Autor Tópico: Retoque no LR4... Dúvida besta mas ainda sem resposta...  (Lida 1794 vezes)

dmirrha

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
  • Sexo: Masculino
Online: 04 de Junho de 2013, 14:20:10
Turma,

Já faz um tempo que retoco minhas fotos no LR4, sempre começo do RAW.

Agora percebi que não sigo um padrão, muito menos uma sequência... então as vezes imagino o resultado que quero para uma determinada foto e ai fico batendo cabeça até conseguir (quando consigo)... Mas a impressão que fica é que daria pra fazer muito mais do que eu faço.

Existe alguma sequência ou check list básico para retocar fotos? Já vi colegas que fazem fotos parecidas com as minhas, mas fica evidente o trabalho de retoque fica muito melhor...

Se alguém puder indicar de um tutorial bom eu agradeço...


kbg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia: um hobby em evolução!
    • HISTÓRIA NA LENTE
Resposta #1 Online: 04 de Junho de 2013, 15:42:50
dmirrha

talvez esse ajude um pouco:

http://www.lightroom.com.br/index.php/2010/02/passo-a-passo-de-um-tratamento-de-imagem-basico-no-lightroom/

também estou aprendendo a usar o LR.

abraços,
Nikon D7000 / AF-S 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR /  AF-S 35mm f/1.8G / SB-700


http://500px.com/jorgelaerte
www.historianalente.blogspot.com


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 04 de Junho de 2013, 21:04:13
Movendo tópico...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


dmirrha

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 05 de Junho de 2013, 09:01:54
dmirrha

talvez esse ajude um pouco:

http://www.lightroom.com.br/index.php/2010/02/passo-a-passo-de-um-tratamento-de-imagem-basico-no-lightroom/

também estou aprendendo a usar o LR.

abraços,

Obrigado pela dica.
Ontem eu usei algumas coisas desse post e acho que gostei...

Pena que o preset não esta disponível pra download. Vc conseguiu baixar?

Abs


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #4 Online: 05 de Junho de 2013, 10:14:46
Dmirrha,

Com um tempo usando o LR, percebi que sempre sigo uma sequência meio definida. até tô pensando em criar um preset pra isso, mas acontece que nem sempre a mesma sequência vai ser aplicada a todas as fotos. eu ainda não consigo trabalhar em lotes :), edito cada foto individualmente, o que acaba me tomando um tempo do caramba.

Nunca fiz qualquer curso, nem de fotografia ou de Lightroom. Tudo que aprendi foi lendo aqui, na internet, e principalmente fuçando por conta própria.

Mas vamos lá:

1) seleciono as fotos que realmente ficaram boas e que vou editar e possivelmente publicar, no modo Grid (tecla G). com a foto selecionada, pressiono P (pick). dá pra aumentar a foto também pressionando enter ou clicando sobre ela, pra ver melhor. vou passando as fotos e clicando P... (em tempo: dica do William aqui do fórum!  :ok:)

3) filtro todo o rolo de fotos através dos atributos delas, no modo filme, clicando para ver apenas as fotos "picked".

2) aplico a correção de lente em todas. se usei lentes diferentes, filtro cada lente através dos metadados das fotos no modo Grid.

3) aplico sharpening e redução de ruído conforme o ISO de cada foto. Novamente, uso os metadados no modo grid. para ISO's elevados, aplico menos nitidez e um pouco mais de redução de ruídos. às vezes separo as fotos que são retratos e cuido para que o raio da nitidez seja exatamente 1.

4) agora, individualmente e no modo Development, vou à primeira foto, aumento contraste para 20, clarity para 40 e vibration para 20. dou uma explorada na curva de tons e no split toning (aqui, highlights no verde +10 e shadows no magenta +5). conforme a cena, ajusto o balanço de branco (geralmente uso os modos automáticos, mas às vezes o pincelzinho aquele) e a exposição.

5) ainda nesta foto, pressiono SHIFT+CTRL+C para copiar a edição desta foto, selecionando só os parâmetros que editei acima. Vou ao modo Grid (G), seleciono todas as fotos e SHIFT+CTRL+V para aplicar a edição.

6) agora o negócio é individual, não tem jeito. vou de foto em foto ajustando o WB, saturação, curva de tons, split toning, canais de cor, exposição, crop, inclinação, proporção e perspectiva.

7) depois uso a brush tool para remover clarity do rosto das pessoas (-40) e destacá-las (exposição +0.5 ou +1.0). em paisagens, uso a brush tool para aumentar o clarity ou saturação do céu ou da água. também tem os filtros graduados mas ultimamente tô usando pouco. Para fotos do dia a dia, geralmente não faço este último passo. é muito trabalhoso! :)

Depois, SHIFT+CTRL+E para exportar as fotos editadas para JPG. Pra isso já criei vergonha na cara e criei presets para tamanhos diferentes (800px, 1024px, 2048px e hi res). Todas elas com quality 100% e 72dpi.

Ufa. Acho que é isso... espero ter ajudado! :D :ok:
« Última modificação: 05 de Junho de 2013, 10:15:34 por fkuhne »
fkuhne.tumblr.com


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 05 de Junho de 2013, 10:20:54
Eu tenho um preset pessoal por lente onde já tem sharp, clarity, vibration, saturation, contrast e noise reduction pré definido. Deixo para fazer foto a foto ajustes na exposição e WB. Dessa forma tenho ótimos resultados com velocidade.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


dmirrha

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 05 de Junho de 2013, 13:35:02
Fkunhe,

Percebi que sigo quase o mesmo fluxo que vc... mas uso números mais baixos no contraste, clarity e outros...

Vou revisitar as fotos que retoquei ontem pra ver como ficam seguindo na sua linha...

Qual a base de vcs pra acertar o WB?

Abs e muito obrigado


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #7 Online: 05 de Junho de 2013, 13:58:53
 :snack:

acompanhando


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #8 Online: 05 de Junho de 2013, 14:16:39
Fkunhe,

Percebi que sigo quase o mesmo fluxo que vc... mas uso números mais baixos no contraste, clarity e outros...

Vou revisitar as fotos que retoquei ontem pra ver como ficam seguindo na sua linha...

Qual a base de vcs pra acertar o WB?

Abs e muito obrigado

cara essa questão do clarity, contraste, cores, etc. depende muito da câmera. se você gosta do resultado que obtém, segue com eles. eu particularmente gosto de aumentar o clarity para 20, 30 ou 40 pra destacar bem toda a cena, mas tem que cuidar pois nas pessoas o clarity estraga, por isso removo ele (no rosto) com o pincel.

abs.
fkuhne.tumblr.com


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 05 de Junho de 2013, 20:15:40
Acompanhando!  :snack:
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 07 de Junho de 2013, 07:08:23
Realmente o clarity dá um up na nitidez e outros detalhes da foto mas para rosto de pessoas (principalmente mulheres e crianças) não acaba ficando legal. Eu, geralmente uso de 10 a 20. Em alguns casos mais específicos uso -10. Porém, nunca usei pincel localizado põe falta de hábito e aumentar, substancialmente, o tempo da PP.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


kbg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia: um hobby em evolução!
    • HISTÓRIA NA LENTE
Resposta #12 Online: 07 de Junho de 2013, 13:02:43
Recomendo o dvd Lightroom 4 para fotografos do Clicio Barroso! :ok:
Nikon D7000 / AF-S 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR /  AF-S 35mm f/1.8G / SB-700


http://500px.com/jorgelaerte
www.historianalente.blogspot.com


dmirrha

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 07 de Junho de 2013, 13:56:46
Recomendo o dvd Lightroom 4 para fotografos do Clicio Barroso! :ok:

Nem sabia que tinha um dvd. Vou procurar, obrigado!!!


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #14 Online: 07 de Junho de 2013, 18:40:58
Nem sabia que tinha um dvd. Vou procurar, obrigado!!!

Tenho o livro. Acho que poderia ser mais completo, mas, mesmo assim o considero muito bom!
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!