Autor Tópico: FOTOMETRIA COM FLASH  (Lida 6014 vezes)

A57

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Online: 24 de Junho de 2013, 13:46:22
Olá,

Tenho uma A57 com a lente do kit 18-55, uma 35mm f/1.8 e flash HLV-36AM. Sou novato com SLR/SLT e tenho uma dúvida:

Vou fotografar alguma cena indoor em modo M.  Como exemplo, digamos que neste caso o fotômetro zera com 1/100s f/4 ISO 800 e que o histograma apresenta a forma de uma letra n (minúscula) mais ou menos centralizado.
Quando levanto o flash pop-up (ou uso o externo), a imagem torna-se mais clara no visor, mas a fotometria e histograma continuam os mesmos.
Quando faço a foto, ela fica superexposta, diferente de quanto foi fotometrada sem o flash e diferente também daquela que foi exibida no visor com o flash habilitado. O Histograma final fica diferente também, deixa de ser um n e torna-se por exemplo um h, mais deslocado para a direita.

Outro caso: Digamos que eu vá bater uma foto a mão livre, com velocidade 1/20s, f/3.5 ISO 800, para zerar o fotômetro. Nesta situação, sem flash, são grandes as chances de a imagem sair tremida. Quando aciono o flash, eu poderia aumentar a velocidade, digamos para 1/60s ou reduzir o ISO, mas o fotômetro continua indicando 0 com as referências anteriores, portanto não consigo avaliar até que ponto posso aumentar a  velocidade ou reduzir o ISO. E ainda pode ocorrer de a foto sair boa, mesmo a 1/20s.

Comprei o livro do Gary Friedman e não consegui esta infomação, apesar de outras tantas bem valiosas. Já li o livro Fotometria+flash do Fernando Vernaglia e também não consegui solução. Alguém pode me ajudar?


coposdeagua

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Resposta #1 Online: 25 de Junho de 2013, 00:28:48
Olá,

Tenho uma A57 com a lente do kit 18-55, uma 35mm f/1.8 e flash HLV-36AM. Sou novato com SLR/SLT e tenho uma dúvida:

Vou fotografar alguma cena indoor em modo M.  Como exemplo, digamos que neste caso o fotômetro zera com 1/100s f/4 ISO 800 e que o histograma apresenta a forma de uma letra n (minúscula) mais ou menos centralizado.
Quando levanto o flash pop-up (ou uso o externo), a imagem torna-se mais clara no visor, mas a fotometria e histograma continuam os mesmos.
Quando faço a foto, ela fica superexposta, diferente de quanto foi fotometrada sem o flash e diferente também daquela que foi exibida no visor com o flash habilitado. O Histograma final fica diferente também, deixa de ser um n e torna-se por exemplo um h, mais deslocado para a direita.

Outro caso: Digamos que eu vá bater uma foto a mão livre, com velocidade 1/20s, f/3.5 ISO 800, para zerar o fotômetro. Nesta situação, sem flash, são grandes as chances de a imagem sair tremida. Quando aciono o flash, eu poderia aumentar a velocidade, digamos para 1/60s ou reduzir o ISO, mas o fotômetro continua indicando 0 com as referências anteriores, portanto não consigo avaliar até que ponto posso aumentar a  velocidade ou reduzir o ISO. E ainda pode ocorrer de a foto sair boa, mesmo a 1/20s.

Comprei o livro do Gary Friedman e não consegui esta infomação, apesar de outras tantas bem valiosas. Já li o livro Fotometria+flash do Fernando Vernaglia e também não consegui solução. Alguém pode me ajudar?

Cara, tem muitas variáveis em tudo que você está falando...

Você está usando que modo no flash? Se for o modo TTL, você consegue resolver isso diminuindo a compensação de exposição para o flash
Quando você está usando o flash, você meio que está fazendo duas exposições ao mesmo tempo:

a- A exposição do Flash (determinada pela distância entre e o flash e o assunto, ISO da câmera e diafragma)
b- A exposição da Luz Ambiente (determinada pelo ISO da câmera, Diafragma e velocidade de obturador)

Como você pode ver, a velocidade do obturador  não influencia na exposição do flash. Então, se você aumentar a velocidade da câmera até a velocidade máxima de sincronismo (1/160 na a57, se não me engano), não vai fazer diferença alguma na exposição do flash. O que vai fazer diferença, no entanto, vai ser na iluminação ambiente. No fim, tudo depende do que você quer. Você pode tanto abaixar a velocidade para dar mais destaque à iluminação ambiente ou aumentar a velocidade para sumir com ela. Vai testando com as variáveis que eu te dei nos dois itens.


Vale lembrar que a a57 ela tem um modo chamado HSS - High Speed Sync - que permite que o flash funcione em qualquer velocidade com um porém - velocidades mais rápidas que 1/160 vão diminuindo a potência do flash.


Falando assim parece ser meio confuso, mas se você pegar e ir testando você vai entender
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A57

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Resposta #2 Online: 25 de Junho de 2013, 16:21:43
Obrigado pela resposta, copos

Meu flash não tem controle manual. é todo automático TTL, com opção HSS.

Vamos ver seu eu entendi.....

Com o flash ligado, eu preciso me preocupar apenas com o ISO e abertura. Maior velocidade tende a eliminar a luminosidade do ambiente. Velocidades mais baixas diminuirão a potência do flash e aumentarão a luminosidade ambiente, é isso?

Quando eu "habilito" o flash, de cara a imagem exibida no EVF fica mais clara do que com o flash desligado, mas esta imagem ainda assim é mais escura do que a obtida após bater a foto com o flash, portanto não serve como ideia de como sairá a exposição final.
O Fotômetro e histograma também não conseguem me indicar a exposição final.

É dificil explicar, por isso vai novamente o exemplo:

1/100s f/4 ISO 800  sem flash  fotômetro marcando zero.

Ao ligar o flash e pressionar o botão do obturador até a metade, o TTL já não calcula a potência a ser aplicada? Deste modo o fotômetro já não deveria por exemplo me informar +2 com os mesmo ajustes (1/100s f/4 ISO 800).

O que percebo é que mesmo com a medição realizada com o flash habilitado o valor é o mesmo medido sem o flash. Tanto no fotômetro como no histograma.

Antes de comprar esta câmera (minha primeira com lentes intercambiáveis), pesquisei muito se compraria a D5100 ou T3i e optei pela A57 pelo foco, EVF com live view constante, e tudo o mais. Só leio elogios sobre o equipamento. Mas não consigo acertar. Só consigo fazer fotos nítidas com flash. Sem flash, mesmo com ISO alto e AF travado, ao dar um crop na imagem ela parece feita com celular, meio embaçada, sem nitidez. E quando uso o flash caio nesta armadilha da superexposição.

Como não conheço as outras reflex, não tenho nem como dizer se as outras são melhores e continuo achando que se forem, é por pouca diferença. O erro certamente é meu.





coposdeagua

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Resposta #3 Online: 25 de Junho de 2013, 20:14:27
Obrigado pela resposta, copos

Meu flash não tem controle manual. é todo automático TTL, com opção HSS.

Vamos ver seu eu entendi.....

Com o flash ligado, eu preciso me preocupar apenas com o ISO e abertura. Maior velocidade tende a eliminar a luminosidade do ambiente. Velocidades mais baixas diminuirão a potência do flash e aumentarão a luminosidade ambiente, é isso?

Quando eu "habilito" o flash, de cara a imagem exibida no EVF fica mais clara do que com o flash desligado, mas esta imagem ainda assim é mais escura do que a obtida após bater a foto com o flash, portanto não serve como ideia de como sairá a exposição final.
O Fotômetro e histograma também não conseguem me indicar a exposição final.

É dificil explicar, por isso vai novamente o exemplo:

1/100s f/4 ISO 800  sem flash  fotômetro marcando zero.

Ao ligar o flash e pressionar o botão do obturador até a metade, o TTL já não calcula a potência a ser aplicada? Deste modo o fotômetro já não deveria por exemplo me informar +2 com os mesmo ajustes (1/100s f/4 ISO 800).

O que percebo é que mesmo com a medição realizada com o flash habilitado o valor é o mesmo medido sem o flash. Tanto no fotômetro como no histograma.

Antes de comprar esta câmera (minha primeira com lentes intercambiáveis), pesquisei muito se compraria a D5100 ou T3i e optei pela A57 pelo foco, EVF com live view constante, e tudo o mais. Só leio elogios sobre o equipamento. Mas não consigo acertar. Só consigo fazer fotos nítidas com flash. Sem flash, mesmo com ISO alto e AF travado, ao dar um crop na imagem ela parece feita com celular, meio embaçada, sem nitidez. E quando uso o flash caio nesta armadilha da superexposição.

Como não conheço as outras reflex, não tenho nem como dizer se as outras são melhores e continuo achando que se forem, é por pouca diferença. O erro certamente é meu.

Então, acontece que o fotometro está te indicando a exposição ambiente, por isso que não muda nada você estar ou não com o flash ligado. Ele só está controlando o que eu disse no segundo item do meu outro post.

Uma coisa que eu tenho que te falar é que nem sempre o flash vai acertar no automático. Dependendo da cor do assunto a ser fotografado, pode ser que a imagem saia subexposta ou superexposta. E é pra isso que você tem o controle de exposição. Como você tá usando ISO e abertura relativamente altos na situação que você disse, pode ser que mesmo a potência mínima do flash seja muito ainda, o que pode estar causando as imagens superexpostas que você diz.

Tenta em alguns dos modos automáticos e vê se continua dando isso.

No mais, dizem que as últimas atualizações de firmware melhoraram a precisão da exposição do flash. Pra desencargo de consciência, tenta atualizar seu firmware - é um processo relativamente fácil.

http://esupport.sony.com/US/p/model-home.pl?mdl=SLTA57
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A57

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Resposta #4 Online: 26 de Junho de 2013, 10:16:35
Obrigado novamente pelas respostas.

Já estou com o equipamento atualizado para 1.04. Já li rumores de que em breve sairá a 1.05.

Concluindo, o fotômetro e histograma indicam as medições antes do acionamento do flash, portanto não levam em consideração o uso ou não do flash. Eu imaginava que era isto mesmo, até porque uma câmera com OVF não tem como mostrar isto. Como a imagem apresentada no LCD e EVF ficam mais clara ao levantar o flash, pensei que este ganho de luminosidade levava em consideração o cálculo de potência do flash. Pelo visto a câmera dá uma clareada na imagem apenas para facilitar a composição, por entender que se você está acionando o flash, a cena provavelmente é mais escura do que o normal.

Pelo que entendi, num caso específico em que eu tiver a oportunidade de bater uma única foto, com flash, sem chance de repetir o momento ou testar ajustes previamente, não há como certificar-se de que o resultado será satisfatório, pois não há feedback suficiente para ter esta certeza. O que valerá será a experiência do fotografo em conseguir de primeira acertar a compensação do flash (meio no chute) para obter a exposição correta. Estou certo?

Não há uma "receita" desta forma: "fotometre sem flash e ao utilizar o flash reduza 1 ponto, 1 1/3  ou 2 pontos e terá a exposição correta...."?


coposdeagua

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Resposta #5 Online: 26 de Junho de 2013, 22:13:33
Obrigado novamente pelas respostas.

Já estou com o equipamento atualizado para 1.04. Já li rumores de que em breve sairá a 1.05.

Concluindo, o fotômetro e histograma indicam as medições antes do acionamento do flash, portanto não levam em consideração o uso ou não do flash. Eu imaginava que era isto mesmo, até porque uma câmera com OVF não tem como mostrar isto. Como a imagem apresentada no LCD e EVF ficam mais clara ao levantar o flash, pensei que este ganho de luminosidade levava em consideração o cálculo de potência do flash. Pelo visto a câmera dá uma clareada na imagem apenas para facilitar a composição, por entender que se você está acionando o flash, a cena provavelmente é mais escura do que o normal.

Pelo que entendi, num caso específico em que eu tiver a oportunidade de bater uma única foto, com flash, sem chance de repetir o momento ou testar ajustes previamente, não há como certificar-se de que o resultado será satisfatório, pois não há feedback suficiente para ter esta certeza. O que valerá será a experiência do fotografo em conseguir de primeira acertar a compensação do flash (meio no chute) para obter a exposição correta. Estou certo?

Não há uma "receita" desta forma: "fotometre sem flash e ao utilizar o flash reduza 1 ponto, 1 1/3  ou 2 pontos e terá a exposição correta...."?

Sim, o histograma não leva em conta o Flash mesmo. Aquilo só vale para a exposição ambiente. Isso de clarear a imagem no visor é para usar a câmera em estúdio, onde você nem sempre vai usar a exposição ambiente.

E sim, você entendeu correto. Mas isso meio que vale para qualquer situação - por essas e outras você tem que conhecer muito bem sua câmera e saber todos os pontos fortes e fracos dela.
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Mceano

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Resposta #6 Online: 28 de Junho de 2013, 13:24:50
Oi, tenho uma A77 e compartilho de seu sofrimento em tirar fotos usando flash.
Tenho uma mirrorless e percebo que os modos automáticos dela são mais eficientes que na Sony.
Sei que a A77 foi projetada para usuários avançados, que desejam operar a câmera manualmente e portanto, devem dominar bem os conceitos de fotografia.
Mas a verdade é que os modos automáticos são uma mão na roda na hora do desespero.
Infelizmente não dá pra confiar muito na A77 no automático. Principalmente no uso do flash.
No entanto, depois que você perde um tempo aprendendo a dominar a câmera, fazendo testes com suas variáveis,  os resultados começam a melhorar.
O problema é você lembrar os melhores ajustes para cada ocasião. 
O negócio é ter o hábito de testar as configurações antes do evento que deseja fotografar.
Ainda bem que os resultados compensam o trabalho.


Pictus

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Resposta #7 Online: 29 de Junho de 2013, 07:34:37
Fotografia com flash automático em ambiente dinâmico é sempre uma “loteria” independente do sistema, uns melhores outros
não, só com treino vai aprender a conhecer o comportamento do equipamento.
O esquema automático tido como o mais homogêneo é usar um flash Metz no modo A(Thyristor).

http://goo.gl/Luhtl

http://www.dpreview.com/search/forums?query=Thyristor


José Diaz Fotografia

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Resposta #8 Online: 04 de Julho de 2013, 22:50:25
Sr. A57, minhas saudações!

O sr. já experimentou fazer um curso?
Fotômetro é só uma indicação baseada como se o mundo todo fosse cinza 50%. Por isso, em muitíssimos casos, ele erra.
Flash pode ser luz principal, luz complementar ou enchimento. Se for luz principal, o fotômetro não entra na roda. Se for luz secundária ou complementar, vai somar com a luz ambiente. Se for luz de enchimento, vai cobrir uma área onde a principal (ambiente ou outra fonte artificial) não pega.
Existe uma coisa chamada número guia! Ex.: Um determinado Flash disparado a uma certa distância e com uma certa potência, exigirá um determinado diafragma.
Se a medição na câmera é f.8 e você adiciona um flash onde já há luz suficiente para este diafragma, então terá que fechar para f.11 ou menor.
Estamos falando de flash no modo M (manual), que deve ser estudado antes de se usar o automático ou TTL. O TTL é baseado no vai e volta da luz e por isso, dependendo do que encontra, também pode dar um resultado errado.
Câmeras são inteligentes, mas não tem cérebro e sensibilidade. Domine seu equipamento e não deixe que ele faça a foto sozinho.
« Última modificação: 04 de Julho de 2013, 22:52:17 por José Diaz Fotografia »
José Diaz


A57

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Resposta #9 Online: 14 de Julho de 2013, 19:23:01
Olá José. Grato pelas informações.

Nunca fiz curso, mas o que já li sobre fotografia já me dá uma base teórica bastante razoável. Meu medo é sair de um curso com as mesmas informações que já tenho e não as soluções para os problemas que encontro.
Meu grande problema deve ser a falta de domínio do equipamento (assim espero). Pelo fato de ser Sony e SLT, dificilmente encontrarei nas turmas dúvidas como as minhas, pois o mundo parece ser Nikon e Canon e há diferenças relevantes no comportamento do equipamento. Nunca usei uma SLR.
Meu flash externo não possui modo manual.

Hoje mesmo estive na praia, com zero de nuvens tirando fotos da minha filha. Sei que é uma luz muito dura, mas queria ao menos nitidez.  Quando o sol estava incidindo no seu rosto, batia as fotos sem flash e mesmo com aberturas pequenas (para o bokeh não embassar o rosto, cabelos ou corpo) e foco travado no olho as imagens não saíram nítidas. Quando ela estava à sombra, utilizava o flash embutido como enchimento e os resultados eram superexposição. Quando estavam corretamente expostas, a nitidez continuava ruim.
Nem com a lente  35mm f/1.8 consigo a nitidez que desejo. Por isso continuo confiando no equipamento e na lente do kit.

Antes tive uma Panasonic FZ100, superzoom absurdamente ruidosa desde ISO 200, mas em ISO 100 ao sol as imagens eram muito mais nítidas.

Se nos fóruns houvesse a quantidade de críticas da A57 à nitidez que havia da minha FZ100 quanto ao ruído,  desconfiaria do equipamento, mas não é o caso.

A luta continua. Já tenho a câmera a quase 1 ano e continuo apanhando feio. Qualquer informação é bem vinda.



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Resposta #10 Online: 14 de Julho de 2013, 22:22:47
Quem quer fotografar com flash e ficar confiando em modo automático ou TTL, nunca vai ter consistencia no resultado! Quando aprendemos a fotografar nos batemos com uma exposição e que temos que controlar abertura, velocidade e ISO! Adicionar um flash vai dobrar o teu trabalho e quadruplicar a tua atenção! Via de regra quando vou fotografar com flash o meu workflow é o seguinte:
1. defino qual a linguagem quero imprimir na foto
2.Defino o meu DOF
3. Ajusto a abertura
4. decido a quantidade de luz ambiente eu quero que tenha na foto
5. ajusto a velocidade
6. Ajusto a potencia do flash; geralmente começo com 1/8 e uso ISO 800
7. depois de tudo arrumado é só focar e sentar o dedo!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
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José Diaz Fotografia

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Resposta #11 Online: 17 de Julho de 2013, 20:23:15
A57: Se você estiver no Rio de Janeiro ou proximidades, eu me predisponho a fazer um teste.
Pelos seus relatos, acho que sua câmera (ou objetiva) pode estar com defeito.
Quanto ao Flash, acredito que seja um mal ajuste.
Vou propor duas coisas a você:
1) Faça uma foto de um objeto com bastante textura ou que tenha um texto, enquadrando o mais próximo possível ou menos que 1 metro de distância. Escolha ISO 100 e diafragma o mais fechado possível, em torno de f.16. A velocidade não poderá ser abaixo de 1/60. Observe o fotômetro. Veja se esta foto vai sair sem definição.
2) Faça outra foto a noite dentro de casa usando o seu Flash no TTL. Na câmera, ISO 100, velocidade 1/60 e diafragma 5.6. O objeto ou pessoa deverá estar a cerca de 2,5 metros de você.
Depois me conta.
José Diaz