Autor Tópico: Projeto Gênesis - Sebastião Salgado  (Lida 27658 vezes)

João Pens

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
Resposta #135 Online: 18 de Março de 2014, 10:13:40
Nao eh preciso ser tao determinado quando se tem financiamento (dinheiro) e tempo. O que ele fez foi indiretamente prestar um servico, pagaram ele para explorar lugares e fotografar, para fazerem o livro e venderem. Me  corrijam se eu estiver errado, pelo que fiquei sabendo o projeto nao eh dele.

Determinados mesmos sao aqueles que estao viajando de carona e carregando praticamente todas as economias que tem na mala, ou que estao investindo todo que tem em projetos artisticos/fotograficos, mesmo sem muita ou nenhuma expectativa que tera um retorno financeiro, mas estao fazendo o que motivam eles a viver cada dia.

Eu gosto do SS pela qualidade e concistencia do trabalho dele, o que estabeleceu o nome dele, e nao pela determinacao. E de outros pela determinacao, e nao pela qualidade.

Com certeza, atualmente ele tem todo um suporte. E concordo também que tem muito fotógrafo tirando leite de pedra.  Mas o meu comentário foi baseado na sua história, na sua determinação ao largar uma carreira promissora na economia para se dedicar a fotografia, ele custeou seus primeiros projetos com suas fotos, então se ele tem todo esse suporte hoje em dia, isso se chama mérito. E não pense que a qualidade do trabalho dele não tem haver com determinação, não é apenas um dom, tem muito empenho atrás de tanta qualidade. Enfim, basta conhecer sua história para ver o quão determinado ele é.


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #136 Online: 18 de Março de 2014, 12:17:15
Realmente Lord, mas eu acho que é mais fácil um livro novo do SS!  :hysterical:
O melhor de dois mundos seria a Pentax lançar  a FF e o SS começar a fotografar com ela.  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #137 Online: 18 de Março de 2014, 12:31:30
O projeto Gênesis foi financiado pela Vale (http://www.vale.com/PT/aboutvale/initiatives/genesis/Paginas/default.aspx), mas na minha opinião não tira o mérito dele. Aliás, para quem é fã e estiver em Porto Alegre, a exposição está lá até o dia 12 de maio, se não me engano.

Abs
Ser financiado é bem diferente de ser pautado. Tenho certeza que ele tinha plena liberdade criativa, segundo suas entrevistas o projeto é sim dele, não foi encomendado pela Vale, o caminho foi inverso, ele tinha o plano e conseguiu quem apostasse e comprasse a ideia.

Em nenhum momento eu supus em tirar o merito dele. O que eu digo eh que para fazer um projeto desse viajando nos lugares onde ele esteve, nao vejo fotografo no estilo dele que nao faria o mesmo se nao tivesse o financiamente que ele teve. Tendo dinheiro nao ha mais nenhum impecilio. Mas obviamente ele conseguiu o financiamente desse porte pelo peso do nome dele e da historia dele, o que eh um grande merito.

Tambem nao quis dizer que ele foi pautado, mas sim chamado para fazer um trabalho fotografico de expressao dele. Mas pelo o que vc diz ele eh quem foi atras do financiamento para o proprio projeto.



Com certeza, atualmente ele tem todo um suporte. E concordo também que tem muito fotógrafo tirando leite de pedra.  Mas o meu comentário foi baseado na sua história, na sua determinação ao largar uma carreira promissora na economia para se dedicar a fotografia, ele custeou seus primeiros projetos com suas fotos, então se ele tem todo esse suporte hoje em dia, isso se chama mérito. E não pense que a qualidade do trabalho dele não tem haver com determinação, não é apenas um dom, tem muito empenho atrás de tanta qualidade. Enfim, basta conhecer sua história para ver o quão determinado ele é.
Concordo. Pensei que vc se referia a esse projeto em particular, mais expecificadamente pela viagem em si.


Karl Junior

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.234
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é mostrar aos outros como vemos o mundo
    • Olhar Fotográfico
Resposta #138 Online: 20 de Março de 2014, 18:15:38
Bom, além de comprar o livro, tive o prazer de ver ao vivo e em cores, aliás, em PB...rsrsr, a expo Gênesis no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. É algo realmente extasiante ver as fotos em seus tamanhos originais. É algo de outro mundo, inesquecível.
Mesmo assim, há quem critique o tratamento feito por igual em todas as fotos. Ou seja, percebe-se uma unidade em toda a obra e essa unidade passa também pelo tratamento. Se o SS fizesse uma salada de frutas iriam criticar da mesma forma. Então dizem que não se pode andar pelos quatro cantos do mundo e obter o mesmo tipo de foto...

A verdade é que o trabalho é maravilhoso!

« Última modificação: 20 de Março de 2014, 18:16:23 por Karl Junior »
NIKON D7000 / NIKON D610 / NIKKOR 18-105mm / NIKKOR AF 50mm 1.4G & 1.8D / NIKKOR AF 85mm 1.8D / SIGMA 150-500mm 5-6.5 / NIKKOR 24-70 2.8 / SB-700 / SB-910
http://www.olharfotografico.com
https://www.flickr.com/photos/karl_junior/
https://500px.com/romanelli


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #139 Online: 25 de Março de 2014, 20:10:42
Eu vi a exposição em Madrid, em fevereiro. Sensacional.

Tinha muito espanhol babando nas fotos lá.

:)

abs


hbrandao

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
Resposta #140 Online: 26 de Agosto de 2014, 21:42:18
A exposição passou por BH e eu não fui ver.  :aua: :aua: :aua: :aua:

Mas ela pode ser vista aqui: http://www.vale.com/PT/aboutvale/initiatives/genesis/Paginas/default.aspx
Henrique Brandão
Fotografe para tornar eternas as emoções que seriam efêmeras
>> http://www.flickr.com/photos/hbrandao


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.204
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #141 Online: 15 de Março de 2015, 18:07:12
O Jared Polin fez um review do livro... É legal ver um americano falando bem de um brasileiro; mesmo que o Sebastião já é global!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


carlos_blau

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 82
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #142 Online: 24 de Março de 2015, 01:52:44
Eu encontrei o filme em boa qualidade (720p) na língua original via torrent, porém está com legendas fixas em espanhol. Não sei como seriam as regras do fórum com isso, mas de repente posso compartilhar o link, caso queiram.
Canon 6D / TS-E 24mm 3.5L II / EF 24mm 1.4L II USM / Samyang 14mm 2.8 ED AS IF UMC
Tripé Manfrotto 055XPRO3 / Cabeça Manfrotto 410 / Filtros Hoya


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.204
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #143 Online: 24 de Março de 2015, 07:13:43
Eu encontrei o filme em boa qualidade (720p) na língua original via torrent, porém está com legendas fixas em espanhol. Não sei como seriam as regras do fórum com isso, mas de repente posso compartilhar o link, caso queiram.
Não é permitido linda piratas e nem propagação de pirataria no fórum...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #144 Online: 24 de Março de 2015, 20:06:11
O Jared Polin fez um review do livro... É legal ver um americano falando bem de um brasileiro; mesmo que o Sebastião já é global!
Caramba..... o Jared poucas vezes o vi usar tamanha quantidade de adjetivos positivos sobre alguma coisa.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Patagonico

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.979
  • Sexo: Masculino
Resposta #145 Online: 26 de Março de 2015, 07:46:21
Nao eh preciso ser tao determinado quando se tem financiamento (dinheiro) e tempo. O que ele fez foi indiretamente prestar um servico, pagaram ele para explorar lugares e fotografar, para fazerem o livro e venderem. Me  corrijam se eu estiver errado, pelo que fiquei sabendo o projeto nao eh dele.

Determinados mesmos sao aqueles que estao viajando de carona e carregando praticamente todas as economias que tem na mala, ou que estao investindo todo que tem em projetos artisticos/fotograficos, mesmo sem muita ou nenhuma expectativa que tera um retorno financeiro, mas estao fazendo o que motivam eles a viver cada dia.

Eu gosto do SS pela qualidade e concistencia do trabalho dele, o que estabeleceu o nome dele, e nao pela determinacao. E de outros pela determinacao, e nao pela qualidade.

Croix falou a verdade, dinheiro ainda é quase tudo em projetos como os dele (sem tirar o mérito do fotografo). A estrutura não é pequena e o custo todos podem imaginar o que é, depois vem a produção e divulgação de todo o material. Não estou dizendo que não é um trabalho árduo,  é muito melhor ter determinação quando se tem todas as condições para ser.  Sem dúvida é um dos trabalhos mais admiráveis da atualidade.
Que bom que existem fotógrafos como ele com as condições que tem para produzir.

Abs


rlbraz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
  • Sexo: Masculino
  • Polite as usual
    • Rafael e Nathalia Fotografia
Resposta #146 Online: 27 de Março de 2015, 13:48:50
Na Saraiva o Livro está R$129 reais e parcela em até 10x sem juros.
Já não temos desculpas pra não ter o livro. Encomendei a minha cópia.
Rafael Braz


rlbraz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
  • Sexo: Masculino
  • Polite as usual
    • Rafael e Nathalia Fotografia
Resposta #147 Online: 27 de Março de 2015, 13:49:12
Rafael Braz


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.204
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #148 Online: 29 de Março de 2015, 07:42:09
Croix falou a verdade, dinheiro ainda é quase tudo em projetos como os dele (sem tirar o mérito do fotografo). A estrutura não é pequena e o custo todos podem imaginar o que é, depois vem a produção e divulgação de todo o material. Não estou dizendo que não é um trabalho árduo,  é muito melhor ter determinação quando se tem todas as condições para ser.  Sem dúvida é um dos trabalhos mais admiráveis da atualidade.
Que bom que existem fotógrafos como ele com as condições que tem para produzir.

Abs
Dinheiro é tudo! Você pode pegar um cara medíocre e transformá-lo em alguém muito bem sucedido com as ferramentas e profissionais certos...
Difícil é achar alguém que queira investir em um medíocre.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #149 Online: 29 de Março de 2015, 07:53:13
Dinheiro é tudo! Você pode pegar um cara medíocre e transformá-lo em alguém muito bem sucedido com as ferramentas e profissionais certos...
Difícil é achar alguém que queira investir em um medíocre.

Nao eh nada dificil quando o mediocre tem os contatos certos, ou quando a mediocridade vende bem. Na verdade eh muito comum.