Boa lente para isso é uma TS, mas se não tem essa lente, usando uma GA comum, procure manter a lente no plano paralelo ao piso, assim as distorções ficam "equilibradas", aumente ou diminua a altura da câmera para enquadramento pelo tripé. Sim, existe é uma limitação para lidar com seus enquadramentos e distorções, procure observar essa questão das linhas verticais e horizontais nos cantos de parede e teto/piso, nos moveis, janelas etc.. e encontre uma posição que traga menos distorções.
Faça um teste, coloque o olho no viewfinder e passeie lentamente com a câmera, incline ela pra cima e pra baixo, vira para um lado e para o outro, observe as linhas entortando, distorcendo, e logo vc vai entender como são as distorções de sua lente, observe bastante, vc vai ver que é fácil de entender.
O trabalho continua na edição da foto com sftws que fazem as correções de distorção, a maioria dos sftws atuais ja tem algorítimos automatizados para fazer as correções específicas para a sua lente, embutido neles.
Quanto a luz, os grandes fotógrafos de arquitetura fazem uma montagem de várias fotos para conseguir o melhor equilíbrio de temperaturas, intensidade de luz e de cores. Existem horários de equilíbrio para a relação de luz que entra pela janela e a luz interna. Esse é um trabalho delicado, de captação da imagens e de montagens e correções na edição, sugiro vc assistir vídeos que existem por ai do pessoal demonstrando como lidar com essa questão de temperaturas, fotometria e cores. Um bom começo é explorar o site da Sekonic, lá tem vídeos de experts dando uma boa noção de como isso funciona.
Boa sorte e abração!!!