Autor Tópico: Uma médio formato pra sempre  (Lida 5447 vezes)

michel

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
Online: 28 de Dezembro de 2012, 13:56:02
Olá pessoal, eu estou mto afim de comprar uma médio formato, mas queria adquirir algo que tenha a resistência de um tanque de guerra e a mecânica de um relógio suiço! Queria gastar com uma coisa boa!

Vi várias câmeras de Médio formato analógicas pra vender, tais como Mamiya, Hasselblad, Brônica, Kiev.... gostaria de saber na opnião de vocês qual se encaixa mais nas características que estou procurando?


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #1 Online: 28 de Dezembro de 2012, 14:37:57
Qualquer uma delas tem essas características! Eu recomendo as Hasselblad C 503, H1 ou H2 por aceitarem backs de filme e digital tanto da Hasselblad quanto da Phase One, ou as Mamiya 645 AFD ou AFD II pelo mesmo motivo!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


marciocvital

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #2 Online: 28 de Dezembro de 2012, 21:46:58
Vai de Hasselblad! Comprei uma 500C recentemente e vou te falar uma coisa... Que máquina...

Olha ela aí






andreagenor

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #3 Online: 07 de Janeiro de 2013, 00:09:57
Olá eu uso uma Mamiya RZ 67 ProII com back digital da Leaf..... cara é simplesmente fantástico e a camera é literalmente um tanque de gerra, pesada, mas muito precisa. Se vc nunca usou MF, principalmente Digital vc leva um tempo pra pegar o jeito, mas depois vc não larga mais.


Herik

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
Resposta #4 Online: 14 de Janeiro de 2013, 15:37:30
Olá pessoal, eu estou mto afim de comprar uma médio formato, mas queria adquirir algo que tenha a resistência de um tanque de guerra e a mecânica de um relógio suiço!

Tanque de guerra então com certeza seria uma Kiev ( 60 ou 88 ), agora, quanto a parte mecânica dela ... :no: bem... digamos que não é nenhum relógio suiço ( embora não seja péssima )

abraços,
Herik


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Janeiro de 2013, 16:06:56
Se é pra usar a expressão "Tanque de Guerra", a câmera que mais merece o elogio é a (TLR) Rolleiflex. Na minha opinião não tem pra mais ninguém. Nela se faz uma manutenção preventiva a cada 15 ou 20 anos, se não for até mais.

Dito por gente que realmente entende do assunto (o Sr. Perez da Anatec): "... tem a mecânica mais robusta e precisa que eu conheço". Quem duvidar disso, eu convido para ir lá comigo e ouvir isso da boca dele mesmo. Esse homem trabalha com câmeras fotográficas há mais de 40 anos.
-22.352971,-48.775582


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 14 de Janeiro de 2013, 17:09:17
Se é pra usar a expressão "Tanque de Guerra", a câmera que mais merece o elogio é a (TLR) Rolleiflex. Na minha opinião não tem pra mais ninguém. Nela se faz uma manutenção preventiva a cada 15 ou 20 anos, se não for até mais.

Dito por gente que realmente entende do assunto (o Sr. Perez da Anatec): "... tem a mecânica mais robusta e precisa que eu conheço". Quem duvidar disso, eu convido para ir lá comigo e ouvir isso da boca dele mesmo. Esse homem trabalha com câmeras fotográficas há mais de 40 anos.

 :ok:
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 15 de Janeiro de 2013, 22:40:17
Se é pra usar a expressão "Tanque de Guerra", a câmera que mais merece o elogio é a (TLR) Rolleiflex. Na minha opinião não tem pra mais ninguém. Nela se faz uma manutenção preventiva a cada 15 ou 20 anos, se não for até mais.

Dito por gente que realmente entende do assunto (o Sr. Perez da Anatec): "... tem a mecânica mais robusta e precisa que eu conheço". Quem duvidar disso, eu convido para ir lá comigo e ouvir isso da boca dele mesmo. Esse homem trabalha com câmeras fotográficas há mais de 40 anos.

O que muda tanto entre ela e uma Yashica Mat 124G ??
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2013, 22:59:30 por fcsergio »


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 16 de Janeiro de 2013, 16:23:26
O que muda tanto entre ela e uma Yashica Mat 124G ??

Rollei é Rollei, com sua mecânica mais do que robusta e ótica alemã (Zeiss e Schneider) que dispensam apresentações.

A Yashica Mat G é mesmo uma belíssima câmera, com uma ótica (Yashinon) fabulosa. Mas o aspecto operacional requer um certo cuidado. Calma! Não precisa tratá-la com viadagem nem frescura, no entanto, ela é sim mais frágil que uma Rolleiflex. Assim, trate com carinho e cuidado dos comandos mecânicos: abertura, velocidade, alavanca (manivela) de transporte do filme. Principalmente este último, já que esse tipo de câmera ao transportar o filme o mecanismo também rearma o obuturador para a próxima foto, tal como nas 35mm que conhecemos.

Deixar cair? Pancada? Nem pensar.

Com esses cuidados – até tolos, diga-se de passagem – você vai ter um equipamento funcionando por muuuuuito tempo.

Outra coisinha acho que meio besta. A Rollei tem correção de paralaxe (sim senhor, tem gente que até se assusta com isso, mas é só olhar atentamente no despolido), já a Yashica não. Faz diferença? Sei lá, de 4 ou 5 metros até infinito, não. Mas bem próximo isso pode fazer "alguma" diferença.
-22.352971,-48.775582


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 20 de Janeiro de 2013, 03:41:06
Rollei é Rollei, com sua mecânica mais do que robusta e ótica alemã (Zeiss e Schneider) que dispensam apresentações.

A Yashica Mat G é mesmo uma belíssima câmera, com uma ótica (Yashinon) fabulosa. Mas o aspecto operacional requer um certo cuidado. Calma! Não precisa tratá-la com viadagem nem frescura, no entanto, ela é sim mais frágil que uma Rolleiflex. Assim, trate com carinho e cuidado dos comandos mecânicos: abertura, velocidade, alavanca (manivela) de transporte do filme. Principalmente este último, já que esse tipo de câmera ao transportar o filme o mecanismo também rearma o obuturador para a próxima foto, tal como nas 35mm que conhecemos.

Deixar cair? Pancada? Nem pensar.

Com esses cuidados – até tolos, diga-se de passagem – você vai ter um equipamento funcionando por muuuuuito tempo.

Outra coisinha acho que meio besta. A Rollei tem correção de paralaxe (sim senhor, tem gente que até se assusta com isso, mas é só olhar atentamente no despolido), já a Yashica não. Faz diferença? Sei lá, de 4 ou 5 metros até infinito, não. Mas bem próximo isso pode fazer "alguma" diferença.

Eu desconhecia completamente o detalhe da correção da paralaxe.
E em ter os de nitidez e qualidade de imagem ?? Tem diferença ?
A propósito, é apenas impressão minha ou as camera analógicas deram uma inflacionada no eBay?
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2013, 03:44:17 por fcsergio »


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 20 de Janeiro de 2013, 10:11:01
Eu desconhecia completamente o detalhe da correção da paralaxe.
E em ter os de nitidez e qualidade de imagem ?? Tem diferença ?
A propósito, é apenas impressão minha ou as camera analógicas deram uma inflacionada no eBay?

Deram sim.

Tenho acompanhado preços de Rolleiflex e umas Canonet por lá e estão cada vez maiores, principalmente das Rollei.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 20 de Janeiro de 2013, 10:24:35
Não conheço os outros modelos, mas tenho uma Mamiya 645 pro que é ótima.
Gosto também da qualidade das lentes, em metal.
O interessante no MF   é que todo mundo parece estar contente com seu equipamento e modelo.
Não se fica naquela coisa de estar sempre procurando um  modelo melhor. :D
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #12 Online: 20 de Janeiro de 2013, 10:37:21
Não conheço os outros modelos, mas tenho uma Mamiya 645 pro que é ótima.
Gosto também da qualidade das lentes, em metal.
O interessante no MF   é que todo mundo parece estar contente com seu equipamento e modelo.
Não se fica naquela coisa de estar sempre procurando um  modelo melhor. :D
É um mundo onde as pessoas gostam realmente de fotografar, e não ficar batendo papo sobre o equipamento!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 20 de Janeiro de 2013, 14:48:09

E em ter os de nitidez e qualidade de imagem ?? Tem diferença ?


Diferença? Sim, dizem que tem. Dizem! Eu confesso que não tenho "olho suficientemente treinado" para notar alguma diferença. Vou ser bastante franco e honesto: se me colocarem duas fotos, uma ao lado da outra, fotos essas feitas com o mesmo tipo de filme, ampliação feita no mesmo tipo de papel, todo o processo exatamente o mesmo... eu não saberia dizer qual é a Yashinon e qual é a que foi feita por uma alemã da Rollei, seja Zeiss ou Schneider.

Muito gente nesse mundo da fotografia bate no peito e se diz o fodão, que conhece tudo e mais um pouco. Isso me faz lembrar um cara que conheci cuja especialidade, dizia ele, era a cerveja. Uma vez, num boteco, eu vi alguémn chamá-lo para uma degustação. Haviam três copos de cerveja sem nenhuma identificação de marca. Ele experimentou cada um dos copos, fez caras e bocas.  No primeiro copo ele acertou: Skol; no segundo errou: falou que era Antártica; no terceiro estava em dúvida: não sabia dizer mas, disse, "parece ser uma importada, mas não tenho certeza". Nos três copos havia a cerveja de uma mesma garrafa: a Skol.

A única dúvida que ficou na sacanagem que se fez com o sujeito foi: já no primeiro copo ele acertou, pois disse ser Skol, então.... teria ele chutado aquela marca ou pelo menos aquela ele conhecia mesmo?!

Sério! Isto aconteceu mesmo, mas deixemos isso pra lá. Eu prefiro dizer que não entendo PoRcaRiA nenhuma do que ficar me gabando com um tema que não conheço a fundo.

Tem um colega em outro forum, o Flávio, que fotografa com Rollei e com Yashica. Ele é biólogo, viaja bastante pelo mundo afora, tem fotos de vários países da América do Sul, da África, da Europa. Eu acho bastante difícil – se for pra mim: impossível – dizer qual foi feita com a Yashica e qual com a Rollei.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2013, 14:48:49 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #14 Online: 20 de Janeiro de 2013, 15:33:51
Diferença? Sim, dizem que tem. Dizem! Eu confesso que não tenho "olho suficientemente treinado" para notar alguma diferença. Vou ser bastante franco e honesto: se me colocarem duas fotos, uma ao lado da outra, fotos essas feitas com o mesmo tipo de filme, ampliação feita no mesmo tipo de papel, todo o processo exatamente o mesmo... eu não saberia dizer qual é a Yashinon e qual é a que foi feita por uma alemã da Rollei, seja Zeiss ou Schneider.

Muito gente nesse mundo da fotografia bate no peito e se diz o fodão, que conhece tudo e mais um pouco. Isso me faz lembrar um cara que conheci cuja especialidade, dizia ele, era a cerveja. Uma vez, num boteco, eu vi alguémn chamá-lo para uma degustação. Haviam três copos de cerveja sem nenhuma identificação de marca. Ele experimentou cada um dos copos, fez caras e bocas.  No primeiro copo ele acertou: Skol; no segundo errou: falou que era Antártica; no terceiro estava em dúvida: não sabia dizer mas, disse, "parece ser uma importada, mas não tenho certeza". Nos três copos havia a cerveja de uma mesma garrafa: a Skol.

A única dúvida que ficou na sacanagem que se fez com o sujeito foi: já no primeiro copo ele acertou, pois disse ser Skol, então.... teria ele chutado aquela marca ou pelo menos aquela ele conhecia mesmo?!

Sério! Isto aconteceu mesmo, mas deixemos isso pra lá. Eu prefiro dizer que não entendo PoRcaRiA nenhuma do que ficar me gabando com um tema que não conheço a fundo.

Tem um colega em outro forum, o Flávio, que fotografa com Rollei e com Yashica. Ele é biólogo, viaja bastante pelo mundo afora, tem fotos de vários países da América do Sul, da África, da Europa. Eu acho bastante difícil – se for pra mim: impossível – dizer qual foi feita com a Yashica e qual com a Rollei.
Chega em um nível que não faz muita diferença! A lente projeta sobre o filme uma imagem se for lente de alto nível não dá para diferenciar muito pois  proximidade com a imagem real é muito próxima! Já a diferença entre uma 120 para uma 35 e 110 é bem perceptível!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr