Autor Tópico: FOTOMETRIA COM FLASH  (Lida 6014 vezes)

A57

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Online: 24 de Junho de 2013, 13:46:22
Olá,

Tenho uma A57 com a lente do kit 18-55, uma 35mm f/1.8 e flash HLV-36AM. Sou novato com SLR/SLT e tenho uma dúvida:

Vou fotografar alguma cena indoor em modo M.  Como exemplo, digamos que neste caso o fotômetro zera com 1/100s f/4 ISO 800 e que o histograma apresenta a forma de uma letra n (minúscula) mais ou menos centralizado.
Quando levanto o flash pop-up (ou uso o externo), a imagem torna-se mais clara no visor, mas a fotometria e histograma continuam os mesmos.
Quando faço a foto, ela fica superexposta, diferente de quanto foi fotometrada sem o flash e diferente também daquela que foi exibida no visor com o flash habilitado. O Histograma final fica diferente também, deixa de ser um n e torna-se por exemplo um h, mais deslocado para a direita.

Outro caso: Digamos que eu vá bater uma foto a mão livre, com velocidade 1/20s, f/3.5 ISO 800, para zerar o fotômetro. Nesta situação, sem flash, são grandes as chances de a imagem sair tremida. Quando aciono o flash, eu poderia aumentar a velocidade, digamos para 1/60s ou reduzir o ISO, mas o fotômetro continua indicando 0 com as referências anteriores, portanto não consigo avaliar até que ponto posso aumentar a  velocidade ou reduzir o ISO. E ainda pode ocorrer de a foto sair boa, mesmo a 1/20s.

Comprei o livro do Gary Friedman e não consegui esta infomação, apesar de outras tantas bem valiosas. Já li o livro Fotometria+flash do Fernando Vernaglia e também não consegui solução. Alguém pode me ajudar?


coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Junho de 2013, 00:28:48
Olá,

Tenho uma A57 com a lente do kit 18-55, uma 35mm f/1.8 e flash HLV-36AM. Sou novato com SLR/SLT e tenho uma dúvida: