Autor Tópico: Como o brilho do monitor  (Lida 5027 vezes)

Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Online: 18 de Agosto de 2013, 10:15:30
Prezados,

Percebi que a regulagem ideal de meu monitor para que a foto fique com a aparência mais próxima da impressão é quando regulo o seu brilho em 3, numa escala até 16.

Neste vai e vem de brilho do monitor percebi que a imagem, ao menos no monitor, fica (aparenta na tela) com a mesma qualidade ainda que eu suba o brilho para niveis muito altos.

Gostaria de saber se os senhores conhecem algum recurso no Photoshop que permita "iluminar" a foto por inteiro ao final da edição, de forma simples e sem perda da qualidade, como é mostrada na tela.

Percebam que nao estou em busca de soluções que pioram a imagem (lavam e estouram a imagem), como o "exposure" do ACR ou o "curves" do PS (que embora fazendo o ajuste em "S" fica mais próxima do esperado, nao é direto e permite erro). Gostaria de encontrar algo que o slide permita fazer exatamente o que faz a regulagem do monitor.

Alguem sabe se existe?


Abraço

D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #1 Online: 18 de Agosto de 2013, 10:40:55
Soprani!

Quando você fala de impressão, voce se refere a você mesmo imprimindo ou enviando essas fotos para impressão?

Quando você mesmo imprime você deve fazer as regulagens no seu monitor e pc ou mac.
Quando você envia para impressão deve buscar saber se o laboratório tem perfil de cores disponíveis para que você carregue no PS e ajuste suas fotos de acordo com as cores do laboratório.

Isso eu presumo que você já saiba! :ok:

Se você quer calibrar seu equipamento mas não tem um colorímetro, então veja:

PC com Windows7: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2011/03/aprenda-calibrar-o-brilho-e-cores-de-seu-monitor-e-veja-jogos-filmes-e-imagens-com-mais-fidelidade.html (É bom eu já testei e a fidelização de cores e luz é de 88% a 96%).

MAC: http://macworldbrasil.uol.com.br/dicas/2010/06/14/como-calibrar-as-cores-do-monitor-no-mac/

Pelo que entendí é isso se não for me avise. :ok:
Fábio Pedro.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Agosto de 2013, 11:03:46
Fabio,


A minha duvida nao esta relacionada aa impressão, certo?

A questão aqui é se o PS tem algum recurso que me "ilumine" a foto da mesma forma que vejo ao mudar a regulagem do monitor.

Quanto aa impressão, como voce disse esta de boa (quase), mas em breve vou comprar um calibrador de monitor (colormunki), mas isso é outra historia.

Abraço

D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 18 de Agosto de 2013, 12:11:46
Depois de algumas "futucadas" estou com a impressão de que o recurso "Brightness/contrast" seja o mais próximo do que pretendo.

é isso mesmo, ou existe algum que seja mais indicado?

Ainda estou com a impressão de que este recurso detone a foto. Comparei com uma mudança no brilho do monitor e ele estourou algumas áreas, o que nao aconteceu com o ajuste no próprio monitor, sem contar que no PS ainda se deve ajustar ao mesmo tempo brilho e contraste. Se tratar so o slide do brilho ai é que cag@ a foto mesmo.

Abraço



D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


RaphaelGarcia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 0
Resposta #4 Online: 18 de Agosto de 2013, 19:14:41
Peça uma foto de teste no laboratório. Alguns disponibilizam uma pessoa só pra calibrar no seu escritório.
Mas se você mesmo tiver que fazer isso, aconselho que não use a regulagem do monitor, configure pela placa de vídeo.


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 18 de Agosto de 2013, 19:34:42
quando vc aumenta o brilho do monitor esta aumentando a quantidade de luz q ele emite, pra mexer na foto mesmo não sei se vai ter alternativa para o q vc quer, aumentar o brilho na foto eh diferente de aumentar o brilho do monitor.

Agora uma coisa eu não entendi, vc quer aumentar o brilho na foto de uma forma q fica mais vibrantes as cores ou aumentar como se fosse exposição mesmo?


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 18 de Agosto de 2013, 21:33:47
Rafael/Raphael,

Nao tenho problema com impressão, o que quero é encontrar um recurso no PS que me permita fazer com o arquivo a mesma coisa que o hardware (monitor) faz.

Ao aumentar o "brilho" do monitor a imagem fica muito boa, nao lava e estoura nada, e a imagem fica bem clara.

Ps. nao "dependo" desse recurso mas seria bem bacana se existisse algo parecido no PS.

Abraço

D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


RaphaelGarcia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 0
Resposta #7 Online: 18 de Agosto de 2013, 21:39:02
contrastes / brilho / shadow e high lights / o CTRL + M  . são alguns recursos que eu uso pra clarear a foto.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 18 de Agosto de 2013, 21:47:15
Rafael,


Eu perguntei porque o resultado do ajuste de monitor fica MUITO bom, é muito fácil e tentador. Agora, pelo visto nao deve existir algum recurso que de o mesmo resultado de forma direta e simples no PS.

Se até agora nenhum craque na pós apareceu para dar a dica é porque nao deva mesmo existir. Mesmo assim obrigado a cada um dos amigos que participaram da troca de idéias.

Abraço.
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #9 Online: 18 de Agosto de 2013, 22:45:13
Confesso que não estou entendendo nada, o recurso do monitor existente é o Gama, Brilho e Contraste, o Photoshop tem os mesmo 3.

Para ajustar a Gama use Color Balance: no PC (Ctrl-B) no Mac (Apple + B ou control + B)

Para ajustar o Brilho e Contraste: Image / Adjustments / Brightness Contrast...

Se não for isso, é porque eu ainda não entendi! :ok:
Fábio Pedro.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 19 de Agosto de 2013, 02:04:36
Fabio,

Eu uso um Imac. No teclado existem junto as teclas F1 e F2 dois símbolos de sol, um menor e outro maior. Ao aperta-los a imagem fica muito mais iluminada. O branco quase cinza fica BRANCO, enquanto as demais cores nao mudam quase nada em relação aa mudança do branco.

Sei que o monitor ter ajustes, mas estou falando so do brilho.

Como a imagem muda muito, nao lava, nao estoura e fica muito bonita pensei em perguntar aos experts se o PS teria algo semelhante.

So isso.

Abraço

D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #11 Online: 19 de Agosto de 2013, 10:44:49
Se só mudou o branco então tem que mexer nas altas luzes apenas.
Em 'curves' mexa na ponta da diagonal.
Mas uma coisa eu acho que vc está confundindo.
O monitor faz alteração não-invasiva, já programas de edição não; por isso no monitor não vai estourar nunca.
O que o monitor está fazendo é isso, aumentando o brilho nas altas luzes, senão alteram as demais cores.
E tem outra confusão qdo vc diz :  'estou falando só do brilho'. O que entendi é que vc pensa que brilho é apenas nas altas luzes e está errado.
Brilho age em toda a imagem, inclusive nas sombras, que tem pouco brilho, mas tem.
Vc tem que saber o que exatamente esses botões F1 e F2 fazem.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #12 Online: 19 de Agosto de 2013, 13:55:58
Fabio,

Eu uso um Imac. No teclado existem junto as teclas F1 e F2 dois símbolos de sol, um menor e outro maior. Ao aperta-los a imagem fica muito mais iluminada. O branco quase cinza fica BRANCO, enquanto as demais cores nao mudam quase nada em relação aa mudança do branco.

Sei que o monitor ter ajustes, mas estou falando so do brilho.

Como a imagem muda muito, nao lava, nao estoura e fica muito bonita pensei em perguntar aos experts se o PS teria algo semelhante.

So isso.



Abraço

Acho que entendi agora, mas acontece que os novos imacs vem com tela retina que é capaz de melhorar a imagem muito mais do que ela realmente é, e isso altera a sua percepção de cores e tons, e o mesmo ocorre com cada pessoa, pois cada uma tem uma modo de ver as coisas.

Os ajustes do Photoshop são esses mesmo que lhe disse, ou no Lightroom mexer nos Hi lights, mas se o fizer no arquivo e levar em outra máquina que não use tela retina você poderá perceber novamente o branco meio cinza dessa vez mais levemente ou em telas de led e começar a perceber estouros na iluminação.

O certo de calibração é você ter iluminação igual a luz do sol do meio dia ou luz do flash – 5500K, o Mac não pode mudar de lugar porque muda a posição de como a luz incide no momento em que foi calibrado, e fazer as provas de cor na impressora, o que você vê na tela é o que sai na impressora.
Fábio Pedro.