Autor Tópico: Seguro de Equipamentos fotográficos. Onde fazer ? Alguém já fez na Kertzmann ?  (Lida 73346 vezes)

fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
eu li muito achismo e opiniões pessoais ("eu acho...", "nunca vi...", "tem que ser...", etc) contra algumas informações absolutamente contrárias obtidas diretamente da seguradora.

Desculpe, mas acho que existe uma confusão aí: a "informação" da seguradora que você menciona é que não FAZ seguro sem NF ou que FAZ o seguro mas NÃO PAGA?

Porque se for o segundo ela só está afirmando que é desonesta, pois aceita fazer seguro sem nota para depois não pagar, o que é fraude. Se acha necessária NF tem que recusar NA HORA DE ACEITAR O SEGURO e não no momento de pagar. É isso?

Se for o segundo é uma grossa mentira, pois está cheio de gente por aqui com apólice na mão - documento concreto, longe de ser achismo.


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Não há motivos para discussão. Em resumo: quem achar conveniente, faça, quem não achar, não faça. :)


vanbasten

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 363
  • Sexo: Masculino
Fernando, se não me engano (já li tanta coisa à respeito que nem lembro exatamente onde foi), aqui mesmo neste tópico um colega de fórum diz ter entrado em contato diretamente com a Porto Seguro e ter sido informado que ela (seguradora) não aceitaria fazer o seguro sem as notas fiscais. Essa mesma informação eu tb já li em outros fóruns e ouvi de alguns corretores.

Se acha necessária NF tem que recusar NA HORA DE ACEITAR O SEGURO e não no momento de pagar.
Concordo plenamente.

...está cheio de gente por aqui com apólice na mão - documento concreto, longe de ser achismo.
E é justamente por isso que eu acho que isso tudo é uma situação criada pelos VENDEDORES DE SEGURO, de forma totalmente alheia às seguradoras.

Veja só, a informação que consta na página da própria Porto Seguro é muito clara:

"Em caso de sinistro:
Em eventual sinistro será exigida a apresentação de documentos que garantam a aquisição do equipamento, sendo eles:
- Nota Fiscal
- Recibo de Compra e Venda
- Invoice (Nota Fiscal de Estrangeira)"


Porém, ao mesmo tempo que fica clara a obrigatoriedade da apresentação da Nota Fiscal em caso de sinistro, não é citada, pelo menos nesta parte do texto, a obrigatoriedade da apresentação das mesmas para efeito de contratação. E é aí que começam as "brechas" e as dúvidas.

Eu já passei por situações de ficar devendo documentação ao corretor e ainda assim a apólice foi emitida. Claro que eu entreguei os documentos faltantes assim que pude mas se um sinistro tivesse ocorrido justamente nesse intervalo de tempo, eu, sinceramente, não sei como teria sido. Pra mim é muito claro que as seguradoras delegam aos corretores uma certa autonomia e estes, por sua vez, podem falhar ou até mesmo (prefiro não acreditar nisso mas é possível) agir de má-fé e omitir algum detalhe ou deixar alguma coisa passar desapercebida para que a meta do mês seja atingida, por exemplo.


vanbasten

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 363
  • Sexo: Masculino
Daniela, não há discussão. Eu e o Fernando estamos somente conversando sobre o assunto. Inclusive, eu tb já disse que fazer o seguro sob essa condição não é interessante PARA MIM e não condeno nem reprovo quem opta por fazer :ok:


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
O que acontece é que alguns corretores tem prerrogativas diferentes junto às seguradoras dada a sua especialização com determinado tipo de produto.

Se vc ligar para a Porto Seguro e disser que quer fazer um seguro de câmera fotográfica sem nota, eles serão taxativos em dizer que tal seguro não pode ser feito. Se tentar com o corretor da sua cidade, provavelmente irá obter a mesma resposta. Agora se ligar para a Kertzmann, que faz este tipo de seguro a décadas, provavelmente vai conseguir segurar seu equipo.

Outro detalhe, a apólice é emitida pela seguradora, então não tem como a seguradora estar alheia ao que o corretor está fazendo. Se ela exige a NF para a confecção da apólice, o corretor não enviou e ela fez a apólice assim mesmo, o contrato está fechado, a bronca é entre ela e a corretora, o segurado não tem nada a ver com isso.

O bom seria alguém da área de direito dar um pitaco por aqui. Este assunto já foi discutido diversas vezes aqui mesmo no fórum e a conclusão pelo que lembro é de que existindo a apólice, ela tem que ser cumprida. Na minha apólice se não me engano fala que a Porto reserva-se o direito de investigar, mas não fala nada de comprovação de propriedade "a posteriori". Pena que não consegui encontrar os tópicos anteriores, acho até que este tipo de tópico deveria ser fixado.

De qualquer forma, cada um toma a decisão que achar conveniente.

PS: Só para complementar http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=83405.msg827929#msg827929




« Última modificação: 01 de Julho de 2013, 19:30:18 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


vanbasten

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 363
  • Sexo: Masculino
O que acontece é que alguns corretores tem prerrogativas diferentes junto às seguradoras dada a sua especialização com determinado tipo de produto.
:ponder:

Se vc ligar para a Porto Seguro e disser que quer fazer um seguro de câmera fotográfica sem nota, eles serão taxativos em dizer que tal seguro não pode ser feito. Se tentar com o corretor da sua cidade, provavelmente irá obter a mesma resposta. Agora se ligar para a Kertzmann, que faz este tipo de seguro a décadas, provavelmente vai conseguir segurar seu equipo.
:ponder: :ponder:

De qualquer forma, cada um toma a decisão que achar conveniente.
:ok: :ok: :ok:



Hehe.

Blz, rapaziada. Valeu pelos comentários. Já ficou repetitivo demais, tá quase uma conversa de fan boy, hehehe.

Um abraço.


Gpanazio

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 307
  • Sexo: Masculino
Entrei em co tato direto som o Sergio pois a corretora não me respondia, e no mesmo dia ele me mandou um e-mail, que consta a seguinte informação:

Dados necessários do Equipamento:

Descrição , modelo, marca, número de série e  cópia da nota fiscal do equipamento adquirido   ( ou recibo de compra ou certificado de garantia ou alguma fatura em nome do cliente )

E aí???

E aí você diz que não tem e manda foto dos equipamentos com o número de série aparecendo.


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Como foi falado, parece fanboy querendo te convencer...

Vou colar aqui a resposta do meu corretor:

Citar
Cara, eu entrei em contato com a Porto Seguro, e eles me informaram que sem a Nota Fiscal, ou cupom fiscal não tem aceitação. Quero dizer pra contratar, eles até contratam, mas na hora de indenizar eles pedirão a nota fiscal.
Inclusive, mesmo que estiver em nome de terceiros (como quando é um presente por exemplo) eles pedem uma carta de doação com a assinatura do doador do equipamento, juntamente com a Nota Fiscal.

Essa NF, ou cupom fiscal segundo eles é para comprovação de data, faturamento e pagamento do equipamento.

Antigamente (cerca de 10 a 12 meses atrás) eles aceitavam na ausência da N.F apenas com as fotos do manual e número de série como você informou, mas pelo que área de aceitação disse, eles tiveram nos últimos 2 anos muitos sinistros justamente com equipamentos sem NF. E eles acreditam que alguns nem chegaram a ter o equipamentos em mãos e faziam o seguro e depois entravam com o sinistro na seguradora.

Ou seja infelizmente sem a N.F eu não consigo fazer.

Algumas corretoras, talvez essa XXXXXXXXX, tenha um tratamento diferenciado para a aceitação, vou explicar o motivo.
Algumas delas (normalmente corretoras muito grandes) fazem acordos comerciais, assumindo o risco devido a alta produção. Ou seja se a corretora traz 1 milhão de reais por mês em produtos para a Porto Seguro, eles não se importariam de assumir um risco de 10 mil reais, já que o que eles trazem mensalmente é 100 maior que isso.

Mas isso não é uma regra, é um acordo comercial que é possível que uma ou outra corretora tenha.
A regra é que sem N.F ou cupom fiscal eles não indenizarão o sinistro.

Meu corretor diz que não é mais possível fazer sem nota e a Kertzmann nunca mais respondeu meus emails, então o jeito é ficar sem seguro.

Alguém conseguiu FAZER o seguro nos últimos 6 meses sem NF dos produtos e teve sinistro e foi ressarcido mesmo sem ter a nota fiscal pra apresentar?


Gpanazio

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 307
  • Sexo: Masculino
É difícil. Na dúvida, eu acho melhor ter, mesmo que tenha que apelar judicialmente depois. A dor de cabeça pra correr atrás disso é muito menor do que a perder todo o seu investimento (e ganha pão, como é o meu caso).


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Como foi falado, parece fanboy querendo te convencer...

Vou colar aqui a resposta do meu corretor:

Meu corretor diz que não é mais possível fazer sem nota e a Kertzmann nunca mais respondeu meus emails, então o jeito é ficar sem seguro.

Alguém conseguiu FAZER o seguro nos últimos 6 meses sem NF dos produtos e teve sinistro e foi ressarcido mesmo sem ter a nota fiscal pra apresentar?

Seu corretor está dizendo duas coisas diferentes: 1, que ele NÃO CONSEGUE FAZER O SEGURO; 2 que a regra é a seguradora NÃO PAGAR seguro feito sem NF. Veja que não faz sentido pois a primeira afirmação anula a segunda,

Repito o que já disse antes: dos cinco anos que faço seguro com a Kertzmann os três primeiros foram pela PS, os dois últimos pela RSA - provavelmente pq a PS não ACEITA mais seguro sem NF... não ACEITA - que se aceitasse e emitisse a apólice TINHA que pagar.


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Seu corretor está dizendo duas coisas diferentes: 1, que ele NÃO CONSEGUE FAZER O SEGURO; 2 que a regra é a seguradora NÃO PAGAR seguro feito sem NF. Veja que não faz sentido pois a primeira afirmação anula a segunda,
Ele quis dizer que não pode fazer pra mim pois na hora que acontecer um sinistro vão exigir NF.
Essa é a recomendação da Porto, mas o corretor tem autonomia pra contratar o seguro a pedido do cliente sem apresentação da NF.

Como meu corretor é meu amigo ele não faria isso pra mim pra não se queimar na hora que eu precisasse acionar o seguro.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Ele quis dizer que não pode fazer pra mim pois na hora que acontecer um sinistro vão exigir NF.
Essa é a recomendação da Porto, mas o corretor tem autonomia pra contratar o seguro a pedido do cliente sem apresentação da NF.

Como meu corretor é meu amigo ele não faria isso pra mim pra não se queimar na hora que eu precisasse acionar o seguro.
Fala, Checheel. Olha só, o corretor é um representante AUTORIZADO da seguradora. Ele intermedia mas quem ASSINA a a apólice é a seguradora. Por lei, nem ele nem a seguradora podem pedir, para pagamento do seguro, nenhum documento que não pediram na hora de fazer o seguro. Então corretor e seguradora podem NÃO ACEITAR segurar o bem; mas não podem se recusar a pagar depois da apólice emitida - seja ou não a pedido do cliente; se aceitou o pedido, tem que pagar. Ponto.

Para sairmos dos "achismos" vamos reformular a pergunta e refazer a pesquisa por aqui e outros fori: tentar achar alguém que teve negado o PAGAMENTO do seguro porque não tinha NF.

PS. Vou parar de escrever pq eu mesmo já estou me achando chato pra cacete - imagina vocês! Mas é que acho, na minha opinião (não quer dizer que estou certo), que deixar de fazer seguro e ter tranquilidade para andar com a cam nesse Brasil porque não tem NF, quando uma seguradora com tradição como a Kertzmann (e talvez outras, que não conheço) oferece o serviço, ainda mais quando não temos casos concretos do "suposto" não pagamento por falta de NF, uma bobagem, que desinforma mais que ajuda. Abs!
« Última modificação: 03 de Julho de 2013, 00:20:42 por fernandomaues »


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Então Fernando, temos que levar em consideração a informação que ele conseguiu diretamente com a Porto Seguro de que até cerca de 15 meses atrás a Porto aceitava seguro apenas com fotos dos itens e agora não aceita mais. Por isso quero saber sobre sinistros apenas de quem fez uma apólice NOVA de um ano pra ca e tirando apenas fotos dos itens segurados.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.511
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Mais uma vez (garanto que essa é a última :D): eu não estou tentando convencer ninguém a desistir ou não fazer o seguro dos seus equipamentos.

Minha intenção é (aliás, era, pq eu já tirei minhas conclusões) tentar tirar minhas próprias dúvidas quanto à questão das notas fiscais/ressarcimento em caso de sinistro. Tudo o que foi dito neste tópico não era novidade pra mim; meu questionamento era outro. Com todo o respeito aos que se pronunciaram, eu li muito achismo e opiniões pessoais ("eu acho...", "nunca vi...", "tem que ser...", etc) contra algumas informações absolutamente contrárias obtidas diretamente da seguradora.

Diante de tal contradição, eu opto em ficar com a palavra da seguradora ao invés do que dizem os corretores (pois entendo que, como vendedores que são, na ânsia de fechar uma venda, atingir alguma meta ou algo do tipo, um detalhe ou outro possa ser "esquecido") e deixar para fazer o seguro em um outro momento, onde talvez a situação possa ser mais clara.

O que acontece é o seguinte. Esse tipo de seguro é muito específico e a Seguradora (no caso a Porto) deixa na mão de poucas corretoras somente. Seguro de carro você faz em qualquer corretor, de câmeras não.. Pergunte pra QUALQUER corretor que você conheça, se dentro de uma companhia existe tratamento diferenciado num ramo de seguro qualquer entre os corretores.. vai ver que a resposta é sim. É assim mesmo, o corretor que produz muito um tipo de seguro tem tratamento e condições diferenciadas pra lidar com esse tipo de seguro.

Quando fui fazer a primeira vez, tive a mesma dúvida sua. Se 0800 e o gerente regional da Porto, na sala de um corretor amigo meu que estava tentando fazer a apólice pra mim falou que não dava pra fazer, como eu podia confiar num corretor que dizia que era possível?? Depois esse amigo explicou que era assim mesmo. Faz 2 anos que ele briga na Porto seguro pra virar corretor de câmeras e a Porto não dá essa condição pra ele..

Agora, na boa! Não é aqui que você vai ter a certeza que você procura. O assunto é tão claro como água e você não quer ver. Quando um corretor pega seus dados e seus documentos e encaminha pra corretora, ela aceita ou recusa sua cobertura. Se faltar um documento que ela precise pra decidir se aceita ou não fazer o seguro pra você, ela vai te pedir. Se aceitou, NÃO PODE pedir o documento depois pra fugir da responsabilidade de te pagar... Pergunte isso ao Procon, a corretores que você conhece, a outras companhias, a advogados, etc. Eles podem te dar a resposta que você quer. E mais, sabia que até equipamento usado pode ser segurado? É só o vendedor fazer um recibo de compra em seu nome com seus dados e registrar firma em cartório.. coisa bem simples pra provar que a lente é sua.

Mas é claro.. o lucro de uma seguradora é não pagar sinistro. Então se a sua história for sem pé nem cabeça, ela pode arrumar mil questionamentos pra tentar provar que sua história é mentirosa ou está fora da cobertura e não pagar....

Não tem necessidade de eu ficar dando detalhes aqui do sinistro que tive, mas como disse antes já recebi 2x.. Nenhum equipamento tinha nota brasileira pois tudo foi comprado no exterior. Uma lente só tinha o certificado de garantia da Canon e nem nota tinha. Veja que o problema nunca é ter nota ou não..
« Última modificação: 03 de Julho de 2013, 08:23:43 por Luciano.Queiroz »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.039
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
O que acontece é o seguinte. Esse tipo de seguro é muito específico e a Seguradora (no caso a Porto) deixa na mão de poucas corretoras somente. Seguro de carro você faz em qualquer corretor, de câmeras não.. Pergunte pra QUALQUER corretor que você conheça, se dentro de uma companhia existe tratamento diferenciado num ramo de seguro qualquer entre os corretores.. vai ver que a resposta é sim. É assim mesmo, o corretor que produz muito um tipo de seguro tem tratamento e condições diferenciadas pra lidar com esse tipo de seguro.

Foi isso que ouvi da minha corretora aqui em Sorocaba esses dias.

E também no 0800 da porto, falando direto com o setor de sinistro, ouvi que, se a PS aceitou o seguro sem nota, eu não teria problema em receber o sinistro.