Autor Tópico: Diretorio Perdido  (Lida 1323 vezes)

sylvio pascolato

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Abril de 2013, 10:32:45
Gostaria de saber se alguém tem uma dica que possa ajudar, estou a mais de 20 anos nessa área de edição, fotos e cometi um erro grosseiro ontem.
Ontem de manhã fui entregar umas fotos editadas e tratadas para um cliente, tudo em PSD ja recortada. A tarde dando um geral na pasta, tinha um arquivo teste e deletei, não vi que o cursor estava no diretório principal: pauuu! meu pasta inteira com CR2 originais, os DNG, os PSD recortados e os jpgs que tiro junto com CR2 evaporaram. Como o diretório era muito grande nem foi para lixeira. Como nao foi para lixeira, de imediato Ctrl Z nao funcionou, sempre da certo. Não usei o micro para mais nada para nao sobrepor setores. Ponto de restauração e a opção do windows "restaurar versões anteriores" tb não funcionou. Sempre faço bk-up e jogo tudo no micro de cima, mas dessa vez ...
Baixei vários programas que recuperam arquivos, porem nenhum deles tras de volta os DNGs. Os Cr2 originais ate recuperei alguns, os jpgs tb, queria ter o que entreguei ao cliente ate como segurança mesmo. Consegui recuperar 18 dos 23 arquivos em PSD, porem tanto Bridge qto no photoshop eles mostram a imagem e alguns segundos depois desce uma camada cinza sobre a imagem, a data e os tamanhos estão certos, tentei usar aquele programa PSD Repair mas sem sucesso.
Os programas que usei foram Mini Tool Data Recovery 6.5 e o Data Recovery Wizard Professional.
Alguem ja passou por isso e tem alguma luz de recuperar esses DNG  ou  salvar essas imagens em PSD???
Para uma 1ª vez ate que o estrago foi grande, pelo menos foi apos a entrega... podia ser bem pior!


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/


sylvio pascolato

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 26 de Abril de 2013, 16:57:53
Pictus obrigado pela dica.
o getback é muito bom e extremamente rápido, um scan que estava demorando ontem 2h30, com ele em apenas 30s, ele varre todo o HD e ja te mostra o que esta bom ou não.
So que de bom para ai, ele tb consegue buscas meus psd, porem com a mesma tela cinza, tem preview, porem qdo abre esta ruim. Vou deixar para la, vou pedir para o cliente subir me dar um copia dos psd. Eu queria mesmo eram os DNGs finais tratados.
Paciência, dos males o menor, pelo menos ja entreguei o serviço, se fosse antes ai sim complicaria de uma maneira muito maior.
O curioso é que esses programas estão indo buscar arquivos RAW de 1 ano atras em perfeitas condições e nao conseguem recuperar nenhum de ontem. vai entender....

abrçs.


rbusato

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
    • Ricardo Busato
Resposta #3 Online: 26 de Abril de 2013, 19:04:35
O curioso é que esses programas estão indo buscar arquivos RAW de 1 ano atras em perfeitas condições e nao conseguem recuperar nenhum de ontem. vai entender....

Existe um algoritmo para o reaproveitamento dos clusters do disco referentes aos arquivos apagados. O sistema operacional sempre tenta alocar um cluster adjacente ao que está em uso quando um arquivo tem seu tamanho aumentado, por isso um arquivo que foi apagado a um ano atrás e está em uma parte do disco menos utilizada tem mais chance de ser recuperado do que um que estava gravado em uma parte mais utilizada do disco.



sylvio pascolato

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 26 de Abril de 2013, 20:54:06
Obrigado pela explicação.