O sujeito anuncia serviço de fotografia de festa infantil em um clube de compras com desconto sobre o preço original, o suficiente para cobrir os custos com uma mínima margem de lucros. Chegando lá, faz um trabalho impecável e distribui diversos cartões para possíveis futuros clientes. Esses clientes irão ver no site um portfólio de qualidade e ao solicitarem um orçamento, será informado o valor original, sem desconto. Se ele achar que o preço é competitivo e o serviço bom, contrata o profissional para a festa de seu filho.
Estou errado ?
Acho que está. Porque o cara que pegar teu cartão vai, com certeza, perguntar ao dono do aniversário quanto pagou: R$29,90
Aí quando cobrares 600tinhos, 900tinhos, mileco, ele vai correr ou te pedir para cobrar o mesmo que para o amigo.
Minha experiência: quando abrimos o estúdio fizemos alguns trabalhos por um preço mais baixo para fazer portfolio e te digo, de lá para cá, todos, TODOS os clientes que
vieram indicados pelos que ganharam desconto querem pelo mesmo preço, pouquíssimos (1, 2) fecharam negócio. Outro dia uma cliente que tinha feito foto de gestante pediu orçamento para fazer as fotos do bebê e achou "salgadinho".
Como cliente, já comprei algumas vezes - só umas poucas não me arrependi: um restaurante rural e uma empresa de estética automotiva. No primeiro só vou quando tem promoção; no segundo, a dona está fazendo o preço das compras coletivas para eu lavar o carro (assim ela pelo menos não paga a taxa do site). Não, eu não iria em nenhum dos dois pelo preço cheio pois já cristalizei que o valor deles é o das compras coletivas.
Então, se estiver precisando fazer portfolio, beleza, faz fotos até de graça. Mas para conquistar cliente que pague um preço diferente das compras coletivas não funciona.