Autor Tópico: Pra que 51 pontos de autofoco ?  (Lida 13758 vezes)

Welbi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
  • 摄影就是把目标,头脑,眼睛和心放在同一条线上。
Resposta #75 Online: 02 de Outubro de 2013, 11:02:19
Ja usei 560 e 600 mm com foco manual e não jejo o menor problema.

Foco manual tudo bem! A questão é ponto de AF,  alguém já tentou (usando o ponto central da FOCO AUTOMÁTICO)  recompor (deslocar (acima de 30%) a cena, cujo a foco foi travado no ponto central de AF) a cena com uma 400mm ou milimetragem maior ?
É por essas e outras que eu não troco a minha Pinhole feita da caixa de sapato (Berluti Rapiécés Reprisés) do meu avó, por nada ! Hahaha!
我可以排一张你的照片吗?
我可以跟你合照吗?
你可以帮我(们)拍张照片吗?


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #76 Online: 02 de Outubro de 2013, 11:30:11
Alguém já tentou (usando o ponto central) recompor a cena com uma 400mm ?

Antes do AF, TODO mundo fazia isso com todas as distancias focais, so existia isso.
Com AF e mais facil.
abs.


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #77 Online: 02 de Outubro de 2013, 12:30:57
Atualmente em médio formato digital ainda se faz isso. A PhaseOne 645DF+ é uma câmera de 20 mil dólares (ou mais) que só tem 1 ponto de AF.


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #78 Online: 02 de Outubro de 2013, 13:28:23
Foco manual tudo bem! A questão é ponto de AF,  alguém já tentou (usando o ponto central da FOCO AUTOMÁTICO)  recompor (deslocar (acima de 30%) a cena, cujo a foco foi travado no ponto central de AF) a cena com uma 400mm ou milimetragem maior ?
O ângulo em que o plano de foco é deslocado diminui com a distância. Por exemplo, se você deslocar o quadro em 30%, como você disse, o ângulo que você vai deslocar a câmera se o objeto está perto é muito maior do que se o objeto estiver longe.

Ok, a distância focal maior diminui a profundidade de campo na mesma abertura, porém a maior distância entre a câmera e o objeto aumenta essa profundidade de campo consideravelmente.

Portanto creio que o "focar e recompor" é menos crítico em distâncias maiores, principalmente se for considerar que uma tele dificilmente passa de f/2.8.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #79 Online: 02 de Outubro de 2013, 17:30:13
Antes do AF, TODO mundo fazia isso com todas as distancias focais, so existia isso.
Com AF e mais facil.
abs.


Aquela turma do Canal 100 (quem lebra disso ? kkkkk) filmando em pelicula p&b de 16mm com tele de 200-300mm , jogo de futebol, que o diga. E ficava excelente !


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #80 Online: 02 de Outubro de 2013, 17:42:17

Aquela turma do Canal 100 (quem lebra disso ? kkkkk) filmando em pelicula p&b de 16mm com tele de 200-300mm , jogo de futebol, que o diga. E ficava excelente !

Putz....    A música do Canal 100 no cinema até hoje está impregnada na memória.

http://www.youtube.com/watch?v=5uCPo6p97Pw


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Welbi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
  • 摄影就是把目标,头脑,眼睛和心放在同一条线上。
Resposta #81 Online: 03 de Outubro de 2013, 12:10:56
O ângulo em que o plano de foco é deslocado diminui com a distância. Por exemplo, se você deslocar o quadro em 30%, como você disse, o ângulo que você vai deslocar a câmera se o objeto está perto é muito maior do que se o objeto estiver longe.

Ok, a distância focal maior diminui a profundidade de campo na mesma abertura, porém a maior distância entre a câmera e o objeto aumenta essa profundidade de campo consideravelmente.

Portanto creio que o "focar e recompor" é menos crítico em distâncias maiores, principalmente se for considerar que uma tele dificilmente passa de f/2.8.

Hoogle, enfim, enfim alguém entendeu o por quê da minha pergunta, Obrigado.
É por essas e outras que eu não troco a minha Pinhole feita da caixa de sapato (Berluti Rapiécés Reprisés) do meu avó, por nada ! Hahaha!
我可以排一张你的照片吗?
我可以跟你合照吗?
你可以帮我(们)拍张照片吗?


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #82 Online: 08 de Outubro de 2013, 17:39:34
Mais um do time do ponto central aqui, quando uso a T3i.

Já na E-PM1, já que sempre uso com a 14mm f/2.5 (plano de foco não tão crítico), me dou a liberdade de deixar os 35 pontos... mas a desgraçada sempre pega o ponto errado.  :hysterical:
Ou você não leu direito o que escreveu, ou não sabe como o foco funciona  :ponder:
O que ficará em foco é o que está no plano focal, independente de estar no centro ou não...

O modo correto de focar e recompor é movendo a câmera de maneira paralela ao plano focal.
Ou seja, sem girar a câmera, movendo ela para cima/baixo/esquerda/direita.
O que tem o mesmo efeito de escolher outro ponto de foco.

Olhem a imagem abaixo.
Supondo que a primeira imagem seja o foco.
A segunda imagem (cima direita) seria a maneira certa de recompor.
Já as imagens de baixo seria a maneira errada (girando a câmera).



Infelizmente isso nem sempre é possível.

Valeu cara, descobri agora que recompus errado a minha vida TODA!  :aua: :aua: :aua: :aua:
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Daniel Werneck

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
    • http://www.studiow.fot.br
Resposta #83 Online: 28 de Outubro de 2013, 14:39:49
CONCORDO PLENAMENTE!!!!!!!! TENHO A MK3 E A 1D MARK 2N E NNUUUUUNCA USEI ISSO TANTO DE FOCOS!


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #84 Online: 28 de Outubro de 2013, 23:25:55
Mais um do time do ponto central aqui, quando uso a T3i.

Já na E-PM1, já que sempre uso com a 14mm f/2.5 (plano de foco não tão crítico), me dou a liberdade de deixar os 35 pontos... mas a desgraçada sempre pega o ponto errado.  :hysterical:
Ou você não leu direito o que escreveu, ou não sabe como o foco funciona  :ponder:
O que ficará em foco é o que está no plano focal, independente de estar no centro ou não...

O modo correto de focar e recompor é movendo a câmera de maneira paralela ao plano focal.
Ou seja, sem girar a câmera, movendo ela para cima/baixo/esquerda/direita.
O que tem o mesmo efeito de escolher outro ponto de foco.

Olhem a imagem abaixo.
Supondo que a primeira imagem seja o foco.
A segunda imagem (cima direita) seria a maneira certa de recompor.
Já as imagens de baixo seria a maneira errada (girando a câmera).



Infelizmente isso nem sempre é possível.

Pelo que entendi, na prática, o uso de apenas um ponto funciona em aberturas menores. Para aberturas tipo f/1.2 ou f/1.4 fica bem mais complicado focar e depois recompor e talvez seja melhor usar mais pontos.  Sei que se sair do plano, o objeto vai ficar desfocado, independente da abertura, mas esse desfoque fica mais aparente (muito mais) em f/1.4 do que em f/7.1, por exemplo.

Não sei se fui claro.  :ponder:
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #85 Online: 28 de Outubro de 2013, 23:54:30
Na 7D eu sempre uso o ponto de foco mais próximo do meu assunto, pois nela é muito fácil e rápido mudar o ponto. Na minha antiga XSI sempre usava no central e recompunha a cena.
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #86 Online: 31 de Outubro de 2013, 00:55:19
eu uso dois modos de foco na minha camera, o AF-S na maior parte do tempo e quando é foto de criança que anda muito, ou esporte, ou algo que necessite o foco continuo..

O AF-S eu uso sempre o central, o AF-C eu uso com aquele esquema da Nikon de rastrear o foco, acho util...
@jacobfotografiacriativa


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #87 Online: 02 de Novembro de 2013, 20:05:35

Aquela turma do Canal 100 (quem lebra disso ? kkkkk) filmando em pelicula p&b de 16mm com tele de 200-300mm , jogo de futebol, que o diga. E ficava excelente !

 :clap: :clap: :clap: :clap:

Na realidade , todo recurso eletronico, vem para auxiliar a quem nao sabe.
Nao e porque agora os carros tem abs, controle de traçao, controle de estacionamento, etc, etc,
que alguem que sabe dirigir , precise disso!!!!!!!!!!!!.
abs.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2013, 20:08:49 por agalons »


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #88 Online: 02 de Novembro de 2013, 22:02:54
:clap: :clap: :clap: :clap:

Na realidade , todo recurso eletronico, vem para auxiliar a quem nao sabe.
Nao e porque agora os carros tem abs, controle de traçao, controle de estacionamento, etc, etc,
que alguem que sabe dirigir , precise disso!!!!!!!!!!!!.
abs.

Cara,

Não preciso de foco automático e nem de ABS, mas facilita muito a minha vida.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #89 Online: 02 de Novembro de 2013, 22:30:01
po, eu se tiver q usar foco manual to na m!@#& !!

nas cameras com ovf maior e mais claro talvez seja mais facil, se tiver o bipartido então bem melhor, mas na minha D5100 acho complicado.

não sei qual era o padrão de tamanho nas cameras de filme, mas meu padrasto tem uma slr yashica velhinha e bem simples e o ovf dela eh beeem maior q na minha camera, bem mais facil de usar manualmente sem contar o anel de foco da lente q era bem melhor tbm se comparado a minha 35 1.8 por exemplo.

Então se tirar o foco automatico da minha d5100 vai sair muita caca uehauseha