Autor Tópico: Fotometria tensa  (Lida 7447 vezes)

dondon

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Resposta #45 Online: 19 de Março de 2013, 21:04:05
E convenhamos, o projetista desse stand não foi nada legal com o pobre fotógrafo! rs

[]s


mad666

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Resposta #46 Online: 19 de Março de 2013, 21:04:32
Resolver as luminárias isoladamente não é o grande problema das fotos postadas.
A questão é conseguir detalhes nas sombras e nas altas, mantendo aqueles enquadramentos com as pessoas.
Nesse sentido, bracketing não resolve. Duas fotos da mesma tomada, separando a parte de baixo da parte de cima para pegar os detalhes das sombras e das altas e depois juntar na PP, possivelmente seja uma solução, se o colega levou um tripé consigo.
Qualquer que seja o modo, não é uma solução fácil. Ao menos pra mim.

A fotometria legal no ambiente faz as luminarias ficarem sem textura e com o seu brilho muito intenso em volta. Essa soluçao de 2 layers com a porçao superior mais subexposta q a inferior eh uma soluçao mais facil e mais pratica q a soluçao que eu imaginei.
« Última modificação: 19 de Março de 2013, 21:05:30 por mad666 »
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Mr. Hyde

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Resposta #47 Online: 19 de Março de 2013, 21:08:44
Acho que não, Hyde. Com uma exposição bem calibrada para as pessoas parece-me viável trabalhar as altas e baixas luzes da situação das fotos postadas. Não acredite que existe, no caso, estouro das altas nem superexposição total das baixas luzes. Com paciência e tolerância ao ruído seria recuperável.

[]s

 :ponder: :ponder: :ponder:

Talvez, talvez... Aí teríamos que estar lá para "sentir" a luz e teríamos que saber de antemão a capacidade dinâmica do sensor. :ponder:
Se a exposição de segurança conseguisse manter as sombras e as altas dentro do DR do sensor... :ok:

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Mr. Hyde

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Resposta #48 Online: 19 de Março de 2013, 21:09:45
Agora uma coisa... Vejam quantas possíveis soluções, ainda que algumas impossíveis e outras muito difíceis de serem equalizadas!
Interessante isso!!!!
« Última modificação: 19 de Março de 2013, 21:10:05 por Mr. Hyde »

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RSalles

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Resposta #49 Online: 19 de Março de 2013, 21:29:21
Eu usaria o bom senso e excluiria a parte da cena menos importante, usaria a luz disponível lá e sairia com fotos boas, com menos trabalheira e uma abordagem mais direta. Fotografia também tem esse lado quebra-cabeças: é dificílimo solucionar o problema de fotometria desse caso usando esse enquadramento, difícil e desnecessário. Aí aparece o tsouto com a 6d de iso 200 mil dele, o sicrano com a Noctilux, etc,etc, quando o problema tem que ser resolvido na hora com as ferramentas disponíveis na ocasião. Simples assim.

[]s,

RSalles
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Fabio Pedro

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Resposta #50 Online: 19 de Março de 2013, 21:34:00
Eu particularmente não gosto de HDR, normalmente o pessoal pesa a mão e acho que em 99% dos casos fica artificial demais. Outra alternativa seria fazer um expose-blending, mas aí normalmente acontece o que o Salles falou aí em cima, perda de contraste.

Quando ao pessoal que se movimenta, os bons softwares de HDR são capazes de remover quase completamente os ghost's :ok:

Eu ia dizer isso mesmo sobre os ghosts, e o bracketing pode ser feito tão rápido que quase não acontece isso, salvo alguns casos, o problema que eu vejo do HDR é justamente isso o pessoal que achar bonito largar o dedo e exagerar, um HDR bem feito e equilibrado, ou seja feito por quem sabe fazer é muito bonito totalmente realista e muito nítido.

HDR exagerado está para o caso de vinhetas, quando vira moda todo mundo usa e acaba ficando uma porcaria, se não souber aplicar e medir a quantidade correta.
Fábio Pedro.


AlexandreS

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Resposta #51 Online: 19 de Março de 2013, 21:38:56
Será que nosso amigo que fez o tópico fotografou em RAW ?? Se fotografou poderia upar em algum servidor o RAW da foto número 3 para ver o que é possível fazer com as luminárias, só de curiosidade..

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
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Fabio Pedro

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Resposta #52 Online: 19 de Março de 2013, 21:39:48
Existe ainda um outro recurso que não sei se foi mencionado aqui, mas um filtro polarizador circular ajudaria a remover o excedente de luz, ele certamente daria mais vibração as cores, mas isso se resolve na pós-produção, a parte mais escurecida do filtro voltada para as luminária, removeria a luz excedente deixaria a textura aparecer melhor.
Fábio Pedro.


mad666

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Resposta #53 Online: 19 de Março de 2013, 22:03:06
Pra mim, polarizador soh tem efeito sobre reflexos, e nao, efeito sobre luz direta, como um filtro ND faz.
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Fabio Pedro

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Resposta #54 Online: 19 de Março de 2013, 23:24:13
Pra mim, polarizador soh tem efeito sobre reflexos, e nao, efeito sobre luz direta, como um filtro ND faz.

Polarizador dos bons filtra qualquer luz, eu comprei recentemente um rocketfish, e percebi a diferença com um tiffen que eu tinha. Testa ai se tiver algum!
Assim que der vou fotografar uma lâmpada de baixa intensidade acho que umas 40 velas e postas a diferença com e sem polarizador.

Nunca testei, mas quero comprar também uns ND's, e ver como fica, pois vejo cada trabalho lindo com longa expo e esses ND.... :ponder:
Fábio Pedro.


AlexandreS

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Resposta #55 Online: 19 de Março de 2013, 23:33:21
 :ponder: :ponder: :ponder:

Polarizador serve para filtrar a luz polarizada... Ou seja, a grosso modo bloquear raios de luz que venham uniformemente de uma direção, como aqueles refletidos em superfícies não metálicas ou até de LCD's.
Não vejo como poderia ser útil nesta situação, já que a luz das luminárias não é polarizada e um bom polarizador não deveria bloquear a luz mais do que a perda normal aplicada a toda iluminação ambiente.



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mad666

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Resposta #56 Online: 19 de Março de 2013, 23:38:39
:ponder: :ponder: :ponder:

Polarizador serve para filtrar a luz polarizada... Ou seja, a grosso modo bloquear raios de luz que venham uniformemente de uma direção, como aqueles refletidos em superfícies não metálicas ou até de LCD's.
Não vejo como poderia ser útil nesta situação, já que a luz das luminárias não é polarizada e um bom polarizador não deveria bloquear a luz mais do que a perda normal aplicada a toda iluminação ambiente.

Eh assim que penso! Nao vejo lógica na utilidade de um bom filtro polarizador pra esse tipo de situaçao. A luz q sai das luminarias e atinge a lente, nao eh polarizada.
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Brupikk

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Resposta #57 Online: 20 de Março de 2013, 08:48:14
Nessa aqui eu fiz o "necessário" para preservar a textura de uma luminária que está bem fora da fotometria da cena.
Duas fotos iguais, uma fotometrada pra cena e outra para a luminária e um trabalhinho de corte e colagem chato no Photoshop depois.
Creio que essa seja a única possibilidade nesses casos.



[]s
ficou muito boa essa  :clap:

Bruno Piccoli
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Fabio Pedro

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Resposta #58 Online: 20 de Março de 2013, 09:13:32
:ponder: :ponder: :ponder:

Polarizador serve para filtrar a luz polarizada... Ou seja, a grosso modo bloquear raios de luz que venham uniformemente de uma direção, como aqueles refletidos em superfícies não metálicas ou até de LCD's.
Não vejo como poderia ser útil nesta situação, já que a luz das luminárias não é polarizada e um bom polarizador não deveria bloquear a luz mais do que a perda normal aplicada a toda iluminação ambiente.

Voce já testou? então testa antes de contestar! :ok:
Fábio Pedro.


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Resposta #59 Online: 20 de Março de 2013, 09:22:11
Voce já testou? então testa antes de contestar! :ok:

Agora relendo no livro aqui que ví.. Lâmpadas frias não podem ser polarizadas, somente as incandescentes que sofrem de distorção eletromagnética, essas podem ser corrigidas com polarizadores.

Foi mal por esse aspecto de não esclarecer sobre a lâmpada :doh:, o restante mantenho. :ok:
Fábio Pedro.