Leo, muito interessante seu tópico. Um bom início para que o pessoal possa iniciar sua carreira.
Acho interessante também que o profissional saiba qual seu négócio e sua concorrência. As vezes achamos que nosso concorrente está longe, mas na verdade está logo ao lado.
Por exemplo. Um fotografo... qual seu produto.
Muitos dirão, elementar.... fotografia.
Mas estão enganados, o fotógrafo pode vender diferentes produtos: sonhos, lembranças, beleza, trabalho.
1 - Uma noiva não compra uma foto... compra um sonho. Ela quer ver, depois de sua cerimônia, o que aconteceu. Se foi como sonhou. nesto ponto, seu produto pode destacar ou matar este sonho. Uma foto que traga emoção vale muito mais que um registro.
2 - Uma modelo... compra a possibilidade de trabalhos. Um book pode fazer a diferença entre uma contratação ou uma dispensa.
3 - Uma família - compra emoção ou lembranças.
4 - Uma debutante ou uma adolescente que faz um book sem pretenções comerciais. Compra beleza... este ítem está em todos os estilos de fotografia.
5 - Uma agência de viagens, compra venda de pacotes... ou seja compra desejo. Se sua foto não desperta o desejo no cliente, não vale nada.
Para escolher seu público, deve conhecer seu produto.
Portanto, seu concorrente pode não ser somente um fotógrafo. Pode ser um profissonal de filmagem, ou mesmo um maquiador, um vendedor de vestidos de noivas. Explico... você terá, muitas vezes, que convencer seu cliente, se for uma noiva, que investir mais em um bom fotógrafo vale reduzir o orçamento em outros serviços inerentes à cerimônia, pois ela poder ter um teto orçamentário.