Autor Tópico: "Você deve ter uma câmera fantástica!"  (Lida 2749 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.960
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Online: 17 de Março de 2013, 22:31:03

(reprodução de um tópico que postei no Digiforum)


Todo mundo já passou por isso, a pessoa olha suas fotos e diz "que belas fotos, você deve ter uma câmera fantástica", ou variantes do tema. E isso no geral irrita o pessoal, já foi assunto de vários tópicos aqui e em outros sites/fóruns/blogs.

O que quero discutir aqui não é isso, e sim um post do Neil van Niekerk que adorei. Aos poucos vou vendo que o cara, além de ser um profissional exemplar (e que manja demais de flash), é um ser humano incrível! Quem acompanha o seu blog e o segue no facebook sabe do que estou falando. Vejam essa frase do último post do seu blog:

http://neilvn.com/tangents/you-must-have-a-really-nice-camera/



Tradução livre (e aproximada):

Citação de: Neil van Niekerk
Se alguém lhe diz, "Eu adoro suas fotos - você deve ter uma câmera fantástica", apenas responda:

"É isso aí!"

Eles não estão querendo te insultar; estão apenas tentando começar uma conversa.
Entre nessa.


Enfim, concordo plenamente com o Neil e já faz um tempo que adoto postura semelhante. No geral eu respondo algo do tipo "a câmera é muito boa mesmo, mas a lente também é ótima!". Se der espaço, ainda falo do flash. E geralmente o que se segue é uma conversa leve e descompromissada sobre equipamento, e sempre é bacana. Algumas vezes, em certo ponto da conversa, a pessoa diz algo como "ah, mas tem que saber como usar a câmera, né, não é só apertar o botão". E eu respondo um simples "sim, sim".

Quando comecei a trabalhar, ficava bravo com esses comentários, dava uma resposta evasiva e saía fora, irritado. Depois de um tempo vi que isso não levava a nada e só afastava as pessoas. De uns anos pra cá, tenho adotado essa postura de entrar no assunto e o negócio fica bem mais bacana, eu saio de bom humor, a pessoa sai com uma boa impressão de mim e por aí vai. Hoje mesmo aconteceu isso comigo...

Abraços


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #1 Online: 17 de Março de 2013, 22:36:18
Acho que eu nunca ouvi isso. Já me perguntaram (e muito!) que equipamento eu uso e como eu dou esse "efeito" nas minhas fotos. rsrs
Mas nunca me falaram que minha camera tira boas fotos. Acho que tenho que comprar outra! :D
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.960
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 17 de Março de 2013, 22:38:49

Mas nunca me falaram que minha camera tira boas fotos. Acho que tenho que comprar outra! :D

Você deve ter uma câmera muito ruim! eheheheh


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #3 Online: 17 de Março de 2013, 22:44:51
Tenho o livro dele sobre flash externo e o cara eh fantasticamente didatico!!! Muito fera tb como professor e nao só como fotografo.
« Última modificação: 17 de Março de 2013, 22:45:05 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #4 Online: 17 de Março de 2013, 23:13:20
Sempre ouço isso, mas nunca ligo muito... :ok:
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Março de 2013, 23:41:50
Acho que eu nunca ouvi isso. Já me perguntaram (e muito!) que equipamento eu uso e como eu dou esse "efeito" nas minhas fotos. rsrs
Mas nunca me falaram que minha camera tira boas fotos. Acho que tenho que comprar outra! :D

Pois é... e você nunca conta...  :assobi: :assobi: :assobi: :assobi:
« Última modificação: 17 de Março de 2013, 23:42:05 por Portela 2011 »


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #6 Online: 18 de Março de 2013, 01:31:34
Pois é... e você nunca conta...  :assobi: :assobi: :assobi: :assobi:

Nao sabia que Spiderman eh desses que escondem o ouro... :assobi:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #7 Online: 18 de Março de 2013, 06:58:13
Que nada, eu sempre ajudo no que posso. É que tem coisas que é complicado de explicar de maneira rápida, sem um método.

E ó procês :-P
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 18 de Março de 2013, 08:38:24
Se me falarem isso eu digo que a câmera nem é tão boa assim. :D
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #9 Online: 18 de Março de 2013, 08:43:23

E ó procês :-P

 :hysterical:

Quando dizem isso, nao fico chateado. Mas enfatizo q eh necessario saber domar a maquina, estudo, paciencia, pratica... Me defendo desse tipo de comentario, mas sem ser rispido ou grosseiro.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.865
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 18 de Março de 2013, 08:52:32
Já fiquei bravo com esse tipo de comentário, mas hoje em dia eu relaxei, hehehehe...

Normalmente as pessoas tão mesmo querendo puxar papo, aí como não entendem nada do assunto, falam isso. Mas acredito que na maioria das vezes não seja pra ofender, srsrsr




agsantos

  • Trade Count: (13)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 18 de Março de 2013, 08:59:29
Não sei se é pior escutar isso ou "ai como eu sou fotogênica!"

Não dá crédito nem para a câmera, imagina para o fotógrafo rsrs
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 18 de Março de 2013, 09:08:54
Sábado estava em uma pizzaria no aniversário de um sobrinha, lá pelas tantas eu falei com o meu cunhado (pai da menina) que estava com a câmera e fui pegar para fazer umas fotos do pessoal. aí uma amiga, que tem uma Nikon P500, perguntou se minha câmera era profissional, assim como que afirmando. Aí brinquei dizendo "não é, porque não ganho dinheiro com ela, então não é :-D" e dei uma explicaçãozinha sobre o que achava ser profissional.
No fim disso ela pegou minha câmera trouxe para perto do rosto e olhou bem apra dentro da objetiva:
"A sua lente é maior que a minha (P500), é grande, mas o buraco no meio dela é menor, que estranho, porque?"



Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.511
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #13 Online: 18 de Março de 2013, 09:45:11
concordo plenamente...

isso é completamente normal e não só na fotografia... não enxergo maldade nesses comentários..

quem aqui que antes de estudar e aprender não procurou uma câmera "semi profissional", que fizesse tal "efeito" ou sei lá o que mais... normal..
« Última modificação: 18 de Março de 2013, 09:46:28 por Luciano.Queiroz »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #14 Online: 18 de Março de 2013, 10:35:12
Tenho que confessar que já dei uma resposta um tanto quanto "direta" a uma pessoa que comentou isso comigo.
Depois fiquei até constrangido com a situação que se criou pq gosto da pessoa, mas na hora não me contive.

Eu simplesmente fechei o diafragma, diminui a velocidade, desliguei o flash e entreguei a cam e pedi para ele fazer a foto.

Hj não faria mais isso, nem com ele nem com ninguém, por mais put# que ficasse por dentro.
Tem que tb entender que o cara não sabe nada de fotografia e não é culpa dele. Às vezes é só um comentário simples vindo de uma pessoa sem conhecimento do assunto. Não é para se chatear tanto. Nem é a intenção do cara lhe chatear.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova