O Senna entendia muito de mecânica sim, era um ótimo acertador de carros, mas conhecia muito bem a técnica de direção e afino de carro que são o relevante para um piloto (lembre-se que meu esporte de criança foi automobilismo
). Agora você pode obter o mesmo resultado com ambas as câmeras, não existe essa diferença é isso que estou tentando mostrar, que a diferença que existe é de "revelação" se uma câmera tolera superexposição desse nível só quer dizer que a latitude dela é muito boa, mas vc incorre em perdas.
Eu, Leo não conheço uma câmera que de uma diferença de brilho que precise de 2 pontos para compensar na revelação.
A maior que eu conheço é de 0.5 ponto para o mesmo resultado de brilho nas revelações que cada uma usa entre Canon e Fuji, que são dois extremos, a Fuji revela mais escuro e a Canon mais claro, mas nas demais estão sempre no meio, mas de qq forma vc pode alterar a revelação na maioria dos casos, apenas alterando configurações da câmera, só de se reduzir a latitude da S3 por exemplo o brilho dela sobe.
Agora quando aos processos o seu amplo entendimento continua sendo necessário, ainda mais para quem se coloca em posição de julgar um ou outro equipamento. No mundo digital coisas que antes eram de entendimento mais simples passaram a envolver muitos conceitos matemáticos para se chegar no mesmo resultado, então o conhecimento necessário a mais, tem mais a ver com matemática, mas são similares aos seus irmãos de filme, a lógica é a mesma, e para se discutir certos preceitos é fundamental esse entendimento.
Mas o entendimento que julgo ser mais fundamental que é o que confunde muita gente é que a revelação foi substituída pelo processamento da imagem, que em muitos casos passou a ser feito dentro da câmera (salvo no RAW).
Então é importante sempre notar que uma câmera fotográfica digital está quase sempre fotografando e revelando, enquanto uma câmera de filme só fotografava e o processo de revelação era padronizado pelo laboratório.
Veja nos exemplos que postei que no lado direito temos muitas diferenças, mas no RAW (o nosso "filme" digital) nós temos resultados muito similares, mesmo em termos de brilho, mesmo porque as curvas de latitude são similares em termos de desequilíbrio, então é importante ao vermos um teste diferenciarmos o que é "revelação" que podemos alterar sem muito estrado e o que é realmente captura. Os processos de exposição afetam apenas captura, a revelação é outro estágio que no digital pode ou não ser feito na câmera.
A Canon por exemplo (cito muito canon porque tive por muito tempo) te dá liberdade para controlar certos fatores desse processamento, como brilho, contraste e saturação, o que é bem interessante para o usuário que quer arquivos já prontos e deseja ter controle sobre isso.