Autor Tópico: Seguro de Equipamentos fotográficos. Onde fazer ? Alguém já fez na Kertzmann ?  (Lida 73343 vezes)

mfranzini

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Masculino
Essa é a pergunta de um milhão de dólares, hehehe.

Mesmo que alguns tenham conseguido fazer o seguro, a dúvida continua. Eu tb estou muito interessado em fazer um seguro para o meu equipo mas, sinceramente, não tenho confiança nenhuma no que os corretores dizem.

E lembrando: Kertzmann não é seguradora. É corretora.

Eu mesmo liguei na Porto Seguro e me disseram que realmente se não tiver NF, o reembolso não acontece. Faz muito sentido pois não há vistoria no momento da aquisição do seguro.
Just a Hobby !

Canon 7D | Flash 430EXII | Canon 24-105 F4 L | 50mm 1.8 Canon | Canon 55-250 F3.5 | Sigma 10-20 F4 | Sigma 35mm 1.4 ART


vanbasten

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 363
  • Sexo: Masculino
Bom, virou um dilema. Porém, as informações vindas da Porto Seguro tem mais valor para mim do que as palavras de qualquer vendedor de seguros. Sendo assim, infelizmente, vou continuar do jeito que está.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Prezados, tenho um tio que é corretor de seguro e "a regra é clara", se a seguradora não exigiu a NF ANTES de emitir a apólice, NÃO pode pedir depois. Se ela aceitou o pagamento do seguro, listou os equipamentos na apólice, etc., TEM que pagar. Pode até querer enrolar, mas isso se ganha facinho na Justiça.
Em tempo, faço seguro com a Kerzmann há 5 anos. Nos últimos dois minhas apólices mudaram da Porto Seguro para a RSA.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.039
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Prezados, tenho um tio que é corretor de seguro e "a regra é clara", se a seguradora não exigiu a NF ANTES de emitir a apólice, NÃO pode pedir depois. Se ela aceitou o pagamento do seguro, listou os equipamentos na apólice, etc., TEM que pagar. Pode até querer enrolar, mas isso se ganha facinho na Justiça.
Em tempo, faço seguro com a Kerzmann há 5 anos. Nos últimos dois minhas apólices mudaram da Porto Seguro para a RSA.

Já falei com o setor de sinistro da PS através do 0800 e me disseram a mesma coisa, se a apólice foi emitida, o sinistro é pago.


ClaudioH

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
Prezados,

Infelizmente já tive de usar o seguro do equipamento com a Porto. Eu não tinha a NF de uma das lentes roubadas, pois a comprei usada. Recebi do mesmo jeito, embora tenha levado a caixa quando a empresa de regulação do sinistro solicitou. Mas isto foi em 2008. Não sei se o procedimento deles mudou.


vanbasten

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 363
  • Sexo: Masculino
Prezados, tenho um tio que é corretor de seguro e "a regra é clara", se a seguradora não exigiu a NF ANTES de emitir a apólice, NÃO pode pedir depois. Se ela aceitou o pagamento do seguro, listou os equipamentos na apólice, etc., TEM que pagar. Pode até querer enrolar, mas isso se ganha facinho na Justiça.
Em tempo, faço seguro com a Kerzmann há 5 anos. Nos últimos dois minhas apólices mudaram da Porto Seguro para a RSA.

Mas esse é o "X" da questão.

Que tem que pagar todos nós sabemos. O problema é ter que brigar pelos seus direitos depois. Sem contar que "ganhar facinho na justiça", quando se trata da justiça brasileira, nunca pode ser considerado uma verdade absoluta.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Mas esse é o "X" da questão.

Que tem que pagar todos nós sabemos. O problema é ter que brigar pelos seus direitos depois. Sem contar que "ganhar facinho na justiça", quando se trata da justiça brasileira, nunca pode ser considerado uma verdade absoluta.
Amigo, você faz seguro de carro? Pois é, já tive um sinistro e a seguradora se recusou a pagar. Safadeza pode sair de qualquer lugar mas nem por isso deixei de fazer seguro. Quanto ao meu caso, em 2 meses tive audiência e a seguradora pagou o devido e mais 6 pilas de danos morais e materiais. Creio que dos muitos problemas que temos no país o direito do consumidor é um dos menos piores... Abs!


vanbasten

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 363
  • Sexo: Masculino
Hehe.

Em momento algum eu disse ou sugeri que não se deva fazer o seguro de câmeras e lentes. Pelo contrário: eu tenho grande interesse em fazê-lo. Porém, eu ainda não vi um relato "oficial" de um segurado, dentro desta condição de não possuir as notas fiscais, que tenha acionado o seguro e tenha sido ressarcido integralmente e sem questionamentos ou problemas. Por outro lado, já soube de casos onde o segurado teve problemas por não possuir as notas. Sem contar os relatos aqui mesmo nesse tópico de colegas que entraram em contato diretamente com a Porto Seguro e foram informados que sem as notas não seria possível.

Diante de tantas contradições e achismos, e baseado no fato que eu não tenho o menor interesse em, talvez, ter que brigar na justiça por algo que seria meu direito, EU prefiro, até que algo mais concreto surja, ficar sem o tal seguro. Foi isso que eu disse, somente.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.511
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Opa, agora a coisa começa a sair do achismo. A palavra de alguém diretamente da seguradora, na minha opinião, vale mais que a conversa do "vendedor de seguros", apesar de ser completamente oposta ao e-mail enviado pela própria seguradora a um possível cliente, conforme uns posts aí pra trás.
Bom, acho que só mesmo alguns casos reais pra me fazer acreditar que a coisa rolaria realmente conforme manda o figurino.

já recebi da Porto 2x sem nota fiscal, somente com invoice de compra via internet no exterior...

Não tem o que se preocupar. Nenhuma seguradora pode aceitar fazer o seu seguro e na hora do sinistro pedir documento que não pediu antes de aceitar cobrir seu equipamento. É lei isso! Se ela se recusar a pagar não é por conta da falta de nota, mas por conta do sinistro não conseguir ser provado.. Por exemplo, você sem nem mesmo ter saído de casa pode acionar o seguro dizendo que foi roubado na rua pra "tirar uma grana fácil" da seguradora. Se não conseguir provar que foi roubado de verdade ela não vai te pagar..

Mas ela pode, se achar que alguém é um risco grande pra ela, não aceitar fazer o seguro mesmo tendo nota de tudo..

« Última modificação: 01 de Julho de 2013, 07:32:45 por Luciano.Queiroz »


vanbasten

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 363
  • Sexo: Masculino
Luciano,  :ok:.

Mas me diga uma coisa: tu teve teus equipamentos roubados por duas vezes, é isso?


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Olha... Em todos os meus anos de fórum nunca vi alguém ter o pagamento do sinistro negado em função de não ter nota fiscal. O seguro é um contrato celebrado entre as partes e deve ser cumprido conforme as suas cláusulas. Em contrapartida, lembro de dezenas de relatos de apólices sendo pagas sem problemas.

Agora também já vi vários casos de pagamento do sinistro negado porque a seguradora considerou a ocorrência como sendo furto não qualificado. E o furto não qualificado consta dentro das cláusulas de exclusão do seguro. O importante é ler bem o contrato para saber quais são os seus direitos e deveres. Por exemplo, a seguradora não cobre furto de dentro de veiculos com o mesmo estacionado sozinho. Então é simples, nunca deixo meu equipo dentro do carro, pois sei que se o carro for arrombado, ou for levado, conseguirei restituição dos valores relativos ao carro, mas do equipo não.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Bom, após pensar um pouco e finalmente receber a resposta da corretora, resolvi continuar com o seguro. É o que falaram, se você tem a apólice, é dever da seguradora efetuar o pagamento caso ocorra o sinistro (dentro das condições do contrato, é claro).
E mesmo que tenha que recorrer a justiça, acho que é melhor isso do que ver o meu dinheiro todo investido indo embora, ainda mais agora que estou começando a investir mais "forte". E ter a câmera pra ficar com medo de sair na rua com ela, não rola. :ok:


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Olha... Em todos os meus anos de fórum nunca vi alguém ter o pagamento do sinistro negado em função de não ter nota fiscal.
Pois esse é o "X da questão": eles podem arrumar N razões para não pagar, mas não ter NF NÃO é uma delas.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Pois esse é o "X da questão": eles podem arrumar N razões para não pagar, mas não ter NF NÃO é uma delas.

Exato. A grande maioria das queixas que vi em fóruns eram de usuários que não conheciam sua apólice e não sabiam o que tinha cobertura e o que não tinha. Bolsas com câmeras deixadas em cima de mesas durante eventos em casas de festas, mesmo que em locais reservados, dificilmente serão ressarcidas caso sejam furtadas, só para citar um exemplo.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


vanbasten

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 363
  • Sexo: Masculino
Mais uma vez (garanto que essa é a última :D): eu não estou tentando convencer ninguém a desistir ou não fazer o seguro dos seus equipamentos.

Minha intenção é (aliás, era, pq eu já tirei minhas conclusões) tentar tirar minhas próprias dúvidas quanto à questão das notas fiscais/ressarcimento em caso de sinistro. Tudo o que foi dito neste tópico não era novidade pra mim; meu questionamento era outro. Com todo o respeito aos que se pronunciaram, eu li muito achismo e opiniões pessoais ("eu acho...", "nunca vi...", "tem que ser...", etc) contra algumas informações absolutamente contrárias obtidas diretamente da seguradora.

Diante de tal contradição, eu opto em ficar com a palavra da seguradora ao invés do que dizem os corretores (pois entendo que, como vendedores que são, na ânsia de fechar uma venda, atingir alguma meta ou algo do tipo, um detalhe ou outro possa ser "esquecido") e deixar para fazer o seguro em um outro momento, onde talvez a situação possa ser mais clara.

Para aqueles que optaram por contratar um seguro para seus equipamentos sem NF ou mesmo aqueles que tem/tinham a mesma dúvida que eu, deixo um link para apreciação.

http://www.portoseguro.com.br/seguros/seguro-para-equipamentos-portateis

Entendam e interpretem (se é que existe alguma margem para interpretação) como desejarem.

Um abraço à todos.