A Sony sempre teve alguns poréns que dificultaram sua venda ao amador avançado/profissional, como por exemplo o uso de sistemas altamente dedicados - como o flash por exemplo - e também por continuamente apostar em sistemas novos, que podem ou não dar certo. Se der certo, ganham um grande nicho de mercado, se não der, bem aí paciência.. Mas quem tem normalmente gosta bastante.
Mesmo assim, a Sony não está tão mal e teve sua participação no market-share japonês aumentada, que embora não possa ser um modelo para um padrão mundial já que o público japonês é de certa forma diferenciado e tem acesso mais fácil às novas tecnologias.
O BCNRanking já divulgou o market-share de 2012, e a Sony na realidade está até próxima da Olympus entre as câmeras de lentes intercambiâveis, principalmente por causa das NEX, já que a linha Alpha continua tendo resultados de venda pequenos, pelo menos neste mercado.
No total gera das câmeras de lentes intercambiáveis, a divisão ficou assim:
1) Canon 28.6%
2) Nikon 25%
3) Olympus 14.3%
4) Sony 13.3%
5) Panasonic 11.3%
Considerando-se apenas câmeras com espelho
1) Canon 52,7%
2) Nikon Corporation 35,1%
3) Sony Corporation 7,1%
E sem espelho
1) Olimpus 29,8%
2) Panasonic 23,3%
3) Sony Corporation 20,1%