Então Spider, o universo em São Paulo é algo muito amplo, é difícil mensurar, porque tem preços pra todo mundo, pra quem pode muito ou pode quase nada. Eu não tenho experiência de mercado fotográfico pq estou ainda embarcando no meu segundo ano como freela, é muito pouco tempo.
Tenho um cliente no interior de São Paulo que é um grande grupo hospitalar. A primeira coisa que fiz foi um reajuste no preço para as minhas pautas de 4 horas, e já sinto as dificuldades para fazer o cliente entender o porquê do ajuste. Inflação, dólar, experiência do fotógrafo etc... isso porque você tá fazendo um institucional que terá divulgação na mídia.
Agora fico aqui imaginando como se vende um trabalho com preços justos para aniversariantes. Cada um acha e faz o seu mercado.
É muito dificil definir o que é justo, não é mesmo? A verdade é que muita gente acha que fotógrafo deveria andar a pé, não ter fillhos, nem férias, nem sonhos.
Acho que vem desse pensamento a explicaçao de muitos fotografos para seus preços "altos", quando dizem que possuem custos elevados, portanto preços elevados. Eu acho esse tipo de pensamento um tanto depreciativo. Costumo dizer que não tenho muitos custos nao. Nao acho o preço do necessário para se trabalhar decentemente alto. Nao tenho estudio. Em minha vida, nao investi quase nada (pensando somente em termos monetários) em conhecimento. Estudei muito tempo em escola pública, em universidade pública. O que gastei e muito foi TEMPO. E se tempo é dinheiro, posso dizer que investi altos valores.
O fato é que parece que a fotografia voltada a particulares, pessoa fisica, tem que justificar sempre o seu valor. Vejo clientes pedindo justificativas e fotografos oferecendo justificativas. Na verdade, trata-se mais de posicionamento de mercado do que de custos. Inicialmente, meus preços eram comparáveis a da média. Comecei a perceber que muita gente escolhia o meu trabalho nao por afinidade mas porque eu me situava num patamar de preço acessivel a pessoas que buscam a fotografia por tradiçao (a sociedade espera que eu fotografe a festinha de um ano do meu filho, a minha gravidez, o meu filho recem nascido) e nao necessariamente por apreciação. Logo que identifiquei isso, subi o meu preço e saí dessa media. Agora, quem fecha comigo, na grande maioria das vezes, é porque aprecia fotografia, aprecia a minha linguagem. Obviamente, o posicionamento é dependente da variável qualidade. Quem está disposto a pagar altos valores por fotografia é porque aprecia a arte fotografica. Essa apreciação leva a observaçao, ao estudo e, consequentemente, a exigencia aumenta. Por isso que o aumento dos preços exige qualidade em vários ambitos. Nao somente a qualidade na fotografia mas em tudo que envolve o negocio. Essa qualidade é atingida a custo de esforço, preparação, tempo de estudo, tempo destinado a cada cliente, etc. Se voce contabilizar tudo isso, verá que muito fotografo que cobra caro, lucra muito menos que muitos que cobram barato. É so contabilizar tudo certinho, todo esse tempo de estudo, dedicacao necessaria para atingir esse patamar de preços. Concluindo, financeiramente falando, atingir a exclencia nem sempre é a melhor alternativa. O que move a busca pela excelencia sao outros fatores, nao o dinheiro.
p.s. Fotografo profissionalmente há mais ou menos 1 ano. Vejo um monte de restaurante abrindo e nunca comi de graça em nenhum deles. Muito pelo contrario, muitos já abrem com pratos a peso de ouro. Portanto, o tempo de trabalho nao determina, de forma alguma, o valor deste.