Opa, ai eu concordo plenamente. (que se pode fazer o resultado do veu sem ediçao).
Tambem concordo que muita gente torce o nariz para ediçoes que sejam maiores que as disponiveis no ACR, e as vezes até mesmo as feitas nele.
Eu nao tenho este tipo de pensamento, mas como voce disse, este nao é exatamente o foco da discussão.
Sobre ficar fora de moda, um livro que li sobre casamento, do LoveGroove (acho que foi nesse), o autor dizia que nao fazia fotos que pudessem ter validade. Ele se preocupa em fazer fotos que o cliente vai abrir o album daqui a 25 anos e vai gostar das fotos da mesma forma. Por isso ele nunca usa modismos.
Eu entendo e acho bacana esta linha de pensamento, mas nao sou tao radical assim.
Um pensamento que tenho é o de que agora, ja que ainda estou bem no inicio, é aprender tudo que posso. Saber como se chegar a um resultado usando as mais diversas técnicas (nao sou fa do Photoshop, mas se tem que ser por ele, ok). Depois disso terei liberdade de escolher o que mais tem a minha cara, nao porque é so aquilo que sei fazer, mas porque de fato, é aquilo que eu gosto, que tem a minha cara.
Abraço e vou dar uma olhada no link.
Claro,
Soprani, são formas de se pensar e opiniões. Cada um tem a sua, eu tenho a minha e eu respeito as demais.
Por experiência própria, já estive bastante focado na pós-produção. Pegar uma imagem pobre e fazê-la brilhar, ou uma que já brilhava e fazê-la universal, porém acabei voltando a gostar mais da produção do que da pós-produção. Uma imagem dessas na pós pode dar muito trabalho, e pra mim, é um trabalho chato. Agora imagina produzir 20 fotos assim, dias e dias no editor. O meu hobby é fotografia, não edição de imagens. Não que eu não goste de dar umas traçadas lá na ferramenta da Adobe, mas não é meu foco. Eu uso a seguinte filosofia pra encontrar as coisas que eu realmente gosto:
"Se eu ganhasse na mega-sena hoje e - obviamente - não precisasse mais trabalhar, eu gostaria de fazer isso todos os dias?"
E perante essa pergunta, colocando frente a frente o Photoshop ou uma câmera, eu fico com a câmera sem pestanejar.
Como está na assinatura de alguém aqui do fórum, "I'm a photographer, not a Photoshoper".
Lestevaos,
Conheço o trabalho da Bob Lane, e o video é bem bacana. (ainda mais que sou fa dos PW. So nao comprei ainda porque terei que trocar meus 3 flashs YN 5656 EX nao roda em TTL com o PW - estou aguardando o YN 622 N que parece que nunca sai).
Gostei bastante do resultado dela, mas, como disse, estou focado em conhecer as tecnicas "hard" de ediçao. Di, se depois eu achar que o lance esta na pureza da fotografia, simples como ela é, poderei faze-la em problemas.
Abraço e obrigado mais uma vez.
Pô, os PW são um assalto! Aguenta mais um tempinho aí que já vai sair o YN-622N. E outra, uma caçamba de bons fotógrafos não usam TTL pra flash fora da câmera. Comprei triggers sem TTL e não me arrependo.
Te entendo perfeitamente, só estou colocando o meu ponto de vista (de alguém que assim como tu já foi fissurado por essas imagens super editadas) e que passou a pensar diferente. Não quero te levar para o lado negro da força, apenas raciocino que se existem poucos trabalhos assim, é porque pouca gente realmente insiste nisso, ou seja, todo mundo já passou por essa fase e de repente começou a valorizar mais a pureza e o realismo nas imagens de casamento mesmo.
Na minha opinião, casamento não é o nicho pra se fazer super edições, já que essas fotos irão ficar para a história do casal (como tu comentou do livro que leu). Eu chamo de "Efeito Instagram*". A liberdade para essas técnicas está na fotografia de moda, pois esse nicho te dá a licença poética pra sair de moda em 6 meses ou menos. Aí tu pode exagerar com gosto.
* Em 10 anos o Instagram será uma piada e a maioria das pessoas terá um intervalo de 2 anos de suas vidas sem nenhuma foto autêntica, está tudo instagramado.
Obrigado pelo que, meu amigo?! Estamos todos juntos aqui. Um grande abraço!