Mais uma vez (garanto que essa é a última ): eu não estou tentando convencer ninguém a desistir ou não fazer o seguro dos seus equipamentos.
Minha intenção é (aliás, era, pq eu já tirei minhas conclusões) tentar tirar minhas próprias dúvidas quanto à questão das notas fiscais/ressarcimento em caso de sinistro. Tudo o que foi dito neste tópico não era novidade pra mim; meu questionamento era outro. Com todo o respeito aos que se pronunciaram, eu li muito achismo e opiniões pessoais ("eu acho...", "nunca vi...", "tem que ser...", etc) contra algumas informações absolutamente contrárias obtidas diretamente da seguradora.
Diante de tal contradição, eu opto em ficar com a palavra da seguradora ao invés do que dizem os corretores (pois entendo que, como vendedores que são, na ânsia de fechar uma venda, atingir alguma meta ou algo do tipo, um detalhe ou outro possa ser "esquecido") e deixar para fazer o seguro em um outro momento, onde talvez a situação possa ser mais clara.
O que acontece é o seguinte. Esse tipo de seguro é muito específico e a Seguradora (no caso a Porto) deixa na mão de poucas corretoras somente. Seguro de carro você faz em qualquer corretor, de câmeras não.. Pergunte pra QUALQUER corretor que você conheça, se dentro de uma companhia existe tratamento diferenciado num ramo de seguro qualquer entre os corretores.. vai ver que a resposta é sim. É assim mesmo, o corretor que produz muito um tipo de seguro tem tratamento e condições diferenciadas pra lidar com esse tipo de seguro.
Quando fui fazer a primeira vez, tive a mesma dúvida sua. Se 0800 e o gerente regional da Porto, na sala de um corretor amigo meu que estava tentando fazer a apólice pra mim falou que não dava pra fazer, como eu podia confiar num corretor que dizia que era possível?? Depois esse amigo explicou que era assim mesmo. Faz 2 anos que ele briga na Porto seguro pra virar corretor de câmeras e a Porto não dá essa condição pra ele..
Agora, na boa! Não é aqui que você vai ter a certeza que você procura. O assunto é tão claro como água e você não quer ver. Quando um corretor pega seus dados e seus documentos e encaminha pra corretora, ela aceita ou recusa sua cobertura. Se faltar um documento que ela precise pra decidir se aceita ou não fazer o seguro pra você, ela vai te pedir. Se aceitou, NÃO PODE pedir o documento depois pra fugir da responsabilidade de te pagar... Pergunte isso ao Procon, a corretores que você conhece, a outras companhias, a advogados, etc. Eles podem te dar a resposta que você quer. E mais, sabia que até equipamento usado pode ser segurado? É só o vendedor fazer um recibo de compra em seu nome com seus dados e registrar firma em cartório.. coisa bem simples pra provar que a lente é sua.
Mas é claro.. o lucro de uma seguradora é não pagar sinistro. Então se a sua história for sem pé nem cabeça, ela pode arrumar mil questionamentos pra tentar provar que sua história é mentirosa ou está fora da cobertura e não pagar....
Não tem necessidade de eu ficar dando detalhes aqui do sinistro que tive, mas como disse antes já recebi 2x.. Nenhum equipamento tinha nota brasileira pois tudo foi comprado no exterior. Uma lente só tinha o certificado de garantia da Canon e nem nota tinha. Veja que o problema nunca é ter nota ou não..