Autor Tópico: Viewfinder: importante?  (Lida 5930 vezes)

J.mendes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Feminino
Online: 03 de Março de 2013, 19:33:32
Boa noite pessoal,

estou com uma dúvida básica (talvez até boba). Qual a importância do viewfinder (visor ótico)? Modifica mesmo a composição de uma cena como andei lendo em alguns sites?

Essa dúvida surgiu pois comecei a me interessar pela sony NEX-F3  :wub:, mas ela não possui viewfinder  :(. Minha queridinha antes dela era a Canon T3, que já li bastante a respeito, mas me incomoda o tamanho dessa câmera.

Obrigada desde já pela atenção e comentários!


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 03 de Março de 2013, 19:45:36
em situações de muita luz como debaixo do sol, na praia, etc, o visor LCD é horrível... nada como o visor óptico...
em situações em ângulos difíceis (por cima das cabeças das pessoas, perto do chão, etc) o visor LCD é o que resolve..

As câmeras que tem opção de não usar o visor óptico tem suas vantagens e não podem ser desmerecidas por isso. Depende da necessidade de cada um..
« Última modificação: 03 de Março de 2013, 19:46:09 por Luciano.Queiroz »


J.mendes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 03 de Março de 2013, 20:21:47
Obrigada pela resposta Luciano!

Realmente me preocupa essa questão de locais como praia, até porque a paisagem que tenho preferência para fotografar é praia.  :shock:


marcelo556

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.122
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 03 de Março de 2013, 20:23:10
não se esqueça que praia não é recomendada para o equipamento, tem que tomar algumas precauções.
♫ Na sua terra tem palmeiras onde canta o sabiá, na minha terra tem favela onde canta o HK  ♪


J.mendes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 03 de Março de 2013, 20:27:52
Então vou ter que pensar melhor. Tenho uma viagem para um local de praia e queria levar a câmera para começar a testar.

Obrigado pela dica marcelo.


marcelo556

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.122
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Março de 2013, 20:34:28
a não ser que compre uma 7D ou 5D MK II, ai pode ir menos preocupado.
♫ Na sua terra tem palmeiras onde canta o sabiá, na minha terra tem favela onde canta o HK  ♪


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 03 de Março de 2013, 20:34:54
Acho que uma solução boa para substituir a Nex seria as PEN da Olympus. Não tem VF, mas vc pode comprar um EVF que dizem que é bom.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 03 de Março de 2013, 20:54:48
Não sabia que as NEX tinha o EVF assim, pra mim só a 7 e 6 que já vinha integrado.

Vlw

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 03 de Março de 2013, 22:15:52
Para mim viewfinder é indispensável, seja ele eletrônico (mirrorless e SLTs) ou óticos (SLRs).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Fabio Machado

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 87
  • Sexo: Masculino
    • 500px.com/fabiomachado
Resposta #10 Online: 03 de Março de 2013, 22:56:42
Então vou ter que pensar melhor. Tenho uma viagem para um local de praia e queria levar a câmera para começar a testar.

Obrigado pela dica marcelo.

Não se preocupe muito com isso não. Não é proibido levar a câmera para a praia, se fosse assim, ninguém iria com o celular também!

É só ter os cuidados necessários de não deixar cair na areia, não deixar muito exposta à maresia e tentar não manusear ela com as mão "sujas" de protetor solar.

E quanto ao lcd, só é um grande problema se você for fotografar contra o sol forte, o que nem é recomendado pelos fabricantes.

Agora fotografar o pôr-do-sol não tem problema nenhum, o LCD até ajuda porque você consegue ver como vai ficar a exposição antes do clique.
« Última modificação: 03 de Março de 2013, 23:01:07 por Fabio Machado »


J.mendes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 04 de Março de 2013, 10:15:50
Não se preocupe muito com isso não. Não é proibido levar a câmera para a praia, se fosse assim, ninguém iria com o celular também!

É só ter os cuidados necessários de não deixar cair na areia, não deixar muito exposta à maresia e tentar não manusear ela com as mão "sujas" de protetor solar.

E quanto ao lcd, só é um grande problema se você for fotografar contra o sol forte, o que nem é recomendado pelos fabricantes.

Agora fotografar o pôr-do-sol não tem problema nenhum, o LCD até ajuda porque você consegue ver como vai ficar a exposição antes do clique.

Obrigada pela incentivo! Já dei uma pesquisada aqui no MF e achei um tópico falando de cuidados com a câmera na praia.

Abraços.


J.mendes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 05 de Março de 2013, 09:18:26
Olá pessoal,

obrigada pelas respostas! Agora aproveitando o post aqui, gostaria de saber o que vocês acham da câmera canon G1X para um iniciante sem pretensões profissionais, apenas hobby. Ou seria mais interessante pegar uma G15?

Abraços.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 05 de Março de 2013, 09:29:16
Olá pessoal,

obrigada pelas respostas! Agora aproveitando o post aqui, gostaria de saber o que vocês acham da câmera canon G1X para um iniciante sem pretensões profissionais, apenas hobby. Ou seria mais interessante pegar uma G15?

Abraços.

Pelo preço, eu iria de G15.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


J.mendes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Feminino
Resposta #14 Online: 05 de Março de 2013, 10:53:35
Pelo preço, eu iria de G15.

Abcs

Obrigada Dimi!