Autor Tópico: Pra que 51 pontos de autofoco ?  (Lida 13766 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #60 Online: 21 de Agosto de 2013, 11:23:59
Essa é justamente a questão do tópico.  Pra que tanto ponto se não focar onde quero ?

Cara, já foi falado um monte de vezes aqui nesse mesmo tópico. O lance é que você quer que a câmera descubra o que você está pensando, e isso não tem jeito.

- Um monte de pontos de foco serve para você escolher o ponto mais próximo de onde você quer focar, e aí não precisa focar e recompor.
- Um monte de pontos de foco serve para você usar o foco contínuo, dando mais opções à câmera rastrear o objeto focado.
- A câmera só vai focar em uma região de contraste e com luz suficiente, não existe mágica. Se você tentar focar em uma região escura e sem contraste, ela não vai focar.
- Use a escolha manual de pontos de foco. Use e aprenda a usar assim, vai ver que faz muito mais sentido. Se não fizesse sentido, não seria a escolha de todos, ou pelo menos da grande maioria dos profissionais.

:ok:

Abraços


CoelhoRJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
Resposta #61 Online: 21 de Agosto de 2013, 15:54:29
Do que eu aprendi nos manuais da d7100 os vários pontos de foco são interessantes para fazer fotos paradas "simples" onde a camêra entende vários pontos de foco e faz uma "média" deles. Exemplo clássico de fotos com grupos de pessoas.

Mas para uma foto mais "avançada" o fotógrafo vai usar um ponto apenas e mirar precisamente onde quer o foco. Para isso pode usar o ponto central e recompor ou então correr esse ponto único por uma matriz que no caso da d7100 tem 51 possibilidades.

Já para fotos com motivo em movimento, os diversos pontos de foco são um recurso para "seguir" este motivo ao longo da matriz e naturalmente a tecnologia vai oferencendo matrizes cada vez com mais pontos x área.

Tô sabeno!


heptas

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
  • A vida através da Lente
Resposta #62 Online: 28 de Agosto de 2013, 11:48:43
 :snack:
5D Mark III + Canon 6D + Canon T3i + Canon 50 mm 1.4 + Canon 85 mm 1.8 + Canon 24-70 2.8 II + Canon 70-200 f4 IS L + YongNuo 468ex II + Canon 600 ex


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #63 Online: 28 de Agosto de 2013, 13:49:08
Mais um do time do ponto central aqui, quando uso a T3i.

Já na E-PM1, já que sempre uso com a 14mm f/2.5 (plano de foco não tão crítico), me dou a liberdade de deixar os 35 pontos... mas a desgraçada sempre pega o ponto errado.  :hysterical:

Se o cidadao foca no centro e usa f2.8, somente o centro será nitido e voce perdera detalhes da imagem;
Ou você não leu direito o que escreveu, ou não sabe como o foco funciona  :ponder:
O que ficará em foco é o que está no plano focal, independente de estar no centro ou não...

O modo correto de focar e recompor é movendo a câmera de maneira paralela ao plano focal.
Ou seja, sem girar a câmera, movendo ela para cima/baixo/esquerda/direita.
O que tem o mesmo efeito de escolher outro ponto de foco.

Olhem a imagem abaixo.
Supondo que a primeira imagem seja o foco.
A segunda imagem (cima direita) seria a maneira certa de recompor.
Já as imagens de baixo seria a maneira errada (girando a câmera).



Infelizmente isso nem sempre é possível.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2013, 13:49:42 por Hoogle »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #64 Online: 28 de Agosto de 2013, 17:16:50
Minha câmera tem 9 e só uso 1... de vez em quando passo por algum outro mas é raro... tem ponto de foco da minha câmera que tá novinho, nunca foi usado! alguém quer comprar pra pôr na sua?
« Última modificação: 28 de Agosto de 2013, 17:22:05 por Luciano.Queiroz »


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #65 Online: 29 de Agosto de 2013, 21:46:22
Minha câmera tem 9 e só uso 1... de vez em quando passo por algum outro mas é raro... tem ponto de foco da minha câmera que tá novinho, nunca foi usado! alguém quer comprar pra pôr na sua?

 :hysterical:
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #66 Online: 29 de Agosto de 2013, 22:54:00
tem ponto de foco da minha câmera que tá novinho, nunca foi usado! alguém quer comprar pra pôr na sua?


Só compro se for cruzado! Rsrs...


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #67 Online: 17 de Setembro de 2013, 14:05:11
Vou fazer um teste com a 85mm 1.2 na mkIII usando o ponto lateral superior sem recompor e depois usando o ponto central recompondo. Será que vai dar diferença?

Veremos.


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #68 Online: 30 de Setembro de 2013, 11:53:29
Vou fazer um teste com a 85mm 1.2 na mkIII usando o ponto lateral superior sem recompor e depois usando o ponto central recompondo. Será que vai dar diferença?

Veremos.

Saiu o teste, Claudio? Fiquei curioso, pois ontem acho que errei o foco de algumas por recompor usando uma 135mm em f/2. Quando passei a usar f/2.8 melhorou satisfatoriamente, provavelmente por causa dessa maior profundidade de campo que fez o favor de "corrigir" o erro pra mim (o erro se tornou menos visível, pois a região de foco aceitável aumentou).

O que irrita mesmo é o fato de eles não colocarem pontos de foco nos terços. É algo tão simples, porque não fazem?!

Apenas a D7100 quando usada em seu modo de crop 1.3x tem um sistema que cobre bem o viewfinder com pontos de foco. A D600 é ridícula com aquele monte de pontos socados no miolo do viewfinder.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #69 Online: 30 de Setembro de 2013, 12:13:28
nao ha nenhuma necessidade de mais de UM ponto,
porem , tudo e questao de conhecimento ou costume.
abs.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #70 Online: 30 de Setembro de 2013, 13:29:46
nao ha nenhuma necessidade de mais de UM ponto,
porem , tudo e questao de conhecimento ou costume.
abs.

vou além, pro meu trabalho não vejo necessidade de foco automático.
« Última modificação: 30 de Setembro de 2013, 13:30:13 por Claudio Rombauer »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #71 Online: 30 de Setembro de 2013, 21:07:53
vou além, pro meu trabalho não vejo necessidade de foco automático.
Muito bem lembrado, antes da chegada do AF , na decada do 80, ja existia a fotografia!!!! :hysterical:
abs.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #72 Online: 01 de Outubro de 2013, 00:29:54
Muito bem lembrado, antes da chegada do AF , na decada do 80, ja existia a fotografia!!!! :hysterical:
abs.

Ufa... Até que em fim !


Welbi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
  • 摄影就是把目标,头脑,眼睛和心放在同一条线上。
Resposta #73 Online: 01 de Outubro de 2013, 11:37:11
Alguém já tentou (usando o ponto central) recompor a cena com uma 400mm ?
É por essas e outras que eu não troco a minha Pinhole feita da caixa de sapato (Berluti Rapiécés Reprisés) do meu avó, por nada ! Hahaha!
我可以排一张你的照片吗?
我可以跟你合照吗?
你可以帮我(们)拍张照片吗?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #74 Online: 01 de Outubro de 2013, 11:47:11
Alguém já tentou (usando o ponto central) recompor a cena com uma 400mm ?

Ja usei 560 e 600 mm com foco manual e não jejo o menor problema.