Autor Tópico: Lentes  (Lida 3193 vezes)

nekosg

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 320
  • Sexo: Masculino
  • Seja você mesmo.
    • Neko Oliveira Fotografia
Resposta #15 Online: 19 de Março de 2013, 01:23:26
meus deus. essa das lentes e objetivas .-.
Portfólio: http://www.nekooliveira.com.br

Equipamento: Canon 5d MkII


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 19 de Março de 2013, 01:23:30
As melhores OBJETIVAS são as que cabem no seu bolso.
LENTES são as do telescópio Hubble.
Minha Sigma 150-500mm não cabe no meu bolso.
Ela é uma lente?    :assobi: :assobi: :assobi:
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


nekosg

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 320
  • Sexo: Masculino
  • Seja você mesmo.
    • Neko Oliveira Fotografia
Resposta #17 Online: 19 de Março de 2013, 01:35:24
Minha Sigma 150-500mm não cabe no meu bolso.
Ela é uma lente?    :assobi: :assobi: :assobi:

 universo se destruindo em 3,2,1
Portfólio: http://www.nekooliveira.com.br

Equipamento: Canon 5d MkII


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 19 de Março de 2013, 02:24:40
Pessoal, tenho uma dúvida:

Tenho uma T4I e quero comprar uma 50mm 1.8 que um cara ta vendendo.
Mas fico com dó pela câmera ter o crop de 1.6 e na verdade a gente perde parte do potencial de tamanho que a lente pode oferecer.

Compensa mesmo assim? A lente ta por volta de R$ 350,00.

Valeu!

Abraços

O potencial é o mesmo... esse "problema" vc terá que qualquer lente, dado que o fator crop sempre vai existir para sua câmera.

O que para vc eh um problema para muitos eh uma solução ótima, pois em uma FF uma lente 85/1.8 eh bem mais cara. Essa DF eh ótima para retrato.

Lentes Antigas + Sony E-Mount


Malak

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 19 de Março de 2013, 08:08:04
O potencial é o mesmo... esse "problema" vc terá que qualquer lente, dado que o fator crop sempre vai existir para sua câmera.

O que para vc eh um problema para muitos eh uma solução ótima, pois em uma FF uma lente 85/1.8 eh bem mais cara. Essa DF eh ótima para retrato.

Saquei. Todas as DSLRs nessa faixa de preço tem crop? Parece que vi em algum lugar uma maneira de "burlar" o crop e aumentar o tamanho da imagem.

Existe isso mesmo?
Canon T4i + 18-55mm + 50mm 1.8 + um pouco de sorte de estar no lugar certo e na hora certa


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 19 de Março de 2013, 12:06:58
Não, amigo, não tem como "burlar" o tamanho físico de um sensor para mais.

Se realmente quiser uma lente que tenha o ângulo de visão semelhante ao de 50mm numa câmera full frame compre uma "mais aberta" que a de 50mm, assim ela vai compensar e chegar perto disso. A 35mm vira uma 56mm na sua Canon, por exemplo.

O cálculo é simples: quantidade de milímetros da lente x 1.6 (no caso da sua Canon).


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #21 Online: 19 de Março de 2013, 13:22:03
Não, amigo, não tem como "burlar" o tamanho físico de um sensor para mais.

Se realmente quiser uma lente que tenha o ângulo de visão semelhante ao de 50mm numa câmera full frame compre uma "mais aberta" que a de 50mm, assim ela vai compensar e chegar perto disso. A 35mm vira uma 56mm na sua Canon, por exemplo.

O cálculo é simples: quantidade de milímetros da lente x 1.6 (no caso da sua Canon).

Tem sim.
Chama-se interpolação.
Muito embora seja absolutamente irrelevante no questionamento feito pelo colega.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Malak

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 19 de Março de 2013, 13:25:10
Tem sim.
Chama-se interpolação.
Muito embora seja absolutamente irrelevante no questionamento feito pelo colega.

Interpolação!

Esse era o nome! E como funciona isso? Da certo mesmo Mr. Hyde?
Canon T4i + 18-55mm + 50mm 1.8 + um pouco de sorte de estar no lugar certo e na hora certa


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 19 de Março de 2013, 13:36:29
Tem sim.
Chama-se interpolação.
Muito embora seja absolutamente irrelevante no questionamento feito pelo colega.

Não, burlar o tamanho físico do sensor para mais não tem como. Interpolação é simplesmente alterar o tamanho de uma imagem, mas não tem nada a ver com o ângulo de visão e a perspectiva criada por uma lente em DX ou em FX. São coisas completamente diferentes e, como você mesmo citou, Hyde, é absolutamente irrelevante ao tópico.

Malak, pegue uma imagem qualquer e reduza o tamanho dela com algum editor de imagens. Após aplicar essa redução, faça um novo redimensionamento, porém agora aumentando. Se você reduziu a imagem anteriormente para 500px, agora aumente para 750px e veja o resultado.
« Última modificação: 19 de Março de 2013, 13:39:04 por lestevaos »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #24 Online: 19 de Março de 2013, 13:36:31
Interpolação!

Esse era o nome! E como funciona isso? Da certo mesmo Mr. Hyde?

E com qual finalidade tu vai usar uma interpolação?

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #25 Online: 19 de Março de 2013, 13:38:44
Não, burlar o tamanho físico do sensor para mais não tem como. Interpolação é simplesmente aumentar o tamanho de uma imagem, mas não tem nada a ver com o ângulo de visão e a perspectiva criada por uma lente em DX ou em FX. São coisas completamente diferentes e, como você mesmo citou, Hyde, é absolutamente irrelevante ao tópico.

Malak, pegue uma imagem qualquer e reduza o tamanho dela com algum editor de imagens. Após aplicar essa redução, faça um novo redimensionamento, porém agora aumentando. Se você reduziu a imagem anteriormente para 500px, agora aumente para 750px e veja o resultado.

Tecnicamente vc tá certo.
Só que vc respondeu o colega com um argumento que ele não coloca.
Leia a postagem que ele fez:

Saquei. Todas as DSLRs nessa faixa de preço tem crop? Parece que vi em algum lugar uma maneira de "burlar" o crop e aumentar o tamanho da imagem.

Existe isso mesmo?

Interpolação!  :D

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Malak

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 19 de Março de 2013, 13:39:46
Saquei gente!
Ja fiz isso mas não sabia que se chamava interpolação.
Pensei que tinha algum tipo de configuração no sistema da câmera para "forçar" um full frame.

Eu vi num vídeo gringo mas o cara não explicou o que era. Fiquei na duvida.

Aliás, não vi ele fazendo, só citando a palavra "interpolation".
« Última modificação: 19 de Março de 2013, 13:41:25 por Malak »
Canon T4i + 18-55mm + 50mm 1.8 + um pouco de sorte de estar no lugar certo e na hora certa


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 19 de Março de 2013, 13:45:00
Tecnicamente vc tá certo.
Só que vc respondeu o colega com um argumento que ele não coloca.
Leia a postagem que ele fez:

Interpolação!  :D

A questão que ele fez, Hyde:

Tenho uma T4I e quero comprar uma 50mm 1.8 que um cara ta vendendo.
Mas fico com dó pela câmera ter o crop de 1.6 e na verdade a gente perde parte do potencial de tamanho que a lente pode oferecer.


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 19 de Março de 2013, 13:50:17
Saquei gente!
Ja fiz isso mas não sabia que se chamava interpolação.
Pensei que tinha algum tipo de configuração no sistema da câmera para "forçar" um full frame.

Eu vi num vídeo gringo mas o cara não explicou o que era. Fiquei na duvida.

Aliás, não vi ele fazendo, só citando a palavra "interpolation".

Como falei anteriormente e confirmado pelo Hyde, na edição você pode tratar a imagem para que ela tenha um tamanho diferente (até maior, porém perde qualidade), mas isso não tem nada a ver com o fator de corte praticado pela sua câmera. Se uma câmera com fator de corte pudesse ser uma FX, ninguém pagaria R$ 10.000 numa FX.

A FX tem o modo DX, no qual ela usa só parte do sensor, mas o inverso não pode ser feito.

Voltando pra dúvida inicial, essa lente 50mm é excelente, tanto em FX quanto em DX. Não se preocupe com o fato do campo de visão dela ser menor que num corpo FX, apenas dê um passo pra trás que você regula. A principal mudança é a perspectiva, mas não creio que seja um problema pra você nesse momento.


Malak

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 19 de Março de 2013, 14:17:10
Como falei anteriormente e confirmado pelo Hyde, na edição você pode tratar a imagem para que ela tenha um tamanho diferente (até maior, porém perde qualidade), mas isso não tem nada a ver com o fator de corte praticado pela sua câmera. Se uma câmera com fator de corte pudesse ser uma FX, ninguém pagaria R$ 10.000 numa FX.

A FX tem o modo DX, no qual ela usa só parte do sensor, mas o inverso não pode ser feito.

Voltando pra dúvida inicial, essa lente 50mm é excelente, tanto em FX quanto em DX. Não se preocupe com o fato do campo de visão dela ser menor que num corpo FX, apenas dê um passo pra trás que você regula. A principal mudança é a perspectiva, mas não creio que seja um problema pra você nesse momento.

Beleza! Até ja encomendei com o vendedor. Creio que um dia a tecnologia da FX chega ao meu alcance financeiro e eu vou poder usar todo o potencial das objetivas. Uma fisheye em uma DX deve ser um baita desperdício, ja que a distorção dela (que pra mim é linda) fica na periferia da imagem.
Canon T4i + 18-55mm + 50mm 1.8 + um pouco de sorte de estar no lugar certo e na hora certa