Autor Tópico: Macro - D5100 - Lente invertida  (Lida 3475 vezes)

Luane

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 536
  • Sexo: Feminino
Online: 08 de Dezembro de 2012, 14:46:42
Olá pessoal, hoje fiz uma tentativa com lente invertida..  Dava pra ficar muito melhor, mas pra uma primeira vez acho que foi até razoável  :D.
Utilizei a lente do kit 18-55mm.

Opinem, critiquem, elogiem (se é que realmente ficou um pouco bom).  :ok:

1.


2.


3.




Nikon D5100 | 18-55mm | 55-200mm | 50mm 1.8G |17-50mmm 2.8| YN565EX.

http://www.flickr.com/photos/luaneas

"A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são." Peter Urmenyi


Dougllas Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Dezembro de 2012, 17:28:45
Usou que tipo de iluminação?
Ficou devendo um pouco no foco.  :ok:
Nikon D5200


Luane

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 536
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 08 de Dezembro de 2012, 18:37:02
Usou que tipo de iluminação?
Ficou devendo um pouco no foco.  :ok:

Só a luz do dia mesmo..
Não usei o flash n..
Nikon D5100 | 18-55mm | 55-200mm | 50mm 1.8G |17-50mmm 2.8| YN565EX.

http://www.flickr.com/photos/luaneas

"A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são." Peter Urmenyi


Dougllas Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 08 de Dezembro de 2012, 19:35:15
Luane,

É justamente a falta do flash que deixou as fotos sem foco. Observe que as fotos ficam meio embaçadas, na foto 2 a cabeça da formiga ficou tremida.
Gostei muito da composição das fotos,  :ok: mas inverteu a lente... o flash passa a ser obrigatório;)
Na minha opinião, pra fazer fotos assim com lente invertida só com a luz do dia, dá pra fazer, mas tem que estar no tripé e não ter algo que se mova.
Mais uma pergunta: pra controlar a abertura e ficar claro assim, como vc fez?  :ponder:
Nikon D5200


Luane

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 536
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 08 de Dezembro de 2012, 19:57:48
Luane,

É justamente a falta do flash que deixou as fotos sem foco. Observe que as fotos ficam meio embaçadas, na foto 2 a cabeça da formiga ficou tremida.
Gostei muito da composição das fotos,  :ok: mas inverteu a lente... o flash passa a ser obrigatório;)
Na minha opinião, pra fazer fotos assim com lente invertida só com a luz do dia, dá pra fazer, mas tem que estar no tripé e não ter algo que se mova.
Mais uma pergunta: pra controlar a abertura e ficar claro assim, como vc fez?  :ponder:

Hum, da próxima vez vou utilizar o flash. Percebi que está tremida a cabeça da formiga na foto 2. O tripé n deu pra usar pq formiga se move d+ rsrs.. E tambem eu praticamente entrei dentro de uma planta pra conseguir essas fotos  :hysterical:  :hysterical:.. Com o tripé seria impossível.

Pra controlar a abertura eu usei uma dica que vi aqui no forum, cortei um pedaço do canudo de cotonete.  ;)

Vlw pelas dicas  :ok:
Nikon D5100 | 18-55mm | 55-200mm | 50mm 1.8G |17-50mmm 2.8| YN565EX.

http://www.flickr.com/photos/luaneas

"A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são." Peter Urmenyi


FOTÓGRAFO PAPAREZIO

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #5 Online: 09 de Dezembro de 2012, 11:01:39
No meu ponto de vista, ficou muito  boa, sua foto, já que vc procurou registro e não qualidade. Se tivesse procurado qualidade, teria usado filtros close-up. Tenho vários, um +20, um +10, quatro +4 e um +2.... Abçs


Dougllas Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 09 de Dezembro de 2012, 12:20:56
No meu ponto de vista, ficou muito  boa, sua foto, já que vc procurou registro e não qualidade. Se tivesse procurado qualidade, teria usado filtros close-up. Tenho vários, um +20, um +10, quatro +4 e um +2.... Abçs

Na verdade a ideia da lente invertida é justamente não precisar usar filtros, pois a qualidade de imagem da lente invertida comparada a fotos com uso de filtros, é beeeeeeem superior.
Os filtros ajudam mesmo, mas se fizer uns testes da mesma foto com filtro e com lente invertida, verá que no quesito qualidade, a lente invertida sai na frente.  :ok:

Luane, faz mais fotos e posta aí pra gente, como disse antes só teve esses detalhes de nitidez, mas a composição está um espetáculo. :clap:
Abraço!
Nikon D5200


Luane

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 536
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 09 de Dezembro de 2012, 14:03:29
Luane, faz mais fotos e posta aí pra gente, como disse antes só teve esses detalhes de nitidez, mas a composição está um espetáculo. :clap:
Abraço!

Bom.. Fui aqui no quintal de casa agora a pouco.. Tentei... Mas ainda falta muito pra uma ótima nitidez... Essas acho q ficou no mesmo nível das primeiras...

Olha aê...

1.


2.
Nikon D5100 | 18-55mm | 55-200mm | 50mm 1.8G |17-50mmm 2.8| YN565EX.

http://www.flickr.com/photos/luaneas

"A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são." Peter Urmenyi


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #8 Online: 09 de Dezembro de 2012, 14:31:12
Ainda tá faltando foco... E se der, pode fazer crops na pós...
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Dougllas Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 09 de Dezembro de 2012, 14:42:14
Ainda tá faltando foco... E se der, pode fazer crops na pós...

Concordo! Luane vc tá usando quantos mm de zoom? pra fazer as fotos? Essa foto 2 com uma ampliação melhor fica show demais?
Usou o flash da câmera??
Nikon D5200


Luane

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 536
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 09 de Dezembro de 2012, 15:36:07
Concordo! Luane vc tá usando quantos mm de zoom? pra fazer as fotos? Essa foto 2 com uma ampliação melhor fica show demais?
Usou o flash da câmera??

Usei em 55mm... Tentei usar em 35mm e 18mm pra ter uma maior riqueza de detalhes, mas esses bichos que se mexe d+ n da n.. (Formiga) Qnd eu me aproximava d+ elas saiam do lugar..

Da próxima vez vou procurar um bicho maior e que não seja tão inquieto rsrs..

Foi com o flash da câmera mesmo... O que eu comprei ainda não chegou.
Nikon D5100 | 18-55mm | 55-200mm | 50mm 1.8G |17-50mmm 2.8| YN565EX.

http://www.flickr.com/photos/luaneas

"A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são." Peter Urmenyi


Dougllas Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 09 de Dezembro de 2012, 16:41:58
Usei em 55mm... Tentei usar em 35mm e 18mm pra ter uma maior riqueza de detalhes, mas esses bichos que se mexe d+ n da n.. (Formiga) Qnd eu me aproximava d+ elas saiam do lugar..

Da próxima vez vou procurar um bicho maior e que não seja tão inquieto rsrs..

Foi com o flash da câmera mesmo... O que eu comprei ainda não chegou.

Esses bichos não param mesmo, rsrs.. mas o verdadeiro segredo é a paciência.
Pra riqueza maior de detalhes tente sempre de 18 a 35mm, dependendo do tamanho do bicho é claro!
Quando chegar seu flash vai ver quanta diferença ele faz nesse tipo de foto.
Posta sempre aí pra gente ver e dar umas dicas...
As vezes é chato quando a gente faz uma foto legal e recebe mais críticas que elogios, :(  mas pode ter certeza que as críticas vão fazer vc aperfeiçoar cada vez mais as suas fotos  :ok: e macro é assim mesmo, dá trabalho e as vezes cansa, mas o resultado final é impressionante.

Boas fotos!
Abraço!
Nikon D5200


Erivaldo Cesidio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 09 de Dezembro de 2012, 17:14:21
Eu acho que já houve uma evolução entre as duas sequências, mas vc está no caminho certo.


Luane

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 536
  • Sexo: Feminino
Resposta #13 Online: 09 de Dezembro de 2012, 19:47:43
Posta sempre aí pra gente ver e dar umas dicas...
As vezes é chato quando a gente faz uma foto legal e recebe mais críticas que elogios, :(  mas pode ter certeza que as críticas vão fazer vc aperfeiçoar cada vez mais as suas fotos  :ok: e macro é assim mesmo, dá trabalho e as vezes cansa, mas o resultado final é impressionante.

Boas fotos!
Abraço!

Vou postar sim..

Que nada... Críticas são sempre bem vindas... E sempre faz crescer.
Eu agradeço por todas as críticas e elogios.

Eu acho que já houve uma evolução entre as duas sequências, mas vc está no caminho certo.

Vlw Erivaldo  :ok:
Nikon D5100 | 18-55mm | 55-200mm | 50mm 1.8G |17-50mmm 2.8| YN565EX.

http://www.flickr.com/photos/luaneas

"A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são." Peter Urmenyi


Luane

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 536
  • Sexo: Feminino
Resposta #14 Online: 11 de Dezembro de 2012, 01:01:56
Mais uma tentativa...
Vi esse bichinho de 5mm aqui no chão.. Aí resolvi fotografar.
A iluminação foi feita com o flash da câmera mesmo.

Nossa... É muito difícil fazer foto assim, ainda por cima segurando a lente com a mão  :doh:

Segue as fotos..

1.


2.
Crop


 :( O trabalho vai ser árduo até eu chegar a uma foto boa.  :(
Nikon D5100 | 18-55mm | 55-200mm | 50mm 1.8G |17-50mmm 2.8| YN565EX.

http://www.flickr.com/photos/luaneas

"A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são." Peter Urmenyi