2 coisa para fazer pensar.
1- O tópico traz a discussão da desnecessidade do uso de flash.
Alguns colegas sustentaram a impossibilidade de algumas aplicações sem flash.
Outros colocaram a questão do uso dos LED's...
Eu diria que todas esses instrumentos são criadores de luz e serve, ou para criar uma luz inexistente no local ou modificar a luz existente de forma que favoreça a captura e "crie" uma nova luz.
Então, no sentido de criar a luz no local o uso dele deve, com o passar do tempo, cair cada vez mais. Os Hi-ISO's das câmeras estão cada vez mais usáveis e tendem a não mais precisar de luz para fazer uma boa exposição com -2/-3EV (luz de lua cheia).
Contudo...
Como modificador de luz, o flash (assim como o LED, rebatedor, colmeia, ring's, até mesmo bloqueadores) é insubstituível.
Como modificar a luz de uma determinada cena sem colocar luz nela??? Fazer isso até poderia ser possível na PP (com limites), mas é muito trabalhoso. Não compensa em ttermos de produtividade. O pulo do gato é fazer na cena original. Aí entra o modificador.
O fotógrafo só consegue exercer bem sua profissão (ou hobby) quando domina a luz, controlando-a com qualidade e sensibilidade para um determinado resultado final. E isso só se faz com uso de flash, LED, colmeia, etc... até mesmo filtros ND e Nd's grads para as cenas de paisagens.
Então é uma questão de controle. E o flash, para eventos, é o controlador ideal.
2- Nunca, jamais registramos a realidade. Isso é um imenso mito que deve ser quebrado. Fotografia é uma grande mentira. O que vemos com o cérebro (e não com o olho) é impossível de ser registrado da mesma forma em um sensor ou filme fotográfico.
A mesma cena, se pudesse ser observada por 2 pessoas distintas sob o mesmo ponto de vista (se pudéssemos colocar ambas ocupando o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo) já seriam vistas de formas diferentes, pq o cérebro desses 2 indivíduos interpretam luz, contraste, brilho, cores, etc... de formas diferentes.
O que eu vejo não é necessariamente o mesmo que vc vê. Sempre há uma pequena, diminuta diferenciação (ou, em alguns casos, grande diferença como doltonismo ou fotofobia).
Afora isso ainda tem o fato de ISO, compressão de planos, expansão de planos, DOF, DF, astigmatismo, aberração cromática, aberração esférica, distorções geométricas, coma, curvatura de campo, tilt, desfoque, etc...
Aqui vale o que eu disse nesse post aqui:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=29153.msg744898#msg744898Meus 2 centavos...