Autor Tópico: um upgrade vale a pena no meu caso?  (Lida 3994 vezes)

jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #15 Online: 21 de Dezembro de 2012, 09:02:19
Concordo,
Eu sempre leio muita coisa que não tem sentido aqui na seção de hardware... configurações acima do que será utilizado...

A foto de apenas 20 megas...4 gigas de ram é suficiente... da para você abrir mais de 100 fotos de uma só vez...
Para saber se está no limite basta monitorar a utilização do mesmo.

O que manda é velocidade de IO... poder de processamento, velocidade de leitura e escrita no HD.

Faz mais sentido se falar em troca de processador (não que um i5 seja insuficiente) assim como troca de HD por dois SSD ligados em RAID 0, etc...

Não vejo sentido nenhum em se falar em trocar memoria RAM a não ser que esteja no talo durante a utilização, mas isto depende dos software que vocês utilizam.

Por exemplo, em casa eu rodo Ubuntu com o pacote de flu flu 3D ligado no talo e não uso nem 350 megas da ram... já se fosse windows 7 passaria de 1 giga, etc...

Placa 3D top é para games... ou para programas sofisticados como AutoCad ou 3D Max, que exigem além de alto poder de processamento, renderização de imagem poligonais.... se bem que nem seria Placa 3D de games... o ideial seria outro tipo de placa de vídeo.

Montar máquina top ou comprar lap top tipo alienware é queimar grana a toa.

Se for torrar grana por torrar... deixa o seu HD atual apenas para armazenamento e compre 2 SSD ligados em RAID 0 para rodar o SO, armanezamento temporário das fotos a serem editadas o software que voce vai utilizar.
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2012, 09:03:49 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Marco Farias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia é uma forma de representar a vida.
    • Facebook
Resposta #16 Online: 21 de Dezembro de 2012, 09:40:14
Recentemente tive que fazer um upgrade "forçado" em um desktop antigo que tinha, pois meu notebook quebrou o display.
Atualizei o processador e deixei o desktop com 6GB de memória e notei que ficou exponencialmente melhor de trabalhar no camera raw com várias imagens selecionadas (20 ou mais) do que no notebook.
Segundo o site http://www.cpubenchmark.net o processador novo que coloquei é 169% melhor do que o que eu tinha no notebook e isso, como disse anteriormente, fez a diferença mesmo utilizando uma placa de vídeo inferior àquela que tinha no notebook.
Como já foi dito, uma placa de vídeo poderosa (3D) não influenciará na edição de fotos (2D).
D3100 | AF-S DX NIKKOR 18-55mm f/3.5-5.6G VR


lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 342
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Resposta #17 Online: 21 de Dezembro de 2012, 10:20:32
Voces viram pêlo em ovo.

Ninguém recomendou ao mad666 trocar placa de video. 

Reli os meus comentarios e ao anteriores ao meu e o foco foi mais memoria ram.

Pensando em upgrade na maquina dele descrita, a escolha mais logica seria um upgrade de ram.

4GB ram ser suficente? No geral sim, mas bem proximo ao limite. Uso 8GB e vejo isso claramente, normalmente usando 5 a 6 gb.
Canon R6 + 35 + 50 + 135


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #18 Online: 21 de Dezembro de 2012, 10:26:01
Jesiel, o win7 come memória entre "", na verdade ele não come memória, o que ele faz é, monitorar os programas que você utiliza com frequência, e com o tempo ele vai criando um "cache", e quando for usar novamente aquele programa, é como se ele já estivesse aberto, ao abrir, é praticamente instantâneo.

Vejam bem, quando montei meu pc em 2007.
AMD Atlhon64 X2 4400+ 2300GHz
Placa mãe Abit AN52
Memória 512mb
Hd 160Gb Samsung Sata2
Placa de vídeo GeForce 7600GT XT Edition

Usava windows XP 64bits.

Meu, ainda não experimentei um PCzinho tão rápido como aquele... rodava tudo tranquilamente...

Daí veio o vista, esse detonou com meu pc... tive que por mais um pente de 512mb, fiquei com 1gb, NÃO DAVA, o Vista pra mim é uma porcaria...
Daí teve uma oportunidade de eu trocar os dois de 512mb em 2 de 1GB, fiquei com 2GB.
Fiquei assim durante um bom tempo, porém passou uns meses, e comprei mais um pente de 2GB, agora tenho 4GB...

Fiz uns rolos e troquei a placa gráfica, mas troquei para jogos mesmo... Tenho o MESMO pc a 5 anos, HOJE sinto necessidade de trocar o processador, porque ele já está chegando em USO quase máximo dele, mas não trocarei tão já, porque já é de tecnologia passada, e terei que trocar a placa mãe, e consequentemente, memórias.
Como não está ruim, aliás, meu pc roda muito bem hoje com win8 64bits... não trocarei com tanta urgencia...

Li em vários sites dizendo que, pra quem tem pc só pra jogos, um processador BOM de 2 núcleos, e uma BOA placa de vídeo, com memórias suficiente, 4gb ou no máximo.

Pra quem tem um uso de aplicativos, multi-mídia, precisa de várias aplicações abertas, aí um processador de 4 núcleos, com os 8Gb e processaor rápido.

No mais... não precisa mais do que isso...

O Jesiel disse uma coisa que NINGUÉM da importancia, que é as taxas de transferências do processador para as memórias, nos amd se chama hyper-transport, isso influencia e MUITO nesses casos de arquivos grandes.
No mais é processador mesmo... 4 núcleos da de sobra...
Ainda o windows não tira TOTAL proveito disso.

A intel está um passo a frente da AMD, infelizmente tenho que reconhecer isso, pois eles criaram um sistema de integração do processador, memórias e placa mãe que conseguem fazer a distribuição das tarefas entre todos os núcleos, mas sempre terá um que trabalhará menos que outros...

8 núcleos, só pra servidores, que possuem alta taixa de transferência, e ainda necessitam de placas mães especiais, HDs especiais, memórias especiais, fontes especiais, sistemas especiais... é tudo diferente...

Intel i7 é exagero ainda... assim como os de 6 núcleos da AMD são exageros...

Um pequeno exemplo de que o Hardware anda MUITO a frente do software...

Meu irmão tem uma placa de vídeo da AMD a Radeon HD4850 da Saphire, comprada em 2008 mais ou menos. Hoje a Radeon está na séria HD7XXX, ou seja a equivalente dele seria a HD7850.
Porém mesmo a placa dele sendo antiga, ele consegue rodar praticamente TODOS os jogos novos no monitor de 22" dele, em resolução maxima e com as opções de gráficos praticamente no máximo, dependendo do jogo.
O processador dele é de 4 núcleos porém da mesma geração do meu, e ele tem 4Gb também, e placa mãe da Asus, e dá conta de tudo tranquilamente...

Ainda não fizeram um SO que tire TODO esse potencial dos computadores.

Essa de PC com processador que custa mil reais, é só pra quem gosta de masturbação mental, o cara olha pro PC e fica louvando o PC tão poderoso, e CARO principalmente.

Traspondo isso pro mundo fotográfico, seria como eu, no meu patamar de amador de fotos, querer comprar uma Canon 1Dx, pra que? Sendo a Camera o hardware, e Eu o SO... não tirarei proveito nem de 10% da máquina...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Marco Farias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia é uma forma de representar a vida.
    • Facebook
Resposta #19 Online: 21 de Dezembro de 2012, 11:39:28

(...) Essa de PC com processador que custa mil reais, é só pra quem gosta de masturbação mental, o cara olha pro PC e fica louvando o PC tão poderoso, e CARO principalmente.

Traspondo isso pro mundo fotográfico, seria como eu, no meu patamar de amador de fotos, querer comprar uma Canon 1Dx, pra que? Sendo a Camera o hardware, e Eu o SO... não tirarei proveito nem de 10% da máquina...

É verdade. Sempre quando me perguntam que computador eu recomendo comprar eu faço uma pergunta: "Tu vais utilizar ele para quê?" Se a pessoa quer jogar, eu ainda pergunto que tipo de jogo ela gosta, pois pode-se dividir em duas as categorias de jogos: FPS (jogo de tiro em primeira pessoa) e estratégia. A primeira categoria sim exige muito mais da placa de vídeo do que da memória ou processador, enquanto a segunda categoria exige muito mais do processador e da memória do que placa de vídeo.

Se a pessoa não vai jogar, vai somente utilizar para internet, office e aplicativos básicos, qualquer computador de R$ 900 tá ótimo. E no caso para quem edita imagens 2D como um fotógrafo, já foi dito em outros posts que é mais importante.

Gastar uma fortuna em um computador onde não se vai utilizar toda seu potencial é desperdício de dinheiro e equipamento  :D como o vrsilva falou no final de seu comentário levando para o mundo fotográfico.

É claro que se a pessoa tem dinheiro e quer gastar, não vamos ser nós que vamos dizer como gastá-lo. Eu, por exemplo, se tivesse R$ 94.000 sobrando compraria uma Leica S2-P... :D
D3100 | AF-S DX NIKKOR 18-55mm f/3.5-5.6G VR


Cstabrava

  • Trade Count: (13)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 483
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 21 de Dezembro de 2012, 12:01:56
O pessoal tem uma maneira de falar que as vezes enche o saco.  Não pedi dinheiro emprestado para comprar a minha gambiarra...O tópico não sobre processador...Não vou entrar nesta discussão, que alias não faz parte do tópico (me desculpe a pessoa que o iniciou).


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 21 de Dezembro de 2012, 12:17:53
Meu desk eh o seguinte:

Core i5 760
2 pentes de RAM DDR3 1333mhz
SSD kingston de 128gb + HDs magneticos de 7200 rpm
VGA Nvidia 460GTX de 1 gb.

Minha mobo soh tem 2 slots de RAM. Vale a pena o upgrade para 2 pentes de 4Gb? E se eu colocar 2 pentes de 8Gb? a placa mae vai reconhecer? O core i5 760 consegue gerenciar 16gb de ram?

Eu edito RAW de 12 e 16mb ( D700 e d7000, respectivamente ).
Tá, vamos lá. Mas, eu sou profissional de informática, então não é achismo.
Para tratamento de imagem RAM nunca é demais. Você diz que suas fotos são no máximo 16mb, mas isso é o arquivo gerado no seu hd, não a forma como a foto ocupa sua memória, na memória a foto ocupa o espaço na forma adequada para o tratamento do programa, não em formato x ou y de armazenamento, entenda os formatos jpeg, tiff e psd como embalagens que contém a imagem. E na memória a imagem ocupa muito mais espaço, além da área de trabalho que em uma aplicação de tratamento precisa de mais do que duas vezes o tamanho da foto, isso sem falar no undo da vida. Enfim, 2GB é pouco mesmo.
Mas não se trata apenas do seu processador quando você fala de mais me´mória, mas também de sua placa mãe, ela deve ser capaz de processar 64bits, e acredito que não seja, senão seu SO já seria de 64bits. Mas tem programas que verificam isso para você na própria Microsoft.
De cara eu recomendaria outro HD mais rápido, o seu é lento, e acredite: no Windows com memória de paginação HD faz diferença, e caso sua placa não aceitei 64bits, outra placa e outra memória de 1666.
A sua placa de vídeo é mais do que suficiente, mas é um erro acreditarem que para tratamento de imagem 2D só o vídeo interno da placa mãe resolve, não resolve, exceto se for uma dessa novas da Intel, as HD 3000, aí são razoáveis.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #22 Online: 21 de Dezembro de 2012, 12:55:57
Uso o Win7 64 bits com 2 pentes de 2gb 1333mhz. Eh o maximo de clock q a mobo e o processador suportam. Poderia apelar para RAM de baixa latencia e 1600mhz, visando um overclock, quem sabe... Mas o Core i5 760, como jah tem o clock no maximo de sua categoria ( nao tem core i5 de primeira geraçao mais rapido q esse! ), deve ser ruinzinho de overclock.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 21 de Dezembro de 2012, 13:16:27
Se está no limite do processador e da mobo morreu, não vale a pena. O máximo que você pode fazer é aumentar a memória para 8GB e a velocidade do HD para um de 5400rpm, isso faria muito mais diferença que um overclock e ainda é isento de riscos.



mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #24 Online: 21 de Dezembro de 2012, 14:20:14
A mobo nao morreu e uso HDs de 7200rpm e um SSD 128gb para o OS e todos os programas.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 21 de Dezembro de 2012, 14:41:07
hahhaa não disse que a mobo morreu, mas que morreram as possibilidades de upgrade para ela, uma vez que nunca considero overclock uma saída, o aquecimento geralmente acaba com a vida útil dos componentes. Não adianta pensar em esquemas de hiperventilação porque o aquecimento prejudicará mesmo assim.
Se o SO e memória de paginação está no ssd então também não precisa trocar o HD.
Enfim, fora o aumento de memória, que não fará mal algum, muito pelo contrário, você tem uma máquina que atende.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #26 Online: 21 de Dezembro de 2012, 15:12:50
Vou colocar mais 2 pentes de 2gb 1333 kingston desses baratinhos e aguentar um pouco. Isso vai totalizar 8gb de ram. Duvido muito q um core i5 760 vah se beneficiar de 16gb de ram...
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2012, 15:14:37 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 21 de Dezembro de 2012, 15:35:30
Na verdade você reduz a necessidade de paginação. Como tem muita memória ele não precisa ficar usando a virtual para liberar espaço real.
Existe um custo marginal de gerenciamento de memória no qual acrescentar memória diminui a performance, mas acho que 16GB estaria longe disso.
De qualquer forma acho que 8 GB é mais do que o suficiente.
Caso aconteça de não ser, veja onde o Photoshop guarda os Scratch Disks e escolha o ssd, garantindo que tenha espaço lá.


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #28 Online: 21 de Dezembro de 2012, 15:46:41
no Windows com memória de paginação HD faz diferença

Só vai existir paginação da memória (também conhecida como memória virtual) se o uso ultrapassar a quantidade de memória física disponível.... Ter um HD mais rápido apenas ajuda na velocidade de carregar algum arquivo, seja visualizar uma foto, abrir um programa ou qqr outra coisa... é o tempo que demora pro arquivo ser lido e carregado para a memória do computador que é muitas vezes mais rápido que um HD.....
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 21 de Dezembro de 2012, 16:10:53
Até achava que sim JRS, mas depois vi que sempre há movimentação nesse arquivo, o Windows faz isso sempre, a única maneira de não fazê-lo é não permitir a criação do arquivo de paginação, mas eu não aconselho.