Autor Tópico: fotos sem qualidade  (Lida 6906 vezes)

rafael ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 386
  • Sexo: Masculino
  • quando tudo estar perdido sempre existe uma luz
Online: 23 de Agosto de 2013, 23:56:33
boa noite amigos
estou quase concluindo o meu pequeno estúdio,
tirei algumas fotos para ver o resultado mais não
gostei da qualidade.
fiz as fotos com canon 30d e lente tamron 17-50vc,
estou postando a foto do estudio para vocês
ver aonde estou errando e o que devo fazer para melhorar.
 foto do estudio 


uma das fotos que fiz é essa aqui,


aguardo criticas e sugestões galera pois é muito importante
pra mim.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 24 de Agosto de 2013, 00:11:40
Tem muito mais gente competente e profissional que trabalha em estúdio, mas vou dar a minha opinião:

1 - Fotografe em RAW
2 - Faça pós para ajustar WB, nitidez, exposição
3 - Apesar de usar flash com sombrinha, etc..., a iluminação nem parece que é de estúdio
4 - Aprimore a técnica de focagem pois ela é fundamental para ter nitidez
5 - Use ISOs baixos
6 - Tente usar lentes primes
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


rafael ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 386
  • Sexo: Masculino
  • quando tudo estar perdido sempre existe uma luz
Resposta #2 Online: 24 de Agosto de 2013, 00:15:43
muito obrigado pelo o comentario tsouto,
é muito importante.
na verdade ainda não estou fotografando em
raw.

obrigado.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 24 de Agosto de 2013, 01:50:33
Eu já confirmei a competência da Tamron 17-50mm, ela da conta com louvor do trabalho, seria interessante posteriormente acrescentar uma 85mm ao conjunto. Eu estou concluindo meu estúdio agora e já uso ele a um tempo para testes de pessoas, então sou apenas um iniciante, mas consegui bom resultados. Vamos lá:

1 - Montar e verificar o estado de todo o equipamento incluindo manchas nas lentes, etc.
2 - Utilizar ISO máximo de 800, não 30D não sei, pode ser 400, só testando, fazer balanço de branco com cartão 18%;
3 - Ajustar tempo, abertura e ISO com um fotometro de mão, se não tiver tem que aprender a usar o histograma, mesmo assim o fotometro é interessante;
4 - Fotografar sempre em RAW, fazer as edições em um computador com monitor calibrado, normalmente tem que ser IPS. Se for usar o Lightroom ou PS configure espaçamento de cor na câmera para Adobe RGB para ter uma gama maior de cores, outros softwares também leem Adobe RGB, mas não sei quais;

 Vc vai perceber que para usar um tempo razoável, uma abertura na casa do f8 e ISO 200 a 400 vai precisar de muita luz, este foi meu maior problema, usei softbox 50x70 de lampada rosca comum, foi necessário para os softbox laterais usar Y de rosca com 3 lampadas 35W e uso um softbox superior no mesmo esquema, ainda assim preciso de mais, pelo menos no momento trabalhei assim, quando concluir o estudo testo outros equipamentos.  Na sua foto o principal ponto a ser notado é que esta subexposta.


rafael ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 386
  • Sexo: Masculino
  • quando tudo estar perdido sempre existe uma luz
Resposta #4 Online: 24 de Agosto de 2013, 11:29:40
obrigado nattis vou verificar também estes intens
que você citou,

grato.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #5 Online: 24 de Agosto de 2013, 14:18:18
Saudações Rafael!

Bom, o equipo vc ja tem, resta saber como aproveitar melhor dele, na minha opinião vendo essa foto eu acho que tem que começar a ler um pouco sobre como fazer o balanço de branco corretamente, e , caso não tenha, providencie o quanto antes um fotômetro de mão para poder fazer a exposição correta das fotos, caso não tenha ainda da pra ir na tentativa e erro, aumentando ou diminuindo o f-stop da sua camera ou mesmo do flash até chegar na exposição ideal.

Particularmente acho que o problema de qualidade esta mais da forma como esta usando a luz do que com o equipamento que vc tem, acredito que seu equipamento (camera, lente e set de estúdio) seja mais do que o suficiente pra começar a fazer fotos legais, oq vc tem que fazer eh explorar mais a luz, sem pressa, com calma, uma coisa de cada vez, vi que vc simplesmente colocou uma tocha de cada lado, provavelmente deve ter deixado as duas em uma carga parecida e fez a foto... bom, esqueça que tem duas tochas, encoste uma e comece ver as possibilidades de trabalhar apenas com uma, mude a posição da tocha, deixe ela frontal e faca uma foto, depois coloque ela 45graus e faça outra, coloque 90graus, por tras, por cima, e a cada clique analise o resultado que obteve, tb aproximar ou distanciar a tocha do assunto pode influenciar muito no resultado final, vou postar alguns exemplos que fiz de piloto para um material que estou montando pra vc ter uma ideia.

Esse exemplo foi feito com uma sombrinha difusora e um atek 200 igual ao seu, com a sombrinha em 45graus, com o manequim a 20 centímetros do fundo e apenas distanciando a tocha do objeto a cada foto:

01 - tocha com sombrinha difusora a 50cm do manequim
02 - tocha com sombrinha difusora a 1 metro do manequim
03 - tocha com sombrinha difusora a 2 metros do manequim



Agora o mesmo esquema só que com um striplight em vez da sombrinha:

04 - tocha com striplight a 50cm do assunto
05 - tocha com striplight a 1 metro do assunto
06 - tocha com striplight a 2 metros do assunto



Como pode perceber tanto a distancia da tocha quanto o acessório usado fizeram a diferença em cada foto, e nisso vc vai experimentando outros ângulos e acessórios como disse, depois disso pode começar a incrementar bloqueadores, difusores, rebaterores....

Um exemplo usando uma sombrinha difusora em 45 graus a 1 metro, com o manequim a 2 metros do fundo branco e distanciando apenas um rebatedor branco a direita do manequim.

07 - Sombrinha difusora - sem rebatedor
08 - Sombrinha difusora - com rebatedor a 1 metro do manequim
09 - Sombrinha difusora - com rebatedor a 30 cm do manequim



E pra exemplificar outras possibilidades um esquema de luz simples usando apenas dois rebatedores e uma fonte de luz, e dessa vez a tocha foi colocada atras do manequim:

10 - Striplight atras do manequim
11 - Striplight atras do manequim + rebatedor prata lateral
12 - Striplight atras do manequim + rebatedor prata lateral + placa de isopor 45graus



Um making-of da foto 12:



Enfim, nada que uma tentativa e erro não resolva pra chegar no que procura, só experimentar bastante  :ok:
« Última modificação: 24 de Agosto de 2013, 14:21:08 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


rafael ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 386
  • Sexo: Masculino
  • quando tudo estar perdido sempre existe uma luz
Resposta #6 Online: 24 de Agosto de 2013, 14:40:04
Saudações Rafael!

Bom, o equipo vc ja tem, resta saber como aproveitar melhor dele, na minha opinião vendo essa foto eu acho que tem que começar a ler um pouco sobre como fazer o balanço de branco corretamente, e , caso não tenha, providencie o quanto antes um fotômetro de mão para poder fazer a exposição correta das fotos, caso não tenha ainda da pra ir na tentativa e erro, aumentando ou diminuindo o f-stop da sua camera ou mesmo do flash até chegar na exposição ideal.

Particularmente acho que o problema de qualidade esta mais da forma como esta usando a luz do que com o equipamento que vc tem, acredito que seu equipamento (camera, lente e set de estúdio) seja mais do que o suficiente pra começar a fazer fotos legais, oq vc tem que fazer eh explorar mais a luz, sem pressa, com calma, uma coisa de cada vez, vi que vc simplesmente colocou uma tocha de cada lado, provavelmente deve ter deixado as duas em uma carga parecida e fez a foto... bom, esqueça que tem duas tochas, encoste uma e comece ver as possibilidades de trabalhar apenas com uma, mude a posição da tocha, deixe ela frontal e faca uma foto, depois coloque ela 45graus e faça outra, coloque 90graus, por tras, por cima, e a cada clique analise o resultado que obteve, tb aproximar ou distanciar a tocha do assunto pode influenciar muito no resultado final, vou postar alguns exemplos que fiz de piloto para um material que estou montando pra vc ter uma ideia.

Esse exemplo foi feito com uma sombrinha difusora e um atek 200 igual ao seu, com a sombrinha em 45graus, com o manequim a 20 centímetros do fundo e apenas distanciando a tocha do objeto a cada foto:

01 - tocha com sombrinha difusora a 50cm do manequim
02 - tocha com sombrinha difusora a 1 metro do manequim
03 - tocha com sombrinha difusora a 2 metros do manequim



Agora o mesmo esquema só que com um striplight em vez da sombrinha:

04 - tocha com striplight a 50cm do assunto
05 - tocha com striplight a 1 metro do assunto
06 - tocha com striplight a 2 metros do assunto



Como pode perceber tanto a distancia da tocha quanto o acessório usado fizeram a diferença em cada foto, e nisso vc vai experimentando outros ângulos e acessórios como disse, depois disso pode começar a incrementar bloqueadores, difusores, rebaterores....

Um exemplo usando uma sombrinha difusora em 45 graus a 1 metro, com o manequim a 2 metros do fundo branco e distanciando apenas um rebatedor branco a direita do manequim.

07 - Sombrinha difusora - sem rebatedor
08 - Sombrinha difusora - com rebatedor a 1 metro do manequim
09 - Sombrinha difusora - com rebatedor a 30 cm do manequim



E pra exemplificar outras possibilidades um esquema de luz simples usando apenas dois rebatedores e uma fonte de luz, e dessa vez a tocha foi colocada atras do manequim:

10 - Striplight atras do manequim
11 - Striplight atras do manequim + rebatedor prata lateral
12 - Striplight atras do manequim + rebatedor prata lateral + placa de isopor 45graus



Um making-of da foto 12:



Enfim, nada que uma tentativa e erro não resolva pra chegar no que procura, só experimentar bastante  :ok:

olá leonobox,
cara você é a pessoa do forum que mais tem
me ajudado e é com quem mais eu tenho aprendido,
você explica muito bem as coisas e dar exemplo.
você é uma pessoa muito caridosa, obrigado amigo
por tudo que você tem me ensinado.
"que deus te abençoe".


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #7 Online: 24 de Agosto de 2013, 14:42:04
O Leonardo deu uma aula aqui.  :clap: :clap:

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 24 de Agosto de 2013, 15:36:21
Leonardo, fantástico. Uma aula de iluminação.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #9 Online: 24 de Agosto de 2013, 16:11:43
O Leo ja falou bastante coisa que com certeza vai te ajudar bastante!

Cara, tente explorar mais a luz, basicamente isso mesmo, ponha um manequim e vá testando, luzes mais lateralizadas, superiores, frontais, nunca terás apenas um jeito de fazer uma foto, sempre tem como inovar em fotografia de estudio!

Outra dica que dou é, tente um fundo mais neutro, talvez um preto ou branco, papel ou tecido(eu uso papel), o motivo é que por estares usando um fundo tao chamativo, ele puxa a atençao mais para o fundo que para os modelos! Dica de livro que te dou é http://www.lojaphotos.com.br/produto/2220045/ILUMINACAO-EM-ESTUDIO esta editora tem MUITOS livros bons e traduzidos sobre fotografia e iluminaçao, vai te render bastante

Se quiser dar uma olhada nas minhas fotos tem o meu flickr e meu site aqui na assinatura, normalmente as de estudio usei um beauty dish, um octosoft 90cm e duas sombrinhas!

abracos e bons treinos
@jacobfotografiacriativa


Erivaldo Cesidio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 24 de Agosto de 2013, 16:21:39
Excelente tópico. Vou marcar como meu favorito.


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #11 Online: 25 de Agosto de 2013, 12:37:11
sem comentários.....
o Leonardo é um mestre  :worship:


rafael ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 386
  • Sexo: Masculino
  • quando tudo estar perdido sempre existe uma luz
Resposta #12 Online: 25 de Agosto de 2013, 12:45:30
andré luis

muito obrigado pelas dicas, eu olhei as suas fotos
são lindas. parabéns.
os fundo já estou comprando outros na painelmg.com

fica com deus todos vocês amigos.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 25 de Agosto de 2013, 23:02:54
Eu até ia dar uns pitacos, mas o Leo já matou a pau...

Deu até vergonha, hehehehehehe



rafael ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 386
  • Sexo: Masculino
  • quando tudo estar perdido sempre existe uma luz
Resposta #14 Online: 27 de Agosto de 2013, 20:29:09
boa noite galera

estou postando outra foto, o que vocês estão achando?
[/URL]Uploaded with ImageShack.com[/img]