E a própria questão de fazer a foto da melhor maneira possível é bastante relativa. Para um fotógrafo de evento que está fotografando em JPG ou mesmo em RAW, fazer a foto da melhor maneira possível pode significar controlar os parâmetros da câmera de forma que a foto saia o mais "pronta" possível, necessitando apenas de uma pequena intervenção na pós.
(...)
Enfim, vejo a obtenção da foto e o tratamento como coisas complementares, e não excludentes. E a própria maneira de obter a foto e fazer o tratamento depende da finalidade e do que o fotógrafo deseja.
Eu faço muito evento. E desde que aprendi a usar digital, fotografava em JPG. Então, eu procurava deixar a foto o mais proximo possivel do que eu imaginava, até porque naquela época eu nao manjava de tratamento/edição.
Hoje eu só fotografo em RAW. Mas me acostumei a deixar a minha foto pelo menos 90% pronta na camera. Não deixo a camera em AWB, nunca. Não me acostumo a isso. Pode ser bobeira, perda de tempo, frescura, sei lá, hehehe...
Procuro mexer na foto só o suficiente pra ela ficar mais próximo do ideal pra mim.
Mas tem um porém...
Tratamento... Book de gestante, por exemplo. Não CONSIGO deixar a barriga da gestante toda cheia de estrias, um 15 anos de deixar a menina espinhenta, ou deixar aquela torre de iluminação tosca no altar da igreja, por exemplo. O que der pra melhorar eu melhoro. Sempre.
Ah, mas aí você tá manipulando demais a imagem, vão dizer...
Claro que estou. Eu ganho minha vida vendendo a imagem das pessoas... Que gestante quer ver sua barriga parecendo um GPS? Ou já pensou, aquela foto linda do casal se beijando e aquela torre gigante de iluminação do video lá atrás? Tosco demais...
Se o recurso tá aí pra usar, não vejo problema...
_______________________________________________________________
Penso eu, que esse lance de "Deixar a foto exatamente como saiu da máquina" é uma fantasia dos entusiastas e amadores que conheceram a fotografia na era digital.
Isso aguça a curiosidade das pessoas, em como saber era aquela época tensa, com filmes de 36 poses, onde você só via o resultado muito depois do clique...
Aí, o que acontece: O cara compra uma DSLR, fotografa bem, leva jeito e talz, e vem um infeliz e diz pra ele: "Com digital qualquer um vira fotógrafo".
Mas o sujeito não quer ser "qualquer um". Quer provar que também é um bom fotógrafo com cameras de filme. E aí ele compra uma SLR classica, aprende, estuda, etc... E vira um bom fotógrafo tbm com filme. Aí ele fica feliz, pois sua foto está "como saiu da maquina".
Mas o minilab já revelou o negativo, e os operadores já ampliaram as cópias, de acordo com um setup estabelecido para o tipo de filme dele, e já fizeram as correções de exposição. Basta ler no "backprint", hehehehe...
Eu , depois que comecei a fotografar com digital, nunca mais quis saber de usar filme... Me perdoem os puristas, mas Deus me livre de usar filme de novo, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk