Autor Tópico: Assinatura e borda  (Lida 2373 vezes)

nelsim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 204
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 18 de Julho de 2006, 00:51:58
Olá a todos,

Disponibilizar as fotos na internet é sempre emocionante. Ficamos esperando comentários, críticas e parabenizações a respeito de nosso trabalho artístico. Mas fica aquele medo... vão saber que a foto é minha? Será que vão "roubar" a minha imagem e não me dar crédito nenhum? "Ai meu Deus, aquela foto naquele site é minha!"

Pois é, muita gente coloca a assinatura e a borda para identificar a autoria. Mas qual é a melhor forma de usar estes elementos? Eu que tenho pouca experiencia na fotografia digital fico a pensar: será que experimento um layout em cada fotografia? Ou é melhor padronizar? Tem alguma posição melhor para a assinatura na fotografia? Usar letras facilmente legíveis ou com traço mais rebuscado? Coloco data? E a borda? Linha, sombra, degradê, rasgada... qual a melhor?

Imagino que depende do tema da foto, mas mesmo assim fico perdido.

Fico muito grato por dicas e comentários a respeito.

Abraços,
Nelson
D50 + Sigma 70-300mm + Nikkor 18-55mm
Warszawa Start-B (TLR)
São José dos Campos MG
http://www.flickr.com/photos/nelsonamorim/


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #1 Online: 18 de Julho de 2006, 08:41:02
Eu gosto de bordas simples e na cor branca. Para fazê-las, simplesmente abro a foto no photoshop e aumento o "Canvas Size" para 30 pixels em cada lado da foto, deixando-a com alinhamento centralizado.

Assinatura eu coloco com um "Text Layer" no canto inferior direito da foto. Coloco geralmente na cor branca. Não gosto de colocar cores muito berrantes nas bordas ou assinatura para não tirar a atenção do principal: a própria foto.

Abraços
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 18 de Julho de 2006, 11:50:49
Eu já vi fotos minhas utilizadas sem autorização.
Foi sem má intenção. Mas não gostei. Agora procuro colocar assinatura em todas.