Autor Tópico: Para reflexão dos usuários do Mundo Fotográfico  (Lida 7259 vezes)

RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #60 Online: 04 de Maio de 2013, 16:23:46
Natão,

Eu tenho dinheiro pra comprar um jipe. Isso não me habilita a participar do Rali Dakar. Muito menos considerar o cara que sonha um dia participar, fazendo seus percursos pelo meio do mato no fim de semana com amigos um "sem noção".

Eu chego a pensar o seguinte, sobre as queixas do Hyde em relação a conteúdo melhor e mais crítico na sala "Galeria...": o nível não melhora porque os que não tem nível não deixam o nível subir e são eles quem ditam as regras no forum. E eu me refiro aqui tanto a nível de conteúdo gráfico nas fotos quanto a nível crítico: saber reconhecer quando uma coisa é boa e quando não é.
Mas, existe isso??? Não é tudo afinal de contas "depende de quem vê", "gosto não se discute", etc...
Desculpe, pessoal, por mais que os "contemporâneos de plantão", os salvados da semana de 22, os dadaístas digam que não - se tiver algum dadaísta por aí favor me dizer, pois gosto muitíssimo do Marcel Duchamp - os niilistas aferrados o neguem, existem critérios pra se analisar uma foto, e eles não são tão vagos quanto se possa imaginar, mas são muito mais amplos do que os alérgicos à análise poderiam supor.
As fotos de família são um exemplo. Tem fotos que eu faço em casa que me tocam profundamente, pelo conteúdo emocional ligado a elas, são fotos com meus filhos, ou familiares, que  vão perdendo o significado à medida em que o "leitor" dessas imagens se afasta do "inner circle" familiar. Pra um completo desconhecido, não tem significado algum, nem estético, nem emocional, nem nada, pois são registros pessoais. Algumas fotos tem registros pessoais e mais nada. Outras tem isso mas tem uma luz especial, um enquadramento inusitado que funcionou bem, um jogo de foco-desfoco interessante, então essas fotos eu poderia "upar" pra um servidor e discutir sobre elas no forum, sabendo de antemão que tem parentes meus alí e que isso é uma coisa minha que vai ser exposta ao público.

Sobre o registro fotográfico, pura e simplesmente, sem nenhuma conotação "estética" ou "artística", eu penso o seguinte: esse é um dos lados, se posso usar esse termo, da fotografia. O registro documental é muito importante. E mais importante quanto mais informação ele contém. Grandes fotografias de hoje nasceram como registros de um instante, de um evento, do registro dos costumes ou de um evento de uma determinada época ou período. Existe um preconceito contra o registro fotográfico documental que quer fazer parecer que isso não é "arte". Grande b*sta!. Se não é arte ainda continua sendo prática fotográfica e só por isso pra mim já é interessante. O que eu citei acima sobre o que é ou não arte e como isso se aplica à foto vale aqui também.

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #61 Online: 04 de Maio de 2013, 16:39:23
Acho que é uma questão interessante para refletirmos. Mas quem vai refletir? Aqueles que têm interesse no assunto, mas que deixaram ou não participam por falta de motivação, tesão, assunto, conhecimento ou qualquer outra razão. Quem não topa muito com o assunto, há outras salas mais convidativas, técnicas ou não. Faz parte da convivência em sociedade esta aceitação. Concordo com o Natão quando diz que não tem  vontade de participar destas conversas mas querer continuar a participar de um forum de fotografia porque ele... fotografa. Concordo com o Hyde quando questiona nossos interesses, nossa vontade de desenvolver um olhar mais apurado. Aqueles que acham importante isso, vamos lá! Contribuir, conversar, troca figurinhas, postar uma foto de um fotógrafo que goste, com algum tipo de argumentação, questionamento e fomentar uma troca, como no tópico que postei uma vez do HCB (http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=82205.msg813357#msg813357). Mas aceitar as diferenças de querer e de pensar é fundamental para manter a sanidade de um espaço. ;)

Yeeesssss!!!!!!!!!!!!! Bingo.

Isto vai ao encontro, e por ele se compraz, de um troço chamado BOM SENSO. Puta merda, a afirmação acima destacada é de uma inteligência ímpar nessa discussão toda.

É mais do que óbvio que nós somos feitos de "diferentes e diferenças". Que os "diferentes" se respeitem entre si; que as "diferenças" sejam não mais que instrumentos para a evolução da consciência, e, combustível para a convivência fraterna entre as pessoas.

Utopia? Sim, eu sei que é. Sou eu um sonhador? Sim, que assim seja.
« Última modificação: 04 de Maio de 2013, 16:51:05 por Pris WerSo »
-22.352971,-48.775582


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #62 Online: 04 de Maio de 2013, 16:59:33
Braga e Pris,

Assim a gente não chega a lugar nenhum... O foco da discussão não é a maleabilidade de diferentes maneiras de ver as coisas, nem o fato de ser ou não necessário saber conviver com as diferenças, ou respeitar o espaço alheio, ou saber aceitar as diferenças. A transa aqui é sobre fotografia, sobre o tripé homem, máquina e imagem. A novela mexicana passa bem mais tarde  :D :D :D :D :D

Se a gente for dar corda pra dualidade de "existe algum valor"? Ou "é tudo pessoal"? A gente não vai conseguir tirar o jipe da valeta e a conversa vai ficar paralisada nessa impossibilidade. O cerne da questão é como agregar valor, não se valor é algo importante. Quem não aceita essa premissa atrasa a discussão, pois pra se ter alguma promessa de concordância, incluindo as diferenças, a gente tem que partir de princípios que são reconhecidos por todos. Como vou poder sustentar que meu cavalo é mais rápido se voce quer discutir sobre o fato do cavalo ser ou não ser um animal???

[]s,

RSalles


Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #63 Online: 04 de Maio de 2013, 17:09:46
Natão,

Eu tenho dinheiro pra comprar um jipe. Isso não me habilita a participar do Rali Dakar. Muito menos considerar o cara que sonha um dia participar, fazendo seus percursos pelo meio do mato no fim de semana com amigos um "sem noção".

Eu chego a pensar o seguinte, sobre as queixas do Hyde em relação a conteúdo melhor e mais crítico na sala "Galeria...": o nível não melhora porque os que não tem nível não deixam o nível subir e são eles quem ditam as regras no forum. E eu me refiro aqui tanto a nível de conteúdo gráfico nas fotos quanto a nível crítico: saber reconhecer quando uma coisa é boa e quando não é.
Mas, existe isso??? Não é tudo afinal de contas "depende de quem vê", "gosto não se discute", etc...
Desculpe, pessoal, por mais que os "contemporâneos de plantão", os salvados da semana de 22, os dadaístas digam que não - se tiver algum dadaísta por aí favor me dizer, pois gosto muitíssimo do Marcel Duchamp - os niilistas aferrados o neguem, existem critérios pra se analisar uma foto, e eles não são tão vagos quanto se possa imaginar, mas são muito mais amplos do que os alérgicos à análise poderiam supor.
As fotos de família são um exemplo. Tem fotos que eu faço em casa que me tocam profundamente, pelo conteúdo emocional ligado a elas, são fotos com meus filhos, ou familiares, que  vão perdendo o significado à medida em que o "leitor" dessas imagens se afasta do "inner circle" familiar. Pra um completo desconhecido, não tem significado algum, nem estético, nem emocional, nem nada, pois são registros pessoais. Algumas fotos tem registros pessoais e mais nada. Outras tem isso mas tem uma luz especial, um enquadramento inusitado que funcionou bem, um jogo de foco-desfoco interessante, então essas fotos eu poderia "upar" pra um servidor e discutir sobre elas no forum, sabendo de antemão que tem parentes meus alí e que isso é uma coisa minha que vai ser exposta ao público.

Sobre o registro fotográfico, pura e simplesmente, sem nenhuma conotação "estética" ou "artística", eu penso o seguinte: esse é um dos lados, se posso usar esse termo, da fotografia. O registro documental é muito importante. E mais importante quanto mais informação ele contém. Grandes fotografias de hoje nasceram como registros de um instante, de um evento, do registro dos costumes ou de um evento de uma determinada época ou período. Existe um preconceito contra o registro fotográfico documental que quer fazer parecer que isso não é "arte". Grande b*sta!. Se não é arte ainda continua sendo prática fotográfica e só por isso pra mim já é interessante. O que eu citei acima sobre o que é ou não arte e como isso se aplica à foto vale aqui também.

RSalles

Há uma grande diferença entre comprar um Jipe e participar do Dakar e comprar uma câmera e fotografar. São dois mundos completamente distintos, até porque qualquer um pode fotografar, até um macaco, um cego... agora não é qualquer um que pode participar de um Rally.

O que eu quero que fique claro é que eu ainda não descobri se gosto mesmo dessa coisa de fotografia pois cada vez mais a vejo a projeção dos seus resultados dentro de uma atmosfera supostamente artística... isto é, todo mundo procura lança-la para além do cotidiano, do comum, do usual, e tenta a transformar tanto a prática quanto o resultado em algo extraordinário, enquanto pra mim não passa apenas de ordinário. É isso que me deixa ainda com um pé atrás com o universo da fotografia em si, isso não me agrada, pois deve-se criar discursos rebuscados para apreciar, enquanto eu me valho da simplicidade para isso. Quanto à prática, me faz bem, mas nem sempre estou disposto a ir fotografar, como nem sempre estou disposto a trabalhar.
E enfatizo aqui ainda, não gosto das fotos do Salgado (uma ou outra me agradam, talvez), assim como qualquer outro fotógrafo famoso e reconhecido...
Logo, o que eu quero dizer é que tenho uma câmera e posso fazer registros... trabalho com fotografia pelo menos umas 4 vezes por mês, mas minhas pretensões com elas são apenas essas mesmo, trabalhar de vez em quando, ganhar um dinheiro, fazer um ou outro gostar e pronto. Meu universo não gira em torno da fotografia como é o de um ou outro aqui... Mas assim a minha vida segue, com a fotografia nela.
« Última modificação: 04 de Maio de 2013, 17:11:14 por Natão »


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #64 Online: 04 de Maio de 2013, 17:12:41
Braga e Pris,

Assim a gente não chega a lugar nenhum...

Tá bom! Então retiremos, ignoremos, façamos de conta que meus dois únicos posts nessa discussão nem existiram – aliás, o primeiro foi bem isso que aconteceu, mas deixa pra lá – e a pergunta que fica é: o que muda no contexto geral de tudo o que aqui se falou?

Ora, nada!

À luz da razão, levar em consideração DE FORMA ISOLADA aquilo que eu e/ou a Pris dissemos é chover no molhado.

Ou, sei lá, devo dizer que o post todo, com exceção da intenção de seu autor, não passa de um blá blá blá pra lá de vexatório?!
-22.352971,-48.775582


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #65 Online: 04 de Maio de 2013, 17:16:15
E por que não aceitar isso (refiro-me ao post do Natão)? Por que não aceitar o fato de sermos seres pensantes, individuais, diferentes uns dos outros e que podemos somar ao invés de dividir? Talvez, se os que se interessam, apreciam, gostam, amam começarem a FAZER o que se interessam, apreciam, gostam e amam, isto é, falar apaixonadamente sobre o tema maior deste forum, os outros que aqui convivem harmonicamente (isto é utopia... rsrs) podem começar a ver que pode ser algo realmente interessante (exemplos por ações e não só por palavras). Mas podem... não podem ser obrigados.
« Última modificação: 04 de Maio de 2013, 17:17:23 por Pris WerSo »


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #66 Online: 04 de Maio de 2013, 17:31:18
Antes de qualquer outra coisa, gostaria de deixar claro que cavalo é sim um animal. E seja ele um animal ou um conjunto de engrenagens, se ele faz um mesmo percurso, por seus meios, em um tempo menor, ele é mais rápido.
Braga e Pris,
Assim a gente não chega a lugar nenhum...
Chega a um lugar onde não tem discussões inúteis...


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #67 Online: 04 de Maio de 2013, 17:42:34
Bom, lí muita coisa aquí e percebí alguns detalhes:

1 - discute-se a participação na galeria Arte, como se lá fosse um espaço apenas para o questionamento e a análise estética. Lá é um espaço para discutir-se muiro mais:

Espaço destinado a dúvidas e discussões sobre trabalhos de fotógrafos, linguagem (isso em destaque vermelho é o que tem sido questionado por contras e defendido por prós, ferrenhamente), mercado de trabalho em fotografia, técnicas fotográficas, revelação, ampliação e as tendências da fotografia e o que está em destaque azul, ninguém comentou. Gente a galeria não está lá apenas para discutir sobre arte. Tem tópico com dicas de luz do Leonobox, discussões sobre profissionalização, etc. E essa parte, que não é pessoal? Por que também tem baixa participação?

2 - Quanto ao questionamento do Natão. Desculpe companheiro, mas acho ridícula sua colocação. É óbvio que tu curte fotografia. Já ví muitos posts seus, muito bons, sobre as técnicas, ou a estrutura de fotografias. De uns tempos pra cá que tens ficado mais arredio a estas conversas e dedicado mais a controversas. Mas tens um material bem legal (bem além das análises de equipamento).

3 - Não posto tanto no arte, até porque não tenho conhecimento para acrescentar. Me limito a ler os tópicos, fazer algumas perguntas, tecer algum comentário (às vezes pertinente, outras nem tanto, mas no retorno sempre aprendo algo.)

Bom, isso é uma parte. Agora preciso ajudar a patroa... mais tarde volto a continuo.  :ok:


kado

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.293
  • Sexo: Masculino
Resposta #68 Online: 04 de Maio de 2013, 17:46:11
Antes de qualquer outra coisa, gostaria de deixar claro que cavalo é sim um animal. E seja ele um animal ou um conjunto de engrenagens, se ele faz um mesmo percurso, por seus meios, em um tempo menor, ele é mais rápido.
   :D :D :ponder: :D :D


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #69 Online: 04 de Maio de 2013, 18:47:27
Acho que o orégano do Spider tá fazendo falta aqui...  :hysterical:

 :snack:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #70 Online: 04 de Maio de 2013, 18:49:04
Acho que o orégano do Spider tá fazendo falta aqui...  :hysterical:

 :snack:
:shock:
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #71 Online: 04 de Maio de 2013, 18:52:38
:shock:
Coisa de muito tempo atrás, Spider... Alguns fornecimentos que você fazia...  ;)


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #72 Online: 04 de Maio de 2013, 18:53:55
Coisa de muito tempo atrás, Spider... Alguns fornecimentos que você fazia...  ;)
Ichi...boiei aqui.  :shock:

Ta com saudades? :)
« Última modificação: 04 de Maio de 2013, 18:54:42 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #73 Online: 04 de Maio de 2013, 19:54:49
Marquei.
Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #74 Online: 04 de Maio de 2013, 20:36:34
Para quem leu minha resposta lá na primeira página, percebam se isso não está como falei, na mesma raia da discussão política, quando eu disse que cada um tinha seu candidato preferido ou partido, ou seja cada um tem seu jeito de pensar e gostar?

Não adianta quererem discutir, ofender, mandar colega desistir de fotografia, ou mesmo insinuar a quem é dever ou obrigação de fazer funcionar.

Aqui é um espaço democrático não só frequentado por quem ama fotografia ou que pensa saber muito dela, mas também por pessoa que tem alguma afinidade por fotografia e até uns dias ou meses atrás que nem sabia o quão complexo pode ser a fotografia em sua essência, ela pode despertar na pessoa ou não.

E respeitar essa forma de ser e pensar é parte de uma democracia!

Acho eu que deveríamos todos parar de acusar uns aos outros, e respeitar as vontades e o grau de participação e mesmo frequência de uma determinada sala.

Pelo que eu me lembre quando me inscrevi aqui não me foi dito(ou imposto até), que eu deveria participar de todas as salas e muito menos ter pré-requisitos para tal.

Porém eu concordo ainda com o Hyde que disse que deveríamos debater mais sobre a arte(os que se acharem eruditos a esse ponto), mas sem qualquer sentimento de obrigação ou cobrança de fazê-lo.

Como está escrito nesse tópico: Para reflexão dos usuários do Mundo Fotográfico

Venha quem quiser aprender, mas quem não quer, saiba que é bem vindo a vir aprender! :ok:
Fábio Pedro.