Autor Tópico: Uma médio formato pra sempre  (Lida 5446 vezes)

marciocvital

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #15 Online: 20 de Janeiro de 2013, 16:05:43
Chega em um nível que não faz muita diferença! A lente projeta sobre o filme uma imagem se for lente de alto nível não dá para diferenciar muito pois  proximidade com a imagem real é muito próxima! Já a diferença entre uma 120 para uma 35 e 110 é bem perceptível!

Eu tenho uma Yashica Mat 124G e uma Rolleiflex 3.5F. Em termos da mecânica a Rollei é muito mais robusta, vc sente isso só de pegar nas duas... A 124G é mais nova e ela tem algumas peças de plástico, que acabam contribuindo pra essa sensação de fragilidade.
 


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #16 Online: 20 de Janeiro de 2013, 21:58:03
Diferença? Sim, dizem que tem. Dizem! Eu confesso que não tenho "olho suficientemente treinado" para notar alguma diferença. Vou ser bastante franco e honesto: se me colocarem duas fotos, uma ao lado da outra, fotos essas feitas com o mesmo tipo de filme, ampliação feita no mesmo tipo de papel, todo o processo exatamente o mesmo... eu não saberia dizer qual é a Yashinon e qual é a que foi feita por uma alemã da Rollei, seja Zeiss ou Schneider.

Muito gente nesse mundo da fotografia bate no peito e se diz o fodão, que conhece tudo e mais um pouco. Isso me faz lembrar um cara que conheci cuja especialidade, dizia ele, era a cerveja. Uma vez, num boteco, eu vi alguémn chamá-lo para uma degustação. Haviam três copos de cerveja sem nenhuma identificação de marca. Ele experimentou cada um dos copos, fez caras e bocas.  No primeiro copo ele acertou: Skol; no segundo errou: falou que era Antártica; no terceiro estava em dúvida: não sabia dizer mas, disse, "parece ser uma importada, mas não tenho certeza". Nos três copos havia a cerveja de uma mesma garrafa: a Skol.

A única dúvida que ficou na sacanagem que se fez com o sujeito foi: já no primeiro copo ele acertou, pois disse ser Skol, então.... teria ele chutado aquela marca ou pelo menos aquela ele conhecia mesmo?!

Sério! Isto aconteceu mesmo, mas deixemos isso pra lá. Eu prefiro dizer que não entendo PoRcaRiA nenhuma do que ficar me gabando com um tema que não conheço a fundo.

Tem um colega em outro forum, o Flávio, que fotografa com Rollei e com Yashica. Ele é biólogo, viaja bastante pelo mundo afora, tem fotos de vários países da América do Sul, da África, da Europa. Eu acho bastante difícil – se for pra mim: impossível – dizer qual foi feita com a Yashica e qual com a Rollei.

Legal saber.
Confirmou uma suspeita que eu tinha em relação às duas cameras.
Não me preocupo muito de não ser um tanque de guerra como a Rollei, afinal, custou bem menos e ainda veio com lentes de macro e grande angular originais + parasol da Rollei.
Além de ser cuidadoso, usarei pouco e hoje não são tão caras como no passado.
Ninguém precisa de Rollex para ter a hora certa com precisão suiça ou mergulhar a 50m - 100m de profundidade, mas impressiona os outros, né ?
Minha Yashica fica pronta em alguns dias, toda limpinha como vc sugeriu.
Obrigado pelas dicas! :ok:
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2013, 22:00:37 por fcsergio »


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #17 Online: 20 de Janeiro de 2013, 22:18:33
Deram sim.

Tenho acompanhado preços de Rolleiflex e umas Canonet por lá e estão cada vez maiores, principalmente das Rollei.

Abcs

Então não é só impressão minha.
Agora tudo relacionado a fotografia com filme valorizou muito e é vintage, collectible e cult....
Há uns dias eu procurei uma Olympus 35 RC no eBay.
A maioria ou não envia para o Brasil ou não garante que está funcionando, ou tem de fazer reparos ou esta mal conservada. Cheguei a ver uma Olympus 35 RC por 239 dólares (Alemanha) !!
Vejo em alguns fóruns do exterior os caras comentando que compraram tantas cameras por menos de 50 dólares (a partir de 10-15 dólares/euros) mas não encontro nada nem perto de $50 em termos de rangefinders.
Rollei então, nem se fala.
Uma Canonet gIII 17 em média de 150-200 dólares se sestiver tudo em ordem e bem conservada.
Será que é uma tendência ??


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #18 Online: 20 de Janeiro de 2013, 22:25:33
Uma coisa que me incomoda nas rangefinders antigas é que praticamente nenhuma delas tem prioridade de abertura.
Ou funcionam com prioridade de velocidade (quase nunca uso) ou automático.
Algumas outras (raramente ) tem opção de manual, mas não de prioridade de abertura..... >:D


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 20 de Janeiro de 2013, 23:21:59
Uma coisa que me incomoda nas rangefinders antigas é que praticamente nenhuma delas tem prioridade de abertura.
Ou funcionam com prioridade de velocidade (quase nunca uso) ou automático.
Algumas outras (raramente ) tem opção de manual, mas não de prioridade de abertura..... >:D
Minha Contax G1 oferece Prioridade de Abertura e Manual. :)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #20 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 20:59:11
Acompanhando... :snack:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 21:34:26
É impressão minha, ou há poucas lentes zeiss para médio formato? Digo, comparando com 35mm. Apesar de que não precisa-se de diversas opções, precisa-se de boas opções, e isso tem.  :D
Existem zeiss para uma marca que não seja Rollei ou Hassel?


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #22 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 07:19:14
É impressão minha, ou há poucas lentes zeiss para médio formato? Digo, comparando com 35mm. Apesar de que não precisa-se de diversas opções, precisa-se de boas opções, e isso tem.  :D
Existem zeiss para uma marca que não seja Rollei ou Hassel?
Cara, MF se fotografa mais lento, dirigindo o modelo eu só preciso de duas lentes uma 80mm (que é equivalente a 50 em 35mm) e uma 120 macro. O meu uso de MF é em headshots e ensaios com flash. É muito diferente de DSLR que você vai cobrir um casamento ou festa ou evento esportivo!
Ainda tem gente que fotografa paisagens aí eu acho que uma 45 ou 35 resolve! Enfim, não é um sistema que necessite de muitas lentes!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 09:22:22
Cara, MF se fotografa mais lento, dirigindo o modelo eu só preciso de duas lentes uma 80mm (que é equivalente a 50 em 35mm) e uma 120 macro. O meu uso de MF é em headshots e ensaios com flash. É muito diferente de DSLR que você vai cobrir um casamento ou festa ou evento esportivo!
Ainda tem gente que fotografa paisagens aí eu acho que uma 45 ou 35 resolve! Enfim, não é um sistema que necessite de muitas lentes!
Concordo.
Eu tenho uma Mamiya 500mm, que é um colosso de pesada.
Mas vai ficando sub utilizada, pelo peso e pelo fato da 80mm resolver muito bem o problema.
:/
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 10:56:07
Entendo... Então com uma médio formato, uma 35 pra paisagens e uma 80 eu posso me considerar um cara muito feliz?
E... uma lente de 80mm equivale a 50 nos 35? Então a 35 equivale a 21?


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #25 Online: 19 de Fevereiro de 2013, 11:32:26
Aproximadamente!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #26 Online: 06 de Março de 2013, 22:34:07
Comprei uma Mamiya 6 do nosso amigo Braga e é um tesão de câmera.
Imaginem uma rangefinder grande, lidona, estilosa, com um negativo 6x6 e um conjunto de lentes de 50mm, 75mm e 150mm de altíssima qualidade.
Segundo o Ken Rockwell é a melhor camera nesse segmento
http://www.kenrockwell.com/mamiya/6.htm
Valeu Braga.  :ok:

"The Mamiya 6 does the same thing as a Hasselblad system with the 50, 80 and 150 lenses, just that is weighs much less, is much easier and faster to use and makes sharper images due to the silent and vibration free electronic leaf shutters and rangefinder design lenses. 220 and 120 film are selected just by rotating the pressure plate; the Hasselblad requires separate backs! This rangefinder design is what makes the lenses better than the Zeiss SLR lenses exactly in the same way the Leica rangefinder lenses can outdo SLR lenses, especially for wide angles."

Ken Rockwell
« Última modificação: 06 de Março de 2013, 22:39:00 por fcsergio »