Autor Tópico: Câmera grande é sempre melhor.....  (Lida 2773 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #30 Online: 03 de Julho de 2013, 21:16:38
Ergonomia é algo muito importante numa câmera para mim, ao contrario de vocês,  eu não me acostumo é com o grip!  :D


Isso já foi até assunto de tópico aqui no MF: ergonomia é algo totalmente pessoal.


E nem tem a ver com o tamanho das mãos, acho que tem mais a ver com o jeito que a gente segura a câmera mesmo. Eu preciso ter apoio na mão inteira, senão não dou firmeza pra câmera. Com câmeras menores, a tendência é que eu aperte com mais força para segurá-la, e aí a mão começa a doer em poucos minutos. Então eu não ligo pro peso extra do grip, porque ele me facilita muito a pegada.


Mas conheço muita gente que abomina o grip, e consegue ficar as mesmas 6, 8 ou 10 horas que eu com uma DSLR sem o grip, numa boa. E já conheci algumas pessoas que trabalhavam em eventos com mirrorless mesmo. Vai de cada um.  :ok:


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #31 Online: 03 de Julho de 2013, 21:24:29

Isso já foi até assunto de tópico aqui no MF: ergonomia é algo totalmente pessoal.


E nem tem a ver com o tamanho das mãos, acho que tem mais a ver com o jeito que a gente segura a câmera mesmo. Eu preciso ter apoio na mão inteira, senão não dou firmeza pra câmera. Com câmeras menores, a tendência é que eu aperte com mais força para segurá-la, e aí a mão começa a doer em poucos minutos. Então eu não ligo pro peso extra do grip, porque ele me facilita muito a pegada.


Mas conheço muita gente que abomina o grip, e consegue ficar as mesmas 6, 8 ou 10 horas que eu com uma DSLR sem o grip, numa boa. E já conheci algumas pessoas que trabalhavam em eventos com mirrorless mesmo. Vai de cada um.  :ok:

Com certeza.  Se bem que minhas mãos não são grandes, se encaixam bem na minha atual câmera....

 :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 03 de Julho de 2013, 21:42:01
André, minha G2 é super confortável com uma ótima pegada.
E você esta pensando em um uso profissional específico, tenho certeza.

Veja, na fotografia há vários motivos para se ter uma câmera com corpo semelhante a D4 e muitos outros para se ter uma câmera com qualidade de FF num corpo de uma compacta.
(...)
Oque eu vejo é um grande pré-conceito com essas novas câmeras que vem surgindo.
Pessoal acha que só porque é maior é melhor, coisa de quem não entende de fotografia,  quem entende mesmo, deveria ter deixado esse pré-conceito de lado a muito tempo !

Acho que nem se discute que é possível sim ter qualidade de imagem em um corpo pequeno, tanto que até a Hasselblad concorda com isso (foto mais abaixo). No entanto concordo com os colegas que para uso profissional a máquina tem que preencher alguns requisitos. Não vejo como trabalhar com uma máquina baseada em touch screen. Teus dedos ensebam o vidro, o troço não começa a responder e tu já tens vontade de jogar tudo pela janela. É só ver o que acontece com o smartphone.
Segurar uma camera pequena e pesada muito tempo cansa os braços e isso é facil de fazer um teste se você tem um iPad ou qualquer outro tablet. Veja que no caso da Hasselblad já colocaram um calombo onde a mão segura e adicionaram botões bem grandes. Mas mesmo assim, essa máquina da Hassel só para estudio mesmo, pq sem viewfinder no sol é péssimo, e no estúdio você pode ter sempre um talquinho para desemsebar a mão  :D


 


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #33 Online: 03 de Julho de 2013, 21:50:42
Acho que nem se discute que é possível sim ter qualidade de imagem em um corpo pequeno, tanto que até a Hasselblad concorda com isso (foto mais abaixo). No entanto concordo com os colegas que para uso profissional a máquina tem que preencher alguns requisitos. Não vejo como trabalhar com uma máquina baseada em touch screen. Teus dedos ensebam o vidro, o troço não começa a responder e tu já tens vontade de jogar tudo pela janela. É só ver o que acontece com o smartphone.
Segurar uma camera pequena e pesada muito tempo cansa os braços e isso é facil de fazer um teste se você tem um iPad ou qualquer outro tablet. Veja que no caso da Hasselblad já colocaram um calombo onde a mão segura e adicionaram botões bem grandes. Mas mesmo assim, essa máquina da Hassel só para estudio mesmo, pq sem viewfinder no sol é péssimo, e no estúdio você pode ter sempre um talquinho para desemsebar a mão  :D


 

Mas é ai que esta o ponto Sri.
Não se pode generalizar pelo seu modo de trabalhar.

E, sinceramente, o touch da G2 eu nunca uso! E nunca me atrapalhou, quando chego meu rosto próximo ao ViewFinder da câmera ela já desliga o lcd...
Não é porque tem touch que ele deve ser utilizado o tempo todo.

E como eu disse, quando vou para fazer spotting fico por volta de 5h com a câmera em mãos em pé e em baixo de sol. Não sinto esta dificuldade.

Agora, quanto ao ViewFinder, nos corpos do tipo da Oly E-PL ou da Pana GF existem os adaptadores , basta comprar o EVF e pronto.

 :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #34 Online: 03 de Julho de 2013, 22:23:18
A questão da ergonomia é tão, mas tão importante que as fábricas tem até filosofias em cima da questão de uso das câmeras, quando você pensa em fotografia profissional, seja em estudio, eventos, outdoor, indoor, fotojornalismo, shows, as pessoas ficam 100% do seu tempo com câmera na mão e fotografando... além disso uma câmera pequena não tem todos os botões e acessos, não tem flash commander interno, saídas hdmi e pc link para estudio, não tem cobertura de 100% de viewfinder na maioria dos casos, nem bateria suficiente para tantas shots, não tem nada que possa deixar o fotógrafo completamente a vontade no quesito profissional.

Tenho minha X100 faz meio ano e quando saio pra fotografar ainda sinto muita falta de detalhes que fazem toda a diferença pra mim, como por exemplo o controle de iso, por mais que o botão tenha facil acesso, falta a rodinha, e pra botar no automatico falta um acesso mais prático à função, é um saco isso...não existe compensação de exposição para o flash, não tem uma função de visualização exclusiva dos comandos na tela, com composição pelo viewfinder ótico.... fora que não consegui me acostumar de jeito nenhum com o VF eletrônico......MAS, mesmo com todos os problemas, é a câmera que eu mais uso, pq a T3i+lente qualquer fica um conjunto mais volumoso e pesado...... Não me vejo fotografando horas exaustivamente com ela... quando vou cobrir um evento, show, jogo, festa, é sempre a DSLR que eu levo.... não tem pra ninguém, é mais fácil, rápido e prático de mexer...

pra mostrar como e grande a importância da ergonomia nas DSLR e como as mirrorless nunca(edit: nunca é exagero, dificilmente) vão conseguir chegar perto disso fica um trecho de um review da D800E onde o cara explica a diferença da filosofia da canon x nikon, vejam a partir dos 11 minutos

http://www.youtube.com/watch?v=RGgcD9hFXF0
« Última modificação: 03 de Julho de 2013, 22:32:00 por Razad »
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #35 Online: 03 de Julho de 2013, 22:55:13
Razard, vocês estão se baseando em mirrorless no estilo de uma câmera como a do video, tipo uma Pana GF.

Mas existem corpos com mais pegada como a série G ou GH da Pana.

Na minha G2, que é de 2010 eu tenho todos os controles faceis, sem precisar tirar o olho do viewfinder e bem intuitivos. Excessão ao ISO que é por botão e não pela "rodinha".


Oque eu vejo muita gente aqui no Brasil falando é esse discurso  de que a qualidade é excelente e tal e coisa, mas é ideal para uso amador, profissional não, profissional só DSLR.

Antes profissional , quando falávamos somente de DSLRs eram somente as FF, agora quando falamos de Mirrorless vs DSLRs uma profissional pode ser uma câmera DSLR intermediária....

Ao que me parece existe uma grande resistência em aceitar novos formatos e novas maneiras de fotografar.
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/