Tem um padrão ISO 12232:2006 onde as digitais podem escolher entre 5 formas e medir o ISO. Eu vi no
http://en.wikipedia.org/wiki/Film_speed .
O problema é que cada fabricante escolhe o que mais lhe convem e por isso muitas cameras que medem ISO 102.400 quando, na pratica, estao com ISO 69.000. Claro, muito acima do filme mas que eles exageram os numeros é uma coisa real também.
os ISO 1600 costumam ser 1100
e os 400 costumam ser 300
e por aí vai.
peguei 3 tops de linha aqui pra vcs verem. (Nikon D4, Canon EOS 5d Mark III e Nikon D800E) e joguei no site de uma empresa francesa que testa (mas varias revistas brasileiras testam tb e chegam nos mesmos resultados). Se as top de linha dão uma empurradinha nos valores, imagine as outras...
http://www.dxomark.com/index.php/Cameras/Compare-Camera-Sensors/Compare-cameras-side-by-side/%28appareil1%29/795|0/%28brand%29/Canon/%28appareil2%29/814|0/%28brand2%29/Nikon/%28appareil3%29/767|0/%28brand3%29/Nikon
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AS digitais também inventam ISOS altos de duas formas:
- ou deixam ruído porque o sensor nao teve tempo de definir a cor real que estava ali e dao um resultado maluco
- ou usam um programa que verifica cores muito fora do padrão e deixam todas as cores fora deste padrao iguas às dos lados dele, processo que perde fidelidade de cores e deixa a pele das pessoas com pouco amarelo e com muito vermelho (mas o jornalista/fotografo esportivo faz a foto em ISO 3200, por ex, e corrige o excesso de vermelho e a falta de amarelo no photoshop depois. Porém os meio-tons de vermelho e amarelo que foram arredondados, são perdidos neste processo). É por isso que fotos de esportes tiradas em digitais tem poucos tons nos rostos dos atletas quando comparado com uma capa de uma revista.
- ou uma média dos dois processos
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Numa médio formato não faz sentido para o fotografo ficar brigando com esses ISO "inventados". Foto para o profissional de médio formato é foto sem chiado. Senão não é foto.
E como fotografam em estudio ou paisagens. ISOs acima de 800 sao desnecessários porque é normal ter um tripe disponivel e eles fotografam "coisas que estão fazendo pose"
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além do queNas digitais, ISO em torno de 100, sempre capturam corres mais corretas, mais fiéis, pois os sensores tem mais tempo para "pensar". Entao o fotografo de médio formato nao quer nem saber de ISO 800, e o fabricante nao se preocupa de desenvolver nada superior no ISO. Eles desenvolvem sim, muitas mudancas na capruta do EV, Dynamic Range de color depth (mais fidelidade de cores e mais cores) e aumento de pixels Hoje 80MP em médio formato é "normal".
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No entanto.
As digitais costumam não dar bom resultado se a velocidade ficar muito abaixo de 1/50 nas amadoras e abaixo de 1/5 nas profissionais. As mais caras "aguentam" até exposicòes de 30s mas aí entra em questao outro fator aqui:
Os sensores esquentam levemente e este aquecimento faz com que eles adicionem cores, pontos e tons incorretos na imagem
Po isso exposições longas nao existem nas digitais (muitas desligam após 5 min automaticamente). Mas 5 min numa digital ja te adicionou muito risco de ruído de aquecimento. Fotos do céu à noite, daquelas que a máquina ficava ligada horas, montando um circulo com o rastro das estrelas, são impossiveis de serem feitas nas digitais em uma tomada só. As pessoas fazem várias tomadas de 1 minuto ou 2, durante toda uma noite e juntam tudo com programas especiais.
É comum ter fotos de planetas na internet. Elas geramlente sao um conjunto de mais de 1500 fotos tiradas durante a noite e mescladas. Claro que o telescopio, computadorizado, é configurado para acompanhar o planeta