmativas seguras.
Sei que nada irá mudar com o meu depoimento, mas senti vontade de expressar esse descontentamento.  :ok:
Cada um que faça o que achar melhor.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #80 Online: 03 de Dezembro de 2012, 09:26:59
Exatamente Spider, e pior, a Luciana veio aqui na maior humildade, e respondeu todas as questões com relação as fotos DELA, disse ainda que o equipamento pouco importa, sabendo extrair o máximo dele, e sabendo o que fazer com ele.

Muito palpitaram das fotos dela, ela veio e disse a verdade, o que foi feito, e mesmo assim continuaram a julgar o trabalho dela.

É por isso e por outros tantos motivos, que fotógrafos profissionais acabam por se afastando de ambientes como o fórum, o que era pra ser um ambiente amigável, acabou por não ser....

Galera, o trabalho alheio, cujo qual é as fotos de outros fotografos, não são como a galeria ou corredor polonês, vocês estão levando tudo isso por esse lado...

Eu confesso que me deixei levar por esse lado, de criticar coisas alheias, só porque eu achava que sabia um pouco. Mas me perguntei:
"Será que esse pouco é, suficiente para poder criticar?"

E me lembrei daquela frase que sempre levo comigo:
"Só sei de que nada sei"".

Abraços!
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2012, 09:29:03 por vrsilva »
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #81 Online: 03 de Dezembro de 2012, 09:50:38
Hoje em dia tenho uma postura menos crítica em relação ao trabalho dos outros. Apesar de você poder pensar no motivo óbvio, não faço trabalhos à altura para estar criticando, o que me levou a isso foi outra coisa.

Existem as regras básicas da fotografia: Não estourar, não subexpor, regras dos terços, proporções áureas, cravar o foco, desfocar fundo que briguem com o assunto, não apontar joelhos, cotovelos e dobras de dedos para a câmera, comida deve dar vontade de comer etc etc etc etc
Sempre vejo os mestres desafiandos essas regras e fazendo fotos originais e atraentes, coisas em legais de se ver. Então, isso meio que desmistificou um poucos essas regras para mim, hoje me importo se o fotógrafo conseguiu passar a mensagem que ele viu na cena. Eventuais deslizes que sejam sutis ou pouco importantes não invalidam uma foto. Às vezes o cara faz uma macro de uma abelha sensacional e um pentelhonéssimo de milímetro da asa da abelha não ficou com foco cravado, nem comento. Claro que numa competição isso faria diferença, mas se o cara acou a abelha sensacioanl e coiseguiu passar esse momento, para mim a foto foi válida.

Mas aí chega uma fotógrafa como a Luciana, que não apenas faz isso, mas não comete nenhum dos pequenos pecados que falei. Faz tudo perfeito. Aí o cara vai ampliar 2957 vezes a pupila da menina e dizer "RaRááá! olha aí um tratamento, que lixo" ou então "não é grande coisa"

ah! vá!

Na verdade, não me sinto incomodado de criticar no corredor polonês ou em outro tópico uma foto por não ser um bom fotógrado, se fosse assim, jamais criticaria um livro, porque não sou um bom escritor, ou um filme, porque não sou um bom cineasta. Mas, acho desnecessário ficar cagando regra em foto. Só falo sobre o que me incomoda, aí posso falar da regra se ela se aplica ao problema, se nada me incomoda, activia, jw pras regras

Mas, a real razão para este tópico ser criado foi para a amiga saber a busca por nitidez.  E o tsouto foi muito feliz em suas colocações.

Realmente as fotos são muito boas. A minha resposta é a mesma do pessoal por aqui. Vou colocar na ordem do que eu acho que é o principal:

1) Técnica do fotógrafo (fotometria, escolha da abertura e foco cravado)
2) Lente top.... (no sistema Nikon eu arriscaria dizer que é uma 85 1.4)
3) Photoshop bem agressivo na nitidez mas com cuidado para não ficar forçado
4) Equipamento de bom nível (provavelmente uma FF para reter mais detalhes)

Detalhe: muitas fotos são feitas com a criança correndo e brincando o que torna o desafio mais empolgante.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #82 Online: 03 de Dezembro de 2012, 10:14:24
O tópico virou uma guerra imbecil transformada por alguns, por questões de adivinhações do trabalho, o que é normal, já que curiosidade gera isso, ainda mais sobre fotografia num fórum de fotografia.

Bom não vou dizer que li tudo, mas o que eu li (80% do tópico) eu não vi ninguém criticando negativamente, ou falando tanta asneira assim até mesmo porque os comentários divergiram um pouco do assunto principal.

Agora dizer que ela usou uma 85mm clara é asneira, bom a autora mesmo já disse que usou! E aí, a asneira então aí é a adivinhação?

Isso é intransigência total, ainda mais por parte de alguns que parecem que não sabem ler!

Até o momento ou eu estou sendo muito leviano não percebendo tais asneiras, ou as pessoas estão carrascas demais e não percebem isso. Fico com a segunda opção dado o histórico do fórum da cultura brasileira.
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2012, 10:20:35 por Natão »


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #83 Online: 03 de Dezembro de 2012, 11:23:27
O trabalho eh belo e muito bem executado. PS e LR estão aih pra melhorar nossas fotos. Uso correto de sharp ou outro recurso não desmerece o trabalho de ninguém.

Toda analise fotográfica por aqui sempre descamba pra briga de egos. Por isso me afastei da Galeria.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


sylvio pascolato

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #84 Online: 03 de Dezembro de 2012, 12:58:52
Estou so acompanhando desde o começo mas tem gente que nao leu, e ainda fica tentando adivinhar qual lente, abertura, maquina. Eu pelo menos qdo vejo uma foto legal e que me agrada na hora EXIF para saber o que tem ali de segredo, anoto, guardo pois um dia essa informação será util, pois bem, a fotografa veio aqui e contou esse segredo, se tivesse um 85 mm 1.8 ja estava tentando conseguir esse resultado ou proximo.
Outra coisa é o tom da critica, uma coisa é opiniar ...outra é afirmar com toda convicção do mundo que o resultado so foi conseguido pq fez isso ou aquilo. Ela ja disse o que foi feito la no começo, e ainda escreveu:espero ajudar tirando as dúvidas de vocês.
Acho que ela ate podia ter voltado aqui para dar mais dicas o que seria otimo para todos.
Com relação ao equipamento, quem pode ter top otimo, quem nao pode otimo tb, penso sempre o seguinte: vc ja extraiu todo potencial da sua maquina?? e sua lente?? ela disse que nao usou rebatedor, flash, que antes tinha uma maquina inferior e conseguia o mesmo resultado, caramba temos que pensar muito nessas palavras. Se voce ganhasse uma ferrari sera que de cara vc ia extrair tudo que um carro desse consegue proporcionar. Todo mundo acha que é bom se photoshop, mas sempre vai ter alguem que sabe mais e mais.
Amanhã se um cliente chegar com link da luciana e falar ... quero que vc faça umas foto igual a essa e ai??? o que fazer...
Acho que temos que aumentar o nivel, subir e nao tentar degradar, vai ser bom para todos.
abrçs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #85 Online: 03 de Dezembro de 2012, 13:16:11
O tópico virou uma guerra imbecil transformada por alguns, por questões de adivinhações do trabalho, o que é normal, já que curiosidade gera isso, ainda mais sobre fotografia num fórum de fotografia.

Bom não vou dizer que li tudo, mas o que eu li (80% do tópico) eu não vi ninguém criticando negativamente, ou falando tanta asneira assim até mesmo porque os comentários divergiram um pouco do assunto principal.

Agora dizer que ela usou uma 85mm clara é asneira, bom a autora mesmo já disse que usou! E aí, a asneira então aí é a adivinhação?

Isso é intransigência total, ainda mais por parte de alguns que parecem que não sabem ler!

Até o momento ou eu estou sendo muito leviano não percebendo tais asneiras, ou as pessoas estão carrascas demais e não percebem isso. Fico com a segunda opção dado o histórico do fórum da cultura brasileira.

a galera ficou empolgada demais, o topico ultrapassou sua finalidade,
acontece!!!,e sem querer, e puro entusiasmo!!!
abs.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #86 Online: 03 de Dezembro de 2012, 15:39:27
Sim, é exatamente isso. Só que criticar essa suposta extrapolação é demais já afinal todos os tópicos aqui são assim (todos sabem disso, não é necessário ficar lembrando a cada tópico), só que nem todos tem esse tipo de crítica (como uma forma de batalha querendo botar lenha na fogueira e inflamar toda a coisa, querendo sair por cima e mostrar a besteira dos outros nem notando que o tumulto na verdade quem está causando é ele).

Deixa o tópico rolar... vai ser sempre assim, agora se quiser fazer algo sério, então é mais fácil pedir para a moderação como um todo intervir aqui e boa, colocar o tópico nos eixos.
Assim fica mais fácil, e não cria esse conflito e situação chata.


Dborah

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
Resposta #87 Online: 03 de Dezembro de 2012, 20:03:35
No meio do caminho alguém acaba desviando do caminho mesmo...
Tem gente que demonstra com a escrita que não leu o que já foi debatido antes e escreve coisas que não chegam nem perto do que está em discussão. Eu acho que basta ignorar as colocações de pessoas assim, que ainda bem são poucas. A grande parte levou meu questionamento a sério e tem contribuído bastante.

Tentando voltar para o assunto inicial, vou reproduzir uma pergunta já feita aqui por mim algumas páginas atrás:

Que tipo de exercícios vocês sugerem para ficar fera no foco travado? Retratos de pessoas buscando sempre o foco no olho?

Uso a 50 f/1.4 e a 70-200 f/2.8
(Com a tele eu consigo o foco mais facilmente já com a 50mm acho mais difícil).

Fiz uma experiência agora: início da noite, depois de uma chuva (o céu nublado), coloquei um iso bem alto e abertura 2 - queria dar destaque a uma gota de água que ficou em cima da pétala de uma planta. Tive o contraste suficiente para observar que a câmera fez o foco no automático no ponto em que eu queria. Fiz a foto (vel. 1/80) e vi que o foco tinha ficado ha alguns milímetros do ponto eu que eu pretendia focar. Fiz mais uma sequência colocando o indicador de foco  (modo pontual ) no local de meu interesse, em cima da bendida gota e nada! O foco está com vida própria?  Claro que não né. Acho que a única explicação é que eu devo movimentar (inconscientemente) na hora do clik. Por mais cuidado e atenção que tive o tal do foco não ficou onde eu queria.

Vou tentar por a bendida imagem aqui pra vocês observarem.


Obrigada!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #88 Online: 03 de Dezembro de 2012, 20:11:24
No meio do caminho alguém acaba desviando do caminho mesmo...
(...)

Basta ignorar! É fácil... Bem fácil na verdade.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Dborah

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
Resposta #89 Online: 03 de Dezembro de 2012, 20:18:29
Vou em "inserir imagem" e...  ???

 

não sei o que faço! A imagem só está aqui comigo, não está na internet.