Autor Tópico: Alfândega  (Lida 23648 vezes)

fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #60 Online: 16 de Abril de 2013, 18:21:17
Isso está muito complicado!
Eu que vou à foz do iguaçu já desisiti de comprar a cam em cidade del leste.
A receita faz o que quer lá, tanto na alfandega quanto no aeroporto... e a lei não vale de nada.
Se nos aeroportos internacionais está assim, imagina nos cataratas.....  :hysterical:
E o pior... nem posso levar minha cam velha (40d), medo de perder ela no aeroporto....
Parece que os caras lá são muito intransigentes!


Amigo, eu voltei de Foz tem uma semana, e estava super de boa lá, todas as malas passam pelo raio X, mas nem falaram nda. Estava com uma 7D, uma XSI, lente 18-55 mm (do kit), 50 mm. 1.8 e 75-300 mm. Mas nda comprado por lá, já tinha esses equipamentos, eu estava realmente com receio pela 7D, pois está novinha.

Nem comentar a incoerência da Receita Federal, a fronteira do paraguay e da argentina, largada as traças, e no aeroporto, em um vôo regional, vão querer fiscalizar? Ai neste caso, os muambeiros enchem o carro e voltam pela estrada e passam tranquilos.
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #61 Online: 16 de Abril de 2013, 19:18:32
Teté, fará imigração em qual aeroporto?


Chegarei em Guarulhos GRU...




O Carlos de sp taxa mesmo, é super intransigente. No caso do Humberto, por exemplo, ele taxaria uma lente.
Recomendo ir para a fila da declaração com o papel em branco e explicar que comprou uma lente -a mais barata- só que não sabia, e que a mesma é menor que U$500, se o resto claro for bagagem pessoal.


Teoricamente eu posso entrar com uma câmera + objetiva (de menos de US$500), bem de uso pessoal. Isso precisa declarar ou não? Corre o risco de ser taxado declarando? Corre o risco de ser taxado se não declarar?


Além disso, trarei outra objetiva, também de menos de US$500, isso precisa declarar ou não?


São esses pequenos pontos que ainda não entendi. No meu entendimento, não estou infringindo nenhuma lei e nem trazendo nada que não poderia. A não ser que o fiscal fique encanado e ache que deva taxar a câmera + objetiva. Mas pelo que entendi isso entra como bem de consumo pessoal.


A outra objetiva é praticamente tudo o que trarei além de roupas. E ela custa menos de US$500, então teoricamente entra tranquilo. Se fosse só ela tudo bem, o que me preocupa é saber se a câmera + objetiva pode dar algum problema, pois aí entraria com câmera + 2 objetivas... E aí fico com receio de, se declarar, o fiscal considere que não é de uso pessoal e resolva taxar tudo...


Sei lá, vou ler bastante por aí e ver o que faço. Obrigado a todos pela ajuda!


Abraços


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #62 Online: 16 de Abril de 2013, 19:32:26
A sua dúvida já foi explicada aqui, mas vamos la:

1 corpo + 1 lente = isento e não entra na cota de US$ 500.

1 lente separada... se for mais de US$ 500, declare se quiser e pague o imposto relativo ao que passar de US$ 500. Se não quiser declarar, pode dar sorte ou não. Se não declarar e for pego, a cota de US$ 500 desaparece e o imposto incide sobre o valor cheio + 50% em cima do imposto (multa pela malcriação). P/ex, se a lente custa 600 dolares, vc declarando paga 50 de imposto (50% sobre os 100 acima de 500). Se não declarar, paga US$ 450 de imposto (US$ 300=50% de 600 +US$ 150 que são os 50% do imposto, a título de multa).

Se a lente custar menos de US$ 500, declarar é opcional, se vc declarar não paga imposto, se não declarar não paga tbm.

Qto ao PY, existe a opção bizarra de pegar um vôo em CDE até SP...
« Última modificação: 16 de Abril de 2013, 19:34:55 por lsd »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #63 Online: 16 de Abril de 2013, 19:40:10

A sua dúvida já foi explicada aqui, mas vamos la:

1 corpo + 1 lente = isento e não entra na cota de US$ 500.

1 lente separada... se for mais de US$ 500, declare se quiser e pague o imposto relativo ao que passar de US$ 500. Se não quiser declarar, pode dar sorte ou não. Se não declarar e for pego, a cota de US$ 500 desaparece e o imposto incide sobre o valor cheio + 50% em cima do imposto (multa pela malcriação). P/ex, se a lente custa 600 dolares, vc declarando paga 50 de imposto (50% sobre os 100 acima de 500). Se não declarar, paga US$ 450 de imposto (US$ 300=50% de 600 +US$ 150 que são os 50% do imposto, a título de multa).

Se a lente custar menos de US$ 500, declarar é opcional, se vc declarar não paga imposto, se não declarar não paga tbm.

Qto ao PY, existe a opção bizarra de pegar um vôo em CDE até SP...

Minha dúvida foi explicada só alguma partes, e ainda assim com informações conflitantes... A objetiva separada custa menos de US$500, se não precisar declarar nada, eu prefiro.

Mas a principal dúvida é se eu preciso declarar o "1 corpo + 1 objetiva". Isso que ainda não ficou claro pra mim. Que é isento e não entra na quota eu entendi, mas quero saber se eu preciso declarar, se precisa da avaliação do fiscal pra ter essa isenção...


Felipe Dilelis

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
  • Sexo: Masculino
    • Felipe Dilelis
Resposta #64 Online: 16 de Abril de 2013, 19:47:53
Humberto.....
Nâo precisa declarar.... msm pq vc nem comprou a sua cam lá.. e msm se tivesse comprado lá trazendo uma câmera não teria problema, e Não entra na cota!
A lente extra está na Cota de 500 dólares, logo não é obrigatório declarar, Mas se quiseres oficializar a entrada dela no Brasil, para não ter problemas em futuros vôos internacionais, pode fazê-lo.
Essa questão de compatível com o tempo de viagem, para vôos internacionais  é mais tranquilo! Não vi ninguém dizendo que perdeu cam~era quando estava trazendo só uma com uma lente. A lente extra entra na sua cota de 500 dólares... logo se trouxer só essa lente a mais.... não se preocupe... porém guarde a nota, pois pode ser solicitado que você comprove que ela custou realmente menos de 500 dólares!
Uma cam, um relógio, um celular, roupa e cosméticos (em quantidade compatível) não entram na cota!



lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #65 Online: 16 de Abril de 2013, 19:59:05
1 corpo + 1 lente não entra na cota, é isento, é considerado item de uso pessoal, tem o mesmo teor de uma escova de dente usada.

Vc só deve declarar se vc achar que deve, por alguma razão específica, mas não precisa, nem entra na cota, nem nada.

E declarar, nesse caso de viagens e etc,. não significa pagar imposto.

Só paga imposto o que é tributável, o que é isento, é isento. Tudo isso tá muito claro na legislação, aliás, atente-se a ela e não aos "causos" contados por ai, pois no fim das contas vc só pode reivindicar algo (como a isenção) se vc tá dentro da lei, a lei é a única coisa que pode te defender do achismo de um fiscal.

Como já foi dito, caso deseje, vc pode declarar algo, que é isento, ou que está dentro da cota. Isso não vai te fazer pagar imposto. Em todo caso, mesmo que vc compre a lente e ela custe menos de US$ 500, leve consigo o comprovante de pagamento pra mostrar pra quem porventura te parar que o negócio custa mesmo menos de US$ 500.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #66 Online: 16 de Abril de 2013, 20:01:49
Alguém sabe se, se eu fizer uma NF de saída no meu nome, se eles aceitam?
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #67 Online: 16 de Abril de 2013, 20:03:05
fidelis, lsd, agora sim ficou tudo bem claro pra mim, valeu mesmo pela ajuda! E desculpe tantas perguntas assim, mas é que fico com muito receio mesmo.

Abraços


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #68 Online: 16 de Abril de 2013, 20:19:32
A sua dúvida já foi explicada aqui, mas vamos la:

1 corpo + 1 lente = isento e não entra na cota de US$ 500.

1 lente separada... se for mais de US$ 500, declare se quiser e pague o imposto relativo ao que passar de US$ 500. Se não quiser declarar, pode dar sorte ou não. Se não declarar e for pego, a cota de US$ 500 desaparece e o imposto incide sobre o valor cheio + 50% em cima do imposto (multa pela malcriação). P/ex, se a lente custa 600 dolares, vc declarando paga 50 de imposto (50% sobre os 100 acima de 500). Se não declarar, paga US$ 450 de imposto (US$ 300=50% de 600 +US$ 150 que são os 50% do imposto, a título de multa).

Se a lente custar menos de US$ 500, declarar é opcional, se vc declarar não paga imposto, se não declarar não paga tbm.

Qto ao PY, existe a opção bizarra de pegar um vôo em CDE até SP...

Esta informação ficou conflitante com o relato em video que passaram aqui. No video ele diz que se vc for pego sem declarar, a cota de $ 500 continua valendo, a sua punição seria a multa de 50% sobre o valor do imposto.
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #69 Online: 16 de Abril de 2013, 20:37:56
Possivelmente quem fez o video nunca fez a declaração. No software da receita (na hora de preencher no aeroporto), ele calcula o desconto de US$ 500 sobre o total ou não, dependendo do caso (declarando - não declarando).


FerreiraM

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
Resposta #70 Online: 17 de Abril de 2013, 08:12:07
Esta informação ficou conflitante com o relato em video que passaram aqui. No video ele diz que se vc for pego sem declarar, a cota de $ 500 continua valendo, a sua punição seria a multa de 50% sobre o valor do imposto.

Senhores, a opção por não declarar, é contar com a sorte. Se for um dos escolhidos, e por exemplo, tiver produtos que exceda os U$500 -na soma total- será taxado 50% de imposto mais 50% de multa, ambos sobre o valor excedido.
Neste caso lsd o valor calculado é sobre a não declaração.

Alguém sabe se, se eu fizer uma NF de saída no meu nome, se eles aceitam?

Acredito que não pois eles tiraram a Declaração de Saída Transitória - DST, seria interessante se visse com o pessoal próprio da receita. Tem um senhor aqui no MF que trabalha com eles, ele poderia comentar sobre.


Felipe Dilelis

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
  • Sexo: Masculino
    • Felipe Dilelis
Resposta #71 Online: 17 de Abril de 2013, 08:53:37
E sobre foz do iguaçu?
Alguém sabe como anda lá?
Queria levar minha 60d, mas não tenho nota fiscal (comprei de importador).
Será que perco no aeroporto na volta para o Rio de Janeiro?


Zeidan

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
  • Sexo: Masculino
  • Os olhos são a janela da alma.
    • Zeidan's Flicker
Resposta #72 Online: 17 de Abril de 2013, 09:55:43
ehehehe...

Pessoal, o que dizer dessa afirmação do meu professor do curso de fotografia:

"pode trazer quantas objetivas quiserem, desde que não sejam iguais"?

Fiquei na dúvida se ele quis dizer que nesse caso não paga imposto (o que não confere com o que li aqui) ou se não configura com´percio e por isso não seriam apreendidas...

Só sei que a impressão que tive é que como muamabeiro ele é um excelente fotógrafo, ehehehehe...

.
Sem câmera / Minolta Rokkor 50mm 1.7 / Zuiko 55mm f/1.2
Flickr and 500PX


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #73 Online: 17 de Abril de 2013, 10:25:57
A Receita Federal está de olho é se a pessoa tem objetivos comerciais (de venda).

Se vc traz a câmera fora da caixa, com muitas fotos de sua viagem, não vai ter problema.

Agora se quer trazer uma câmera e  muitas lentes, mesmo fora da caixa, vai ter que explicar muito...

Lembrem-se que a avaliação é por pessoa. Um casal viajendo junto pode voltar cada um com uma DSLR debaixo do braço sem problema, desde que com sinais de uso pessoal.

Acontece que muitos se "apegam" (eu me incluo nisso) nas belas e reforçadas embalagens originais. DESAPEGA!

Outros chegam a desmontar as caixas e mandar por correio junto com manuais e outras papeladas.

Eu desembalo tudo, desmonto as caixas (é fácil fazer isto) e ponho no fundo das malas, junto com as roupas, etc. Os equipamentos vem comigo, na mochila. Não deixo nada de valor dentro de malas. Assim, quando chego em casa, remonto as embalagens e guardo, para quando for vender estar com tudo em ordem.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #74 Online: 17 de Abril de 2013, 10:28:52
E sobre foz do iguaçu?
Alguém sabe como anda lá?
Queria levar minha 60d, mas não tenho nota fiscal (comprei de importador).
Será que perco no aeroporto na volta para o Rio de Janeiro?

De novo... rs

Amigo, eu voltei de Foz tem uma semana, e estava super de boa lá, todas as malas passaram pelo raio X, mas nem falaram nda. Estava com uma 7D, uma XSI, lente 18-55 mm (do kit), 50 mm. 1.8 e 75-300 mm. Mas nda comprado por lá, já tinha esses equipamentos, eu estava realmente com receio pela 7D, pois está novinha.

Nem comentar a incoerência da Receita Federal, a fronteira do paraguay e da argentina, largada as traças, e no aeroporto, em um vôo regional, vão querer fiscalizar? Ai neste caso, os muambeiros enchem o carro e voltam pela estrada e passam tranquilos.
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto