Autor Tópico: Pequena: errada - Grande: certa  (Lida 1387 vezes)

Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Online: 24 de Abril de 2013, 21:04:59
Senhores,

Fiz a edição de uma foto em que o pai da recém nascida segura sua filha nos braços, com o fundo TODO escuro, contando apenas com uma luz em seus rostos.

Cheguei em casa, abri o CS6 (versao MAC) e converti a foto para PB e dei uns tapinhas nas sombras para dar uma pequena valorizada no "papai" e esconder algumas partes da cortina que insistiam em aparecer (feito papagaio de pirata, sabe?). Coisa normal (ao meu modo de ver) de quem quer resultado de estúdio na sala da casa do cliente.

Até ai tudo bem. A foto ficou exatamente como eu esperava. Salvei como JPG em 12 (qualidade) e parti para o Facebook. O casal estava louco para ver as fotos e mostrar à família.

Eis que no dia seguinte olho a foto no Facebook e tenho um troço. A imagem estava com as partes que eu dei uma sombreada como se nao houvesse feito nada.

Pensei de cara: sou uma besta. Como pude ter feito isso? Sou tao criterioso com o resultado da foto.

Como estava em viagem, e para o interior do estado (se na capital a internet é ruim imagine no interior e com telefone), apaguei a imagem de imediato, ja com alguns comentarios, felizmente positivos, e aguardei a chegada em casa.

Chegando em casa fui direto olhar a imagem e, no Finder (seria o Windows explorer do Mac) ja vi que a foto estava errada. Puts.

Abri a tal foto no CS6 pensando: como pude apagar a foto tratada, ou mesmo nao ter salvo a foto depois da ediçao, ja que a correta nao estava junto das demais.

Eis que ao abrir a foto em JPG no CS6, BUUUUMMM, a foto estava perfeitamente tratada.

Nao entendi nada.

Voltei ao Finder para ver se eu estava na foto certa e la, pequenininha, ela esta sendo apresentada com as manchas claras da luz que vazou na sessão. Tentei entao abri-la no visualizador de imagem, que apresenta em tamanho grande, e novamente a imagem estava perfeita.

Alguém tem alguma idéia do que pode estar ocorrendo com esta bendita imagem?

O que estou fazendo de errado?

Ps. so deu zica nesta imagem. Em todas as demais deu tudo certo. A única diferença é que esta eu fiz com outra câmera (D7000, configurada de forma muito semelhante à que usei para o resto da sessão). Embora seja absurdo (ja que, de forma geral, o se o problema fosse na câmera o contrario seria mais comum, ver em tamanho grande os furos e nao ve-los em tamanho reduzido), nao vejo outra diferença para as demais fotos.

Abraço e obrigado pela ajuda.

 :ok: :ok:

D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #1 Online: 24 de Abril de 2013, 21:37:37
Putz!!!!

Acompanhando o sobrenatural

 :snack:


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 24 de Abril de 2013, 21:49:47
kkkkkkkkkkkkkkk.


De fato, é sinistro.


Se ao menos eu tivesse tomado uns "gorós", mas estou ha um bom tempo sem beber. Acho que pode ser isso.


kkkk 
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 24 de Abril de 2013, 21:51:16
Incrivel, do verbo nao da para crer mesmo. Mas fui olhar novamente e a zica esta la.

D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #4 Online: 24 de Abril de 2013, 22:31:04
Joga agua benta nesse negócio.... ta possuido >:D

Já já alguém aparece com explicação estilo padre Quevedo.. :D


rbusato

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
    • Ricardo Busato
Resposta #5 Online: 24 de Abril de 2013, 23:30:45
Voltei ao Finder para ver se eu estava na foto certa e la, pequenininha, ela esta sendo apresentada com as manchas claras da luz que vazou na sessão. Tentei entao abri-la no visualizador de imagem, que apresenta em tamanho grande, e novamente a imagem estava perfeita.

Não sou usuário Mac, mas pelo o descrito, parece que o cache das miniaturas não está atualizado. No Windows o utilitário de limpeza de disco oferece a opção de apagar o cache das miniaturas (que é recriado automaticamente quando você exibe a imagem), mas não sei como fazer isso no Mac.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #6 Online: 25 de Abril de 2013, 00:08:08
Não entendi direito e MAC não é minha praia...  :ponder:
Mas no PC a imagem só vai ficar correta SE:
-O monitor estiver calibrado e for capaz de reproduzir o gamut.
-O software ter gerenciamento de cor decente, o Photoshop tem e os browsers +-
o FireFox é o menos pior
-Que a imagem contenha o profile

Para diminuir este tipo de problema com imagens para internet,  é recomendado gravar sempre em sRGB.
Verifique se não está gravando em Adobe ou ProPhoto RGB.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 25 de Abril de 2013, 08:45:02
Pictus,

Obrigado pelas dicas, mas nao é estranho o mesmo tratamento dado a outras fotos, no mesmo monitor, nao apresentar o problema?

Mesmo assim, vou tentar o sRGB.


Abraço.
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 25 de Abril de 2013, 10:02:41
é, prezados, vou chamar o padre quevedo.  :hysterical:


Hoje pela manha ja salvei em Adobe RGB e sRGB, ja reduzi a qualidade para a menor possivel, tentei até meter um crop para ver se era algum tipo de bug e ele entendia como uma nova imagem, mas nao teve como.

Comprei o livro do Altair Hoppe e acho que nele poderei ter uma pista para resolver este mistério.

So o que sei de photoshop aprendi na internet e fazendo de orelhada em casa. Semana passada comprei o livro Tecnicas profissionais do Scott Kelby para ja ler o livro do Altair Hoppe mais "espertinho".

Vamos ver se quando acabar os livros desvendo esta charada. PQP.
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.