Autor Tópico: Foto 24m x 3m (para ver de perto)  (Lida 2417 vezes)

Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Online: 20 de Agosto de 2013, 23:45:25
Prezados,

Acabo de chegar do trabalho e um grande amigo (e cliente) me solicitou uma foto para exposição em 4 estandes alinhados (lado a lado com uma imagem ao fundo de um lado ao outro) em uma das maiores corridas do estado.

Ha aproximadamente 8 meses recebi dele a incumbência de produzir uma imagem para a mesma finalidade, mas com dimensões bem mais modestas (nao me lembro ao certo  mas coisa de 4,5 x 3 m). Como ele gostou do resultado agora me veio com mais este "desafio" (palavra bonita que se usa quando o FDP perde totalmente o prazo e quer adoçar a boca de um bobão para se desdobrar em uma imagem em cima da hora).

Naquela oportunidade desloquei uma locação e o modelo e partimos para fazer a foto. Utilizei uma D7000 e a resolução ficou como esperado (embora eu estivesse com medo, uma vez que as pessoas ficam muito próximas aa foto dentro do estande).

Desta vez a conversa tomou outro rumo. Como vocês devem ter notado 24 metros para ser visto de "1 metro" de distancia nao é so "clicar e cropar".

Ele me fez uma proposta de imagem, para fotografarmos uma ponte próxima de casa, com uns 3 Km de uma margem aa outra. Imagem que inclusive ja tenho com a D7000 de um passeio de barco (de um amigo) que fiz ha alguns meses.

Nao gostei por uma serie de motivos, os principais relacionados aa proporção da mídia e aa resolução, uma vez que nao tenho a menor pretensão de que uma D7000 entregue uma resolução que permita a impressão em 24m.

Sugeri entao que construíssemos uma imagem, formada por um fundo fotografado em uns 5 a 10 clicks com uma D800, emendados no Photoshop, e os corredores, uns 5 em separado, que serão posteriormente inseridos na foto.

Considerando que so terei o período entre a sexta feira as 22h e o domingo as 22h para entregar a imagem pronta para impressão, que até o momento nao defini com certeza a locação (embora ja tenha um plano A e um B em mente), gostaria de receber as dicas de quem tiver uma certa experiência em fotos deste tipo (montadas e de grande tamanho) para minimizar minhas chances de erro.

Se nao for abusar, gostaria de poder contar com dicas nas seguintes linhas:

1 - Quantas imagens em 36 mega pixels (D800) sao necessárias para impressão de uma imagem de 24 x 3m com qualidade? (tentei http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=28911.0 mas confesso que me perdi um pouco)
2 - Pretendo fazer a foto em uma reta, deslocando a câmera paralelamente aa via, agrupando com o CS6. Ja fiz girando a camera no tripe, sem move-lo, mas nunca em linha reta. Alguma recomendação?
3 - A pos produção devera ser meio "pesada", alguma dica? é possível com um imac 2.8 Ghz i5 com memória de 4 Gb
4 - Farei as fotos dos corredores em outro local e momento, alguma dica?
5 - Se esqueci de algo, alguma consideração?

Abraço.

 :ok: :ok:






D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 21 de Agosto de 2013, 00:05:38
A imagem a que me referi é a do link abaixo.

A do link esta apenas em menor resolução, um pouco mais escura e com o nome, mas da para saber do que estou falando.


http://imageshack.us/a/img577/8383/ary8153logopcabiluminad.jpg
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #2 Online: 21 de Agosto de 2013, 02:08:18
Putz!!!!

Se estiver falando besteira é só ignorar.


Pra ver de perto (é a primeira vez que vejo isso) uma foto com 24 metros a 300dpi vão ser necessários algo em torno de 2 milhões e 834 mil pixels :eek: :eek:. O raciocínio é simples,  24 metros são 9448" e com 300 pixels a cada polegada dá esse numero absurdo. A 1 metro,  60dpi são suficientes para uma boa visualização, o numero cai pra 1/5 de resolução... só 565 mil pixel.

Existe algum adjetivo superior a FDP?  :ponder:

Bem, nem eu acreditei nesse numero fui verificar no CS5.5 e ele não comporta uma foto deste tamanho.

Na conta simples, sem ser fotógrafo, vai precisar de 8 fotos em traveling.

De novo, nem eu estou acreditando nesses números mas uma foto de 24 metros tudo é possível. Isso vai custar um caixote de dinheiro....






Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 21 de Agosto de 2013, 07:23:23
Spositom,

Obrigado por ajudar, mas quando falo de perto, nao se trata de alguem segurando um album para ver uma noiva chorando no altar (os tais 300DPI), e como a impressão sera em uma lona, acredito que o que espera quem estara no estande é que existam sim alguns "quadradinhos" (mas nao quero abusar).

Vale lembrar também que ha 1 metro nao tem FDP no mundo que veja a porr@ duma imagem de 24m de largura. Salvo, claro, se ele tiver na cabeça uns 5 olhos, um ao lado do outro (kkkkkkk).  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Mas, sera de perto mesmo, as pessoas vao tocar a imagem. Vai ser como a parede da sala onde estarão. Sacou?

MAs vou fazer assim, para evitar de chegar no sábado e na hora de editar a imagem perceber que deu tudo errado, hoje mesmo vou fazer umas 8 fotos (o numero que vc indicou) e vou tentar junta-las para ver no que da. Assim, na sexta a noite ja saberei de boa parte dos problemas. Desta forma, quando for para a rua fotografar a paisagem "oficial" da imagem ja terei na cabeça boa parte dos problemas a das soluções.

Valeu ai.  :ok: :ok:

Abraço



D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 21 de Agosto de 2013, 08:40:00
Soprani, passa uma MP ao Pictus e pede para ele dar uma passado no tópico.
Acho que ele tem todas as respostas às suas dúvidas e é, com certeza, o mais indicado a apontar o caminho das pedras.

Movendo tópico...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 21 de Agosto de 2013, 10:20:42
Pra ver de perto (é a primeira vez que vejo isso) uma foto com 24 metros a 300dpi vão ser necessários algo em torno de 2 milhões e 834 mil pixels :eek: :eek: .
2.5 milhões? Qualquer celular tem mais do que isso  :ponder:


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 21 de Agosto de 2013, 12:40:11
Conversa com a empresa que fizer a impressão pra vc. Eles vão te orientar melhor sobre como gerar o arquivo (PSD ou PSB), meus conhecidos que fazem isso dão saida com a medida em metros (na caixa Image Size do PS) e pra resolução (DPI) usam 12 ou 24dpi.
« Última modificação: 21 de Agosto de 2013, 12:40:56 por lsd »


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #7 Online: 21 de Agosto de 2013, 18:05:11

MAs vou fazer assim, para evitar de chegar no sábado e na hora de editar a imagem perceber que deu tudo errado, hoje mesmo vou fazer umas 8 fotos (o numero que vc indicou) e vou tentar junta-las para ver no que da. Assim, na sexta a noite ja saberei de boa parte dos problemas. Desta forma, quando for para a rua fotografar a paisagem "oficial" da imagem ja terei na cabeça boa parte dos problemas a das soluções.

Valeu ai.  :ok: :ok:

Abraço

Soprani, a conta que fiz é de engenheiro, não fotografo, nunca na vida fiz uma foto assim (e acho que não vou fazer) e quanto mais baixo for o DPI menor numero de fotos vc vai precisar, mas gigantografia é o que o lsd falou, baixo dpi.
« Última modificação: 21 de Agosto de 2013, 18:18:50 por spositom »


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #8 Online: 21 de Agosto de 2013, 18:16:39
2.5 milhões? Qualquer celular tem mais do que isso  :ponder:

Thales, não sei onde viu esse celular mas a D800 que o Soprani vai usar tem (+ou-) 7.500 px de comprimento por 5.000 px de altura de resolução (3 x 2)e quando se multiplica um pelo outro se tem a resolução de sensor, algo em torno de 36Mp, tem mais coisa que influencia mas meu conhecimento é restrito

Ninguém usa uma foto de 24 metros com 300dpi de resolução (ninguém normal), foi só uma masturbação mental para raciocínio.

Soprani, fiquei curioso depois posta os resultados :ok:



ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 21 de Agosto de 2013, 21:45:36
Ah, é que na verdade 2.5 milhões de pixels = 2.5 megapixels  :ok:


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #10 Online: 21 de Agosto de 2013, 21:57:40
Soprani, passa uma MP ao Pictus e pede para ele dar uma passado no tópico.
Acho que ele tem todas as respostas às suas dúvidas e é, com certeza, o mais indicado a apontar o caminho das pedras.

Movendo tópico...

 :no:


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #11 Online: 21 de Agosto de 2013, 23:59:03
Ah, é que na verdade 2.5 milhões de pixels = 2.5 megapixels  :ok:

Ahhh sim, mas o que esta falando é da resolução do sensor, não tamanho da foto (image size) que pode ser expressa em pixel, cm, polegada, etc :ok:


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 23 de Agosto de 2013, 16:20:47
Bom, acabo de retornar de viagem e tive a péssima noticia de que o organizador da prova apresentou algumas regras que estão quase que por inviabilizar o projeto da imagem que pretendíamos fazer. De qualquer forma, na própria viagem ja levei a câmera e fiz umas fotos de um fundo que acredito seja perfeitamente adequado ao projeto. Vou trabalhar nele mesmo que nao seja viabilizado.

Ai, se da próxima vez a coisa vingar eu ja terei no know how.

Abraço e obrigado
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 24 de Agosto de 2013, 09:57:21
Estou "apanhando mais que boi ladrao" para juntar no CS6 as fotos que fiz para o fundo. O Photoshop esta, digamos, torcendo as arvores que estao aa longa distancia.

Vou ver se encontro algum video com este tipo de orientaçao.

Eu apenas selecionei a opçao photomerge e mandei bala. As vezes é preciso fazer algo mais. Ou ainda, na captura da imagem é preciso atentar para alguma coisa que eu nao tenha feito corretamente.

O que esta me ocorrendo agora é que, dada a forma como o PS processa a imagem para agrupa-la, que nao é encaixando sessões verticais, mas sim escolhendo pedaços, como se fossem retalhos, a parte do fundo da imagem, como o horizonte por exemplo, pode ser composta por apenas uma imagem, a central, com isso os 24m, de um lado a outro do painel, ao menos na parte da imagem que apresente o horizonte, ficaria apenas com os pixels captados em uma unica foto.

é isso mesmo ou estou viajando?

Por isso é bom fazer todo o projeto ao menos uma vez antes do dia "D". Assim os problemas aparecem, e junto deles a solução.

 
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 24 de Agosto de 2013, 10:11:58
Tente usar ao invés do Photoshop, o Microsoft ICE e/ou o PTGui. Tente o ICE primeiro pois pode ser que já se resolva com ele (é a mesma engine do Photosynth pra celulares, mas o ICE funciona muito bem).