Autor Tópico: Excesso de Bagagem no Aviao. Alguem ja teve experiencia?  (Lida 5768 vezes)

cuzcuz12

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
Resposta #15 Online: 25 de Agosto de 2013, 16:21:04
Cheng já passei por isso várias vezes.
Na verdade as cias aéreas deveriam sim restringir o excesso de peso e você deveria despachar o material por questão de segurança. Peso é uma importante questão de segurança para o Vôo. Na verdade chega a ser assustador saber que estão deixando embarcar bagagem de mão sem controle.
Bem, no meu caso eu acabei despachando várias vezes, há várias alternativas para isso. Meu único medo é deixar a mala da câmera na esteira de bagagem. Algumas Cias permitem que vc despache como carga delicada, o que ajuda muito. Então tem que verificar com a Cia quais as opções que eles têm para este tipo de carga.

Obrigado Leo. Irei me informar sobre este Despacho de carga delicada.
Abracos
Cheng


Gabri298

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 222
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 25 de Agosto de 2013, 17:45:33
Peso é muito sério.
Se todos os 140 passageiros de um avião médio levarem 8Kg a mais, o avião estará levantando mais de 1200Kg a mais do que estaria previsto pelo piloto. Fora a questão do balanço de carga, que é muito séria em uma aeronave. Em um vôo tudo é no limite. Há alguns anos eles tiveram que revisar a tabela média de peso de passageiros porque um avião caiu em decorrência de uma mudança de 4Kg na média de peso dos passageiros.
Podem ver que é muuuito sério. As estrangeiras costumam levar isso bem a sério mesmo, principalmente as européias.
Para despachar há alternativas, só precisa verificar com a Cia. Eu já despachei como carga delicada, ela é embarcada junto com cargas vivas ou com a equipe de vôo e é entregue no balcão, não na esteira.
um dos problemas que vc não citou , é que o excesso de peso , pode gerar no avião uma lentidão principalmente na hora de decolar , por exemplo , um A320 c , que em um voo como toda sua carga de malas+ passageiros=limite dele , se tiver algo fora disso , pode comprometer a segurança do voo. abraços rsrs
D90 com uma 55-300mm +18x55mm

Fótografo de aeronaves :p


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #17 Online: 25 de Agosto de 2013, 22:52:05
na verdade, o limite de decolagem, maximum takeoff weight é um calculo que é de "fabrica" e as operadoras podem usar um valor menor ou igual, nunca superior a este.
E caso a aeronave exceda o MTW ela nem decola.
E as aeronaves têm declaradas as distâncias para pouso e decolagem, claro que ela mais pesada irá usar um pouco mais de pista, mas sempre terá aquela distância máxima declarada, pesado ou não.

Pope! Nem todos os Bins possuem este limite de peso, estou pegando os valores para postar aqui, mas por exemplo, o bin de um Embraer 195 é menor do que o de um airbus A321 ou de um B737-800.

Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #18 Online: 26 de Agosto de 2013, 00:45:56
Leo,

De 5 para 12 kilos não é o fim do mundo, tanto que várias empresas aumentam os limites de acordo com a classe e/ou porte de cartão "vip"

Essa questão do peso é meio relativo considerando que mesmo as pessoas tem grandes diferenças de peso entre elas e os assentos não são equilibrados pelo peso das pessoas que estão embarcando.

Como eu mostrei na conta acima é MUITO delicado sim. A questão é que quando a CIA permite a mais é porque a aeronave e o esquema de transporte de cargas permitem, assim como o aumento está previsto nas tabelas de cálculos de carga do piloto.
Parece bobagem se tomado individualmente, mas quando tomado em massa, o excesso de peso é muito grave para um avião.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #19 Online: 26 de Agosto de 2013, 00:49:53
na verdade, o limite de decolagem, maximum takeoff weight é um calculo que é de "fabrica" e as operadoras podem usar um valor menor ou igual, nunca superior a este.
E caso a aeronave exceda o MTW ela nem decola.
E as aeronaves têm declaradas as distâncias para pouso e decolagem, claro que ela mais pesada irá usar um pouco mais de pista, mas sempre terá aquela distância máxima declarada, pesado ou não.

Pope! Nem todos os Bins possuem este limite de peso, estou pegando os valores para postar aqui, mas por exemplo, o bin de um Embraer 195 é menor do que o de um airbus A321 ou de um B737-800.

EXATO!
 :ok:

E ultrapassar esses limites é muito sério.
As Aéreas não fazem isso para "sacanear" é simplesmente uma questão de segurança mesmo.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #20 Online: 26 de Agosto de 2013, 06:56:09
EXATO!
 :ok:

E ultrapassar esses limites é muito sério.
As Aéreas não fazem isso para "sacanear" é simplesmente uma questão de segurança mesmo.
Na verdade é um mix, as empresas aéreas reduziram muito o preço das passagens, e para manter um lucro aceitável, utilizam os porões das aeronaves para transporte de carga, por isso limitam tanto o peso. Os aviões modernos se pesam e com isso eles sabem a quantidade exata de carga que podem levar! Se você paga mais pode levar mais peso! Na verdade o Léo esta certo em dizer que o peso influencia na segurança, mas a limitação imposta ao passageiro é para aumentar o lucro!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #21 Online: 26 de Agosto de 2013, 10:47:28
não tenho quase nenhuma experiência com voos, mas já passei por 2 situações..

01 - ano passado a atendente queria despachar a mochila por causa do tamanho. Quando falei que era equipamento fotográfico ela me disse que isso era "obrigatório" levar como bagagem de mão, tinha até escrito isso num panfleto... tanto que tinha uma filmadora handycam dentro da mala de roupas que apareceu no raio X no embarque e me pediram pra tirar e levar na mochila de mão tb.

02 - num outro voo, a atendente pediu pra eu levar o tripé como bagagem de mão também porque era pequeno e poderia ser extraviado.. na hora de embarcar brecaram e mandaram despachar porque era uma "arma".. com essa confusão deles quase perdi o voo por ter que sair lá do embarque e ir pro guichê despachar de novo..

os 2 casos foram na Gol..
« Última modificação: 26 de Agosto de 2013, 10:49:57 por Luciano.Queiroz »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #22 Online: 26 de Agosto de 2013, 12:08:57
saindo um pouco do assunto, mas nem tanto...
lembro de uma viagem que fui fazer e detectaram metal na mala de roupas.. ao me perguntarem se tinha algo diferente lá respondi prontamente: "Tem um saco de erva e uma bomba"!! Acontece que a erva era erva mate e a bomba é o "canudo" pra tomar tereré e chimarrão... só depois é que me dei conta da besteira que falei no aeroporto.. rs...
lembre disso lendo essa matéria a pouco: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/08/1331919-apos-piada-brasileira-e-barrada-em-voo-para-bali.shtml



Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 26 de Agosto de 2013, 12:12:20
 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

se tivesse no eua tava preso até agora

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #24 Online: 26 de Agosto de 2013, 12:23:15
Pô Luciano! Só faltou a barba e o turbante...   :hysterical:
« Última modificação: 26 de Agosto de 2013, 12:23:57 por sergiotucano »
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


cuzcuz12

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
Resposta #25 Online: 27 de Agosto de 2013, 06:03:37
saindo um pouco do assunto, mas nem tanto...
lembro de uma viagem que fui fazer e detectaram metal na mala de roupas.. ao me perguntarem se tinha algo diferente lá respondi prontamente: "Tem um saco de erva e uma bomba"!! Acontece que a erva era erva mate e a bomba é o "canudo" pra tomar tereré e chimarrão... só depois é que me dei conta da besteira que falei no aeroporto.. rs...
lembre disso lendo essa matéria a pouco: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/08/1331919-apos-piada-brasileira-e-barrada-em-voo-para-bali.shtml


não tenho quase nenhuma experiência com voos, mas já passei por 2 situações..

01 - ano passado a atendente queria despachar a mochila por causa do tamanho. Quando falei que era equipamento fotográfico ela me disse que isso era "obrigatório" levar como bagagem de mão, tinha até escrito isso num panfleto... tanto que tinha uma filmadora handycam dentro da mala de roupas que apareceu no raio X no embarque e me pediram pra tirar e levar na mochila de mão tb.

02 - num outro voo, a atendente pediu pra eu levar o tripé como bagagem de mão também porque era pequeno e poderia ser extraviado.. na hora de embarcar brecaram e mandaram despachar porque era uma "arma".. com essa confusão deles quase perdi o voo por ter que sair lá do embarque e ir pro guichê despachar de novo..

os 2 casos foram na Gol..

kkkkkkkkkkkk to vendo que terei varias historias para contar ainda. Agora do Saco de Ervas e Bomba foi a melhor  :hysterical: :hysterical:.


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #26 Online: 28 de Agosto de 2013, 21:05:08
Pope, como prometido está ai como prometido.

Alguns limites dos bins de algumas aeronaves :

 
B777    29 kgs, 34 kgs and 38 kgs
B777    16 kgs, 29 and 34 kgs 
B767     15kgs, 19 kgs 24 kgs 26 kgs 27 kgs 36 kgs and 39 kgs 
B747    10kgs, 14kgs, 20kgs, 27kgs, 61kgs, 68kgs, 81 kgs 
B737     22kgs, 23kgs, 25kgs, 30kgs, 35kgs, 38kgs 
A320    8kgs, 9kgs, 15kgs, 19kgs, 38kgs

 :ok:

Lembrando que cada bin, dependendo da aeronave, é feito para a bagagem de 2 a 8 passageiros...
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


guilcm123

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 07 de Setembro de 2013, 20:11:37
A questão é de segurança, e não "frescura" da companhia aérea... Aqui no Brasil são muito tolerantes com a questão da bagagem de mão, e também com o raio-X pré-embarque.
Entretanto, com a preparação para a Copa do Mundo, estão ficando mais rigorosos no controle da bagagem... Voei a trabalho durante a Copa das Confederações, pesaram minha bagagem de mão (nunca fizeram isso comigo no Brasil) e o raio-X tava pegando até o ziper da calça... igual na Europa.
Essa questão do peso não é só o controle de peso da aeronave... os bagageiros são projetados para um determinado limite de carga. Se ocorrer uma turbulência forte ou um pouso forçado, os bagageiros podem se abrir ou mesmo se desprender do teto, caindo bem na sua cabeça.

Acredito que a Cia aérea possui um serviço que inclui seguro sobre o conteúdo da bagagem... vai dar um absurdo o preço, mas se você não conseguir levar na bagagem de mão, é a única forma de ficar seguro ao despachar a bagagem com um itens desse tipo.



angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 15 de Setembro de 2013, 02:11:26
Prefiro entender que existe um mix de causas em relaçao ao limite da bagagem de mão: a primeira, e principal, já foi levantada por outros, Pope sobretudo: maior capacidade de carga paga transportada  tem relação direta com menor limite do peso da bagagem de mão por passageiro, em outras palavras, motivação econômica. Nao tem como negar casos de exagero,  citarei meu próprio exemplo: ano passado consegui embarcar com 16 kg de bagagem de mão (obviamente q nao foi pesada), mais o limite de 23 kg despachada. Nao fiquei de consciência pesada, pois a conferencia do peso total e balanceamento da aeronave é devidamente checada por aparelhos e responsáveis.. Nao tenho a menor dúvida que a companhia encherá o compartimento de carga paga até o talo quando houver o q ser transportado e  que o limite de 5 kg por passageiro aumentará consideravelmente suas margens de lucro..
Em segundo e último teriamos a segurança como argumento/causa para justificar as restriçoes,  pois os dirigentes das companhias nao são nada burros: acidentes, e no limite queda de avião,  são prejuízos  imensos, em valores e  imagem da companhia, por isso obviamente levam em consideração a segurança,  mas em um conjunto q envolve "n" elementos onde o peso é apenas um deles, apesar de importante. Se segurança  fosse a fator que levou as restrições atuais, porque nao foram implementadas antes? Os acidentes que ocorreram em vôo ou quedas foram por acaso culpa do excesso de peso das bagagens de mão? Já vi inúmeros documentários sobre acidentes aéreos e nunca nenhuma menção a esse fator como causa.   A proximidade da Copa de 2014 e a vinda de milhares de turistas acostumados com tais restrições,  certamente será uma excelente oportunidade para aumentar  marges de lucro das aéreas. O argumento segurança para justificar tais medidas é perfeito para justificar tais restrições.. Particularmente só me convenceria se visse estudos sérios mostrando que efetivamente um peso maior que  5 kgs traria risco de acidentes ou ao voo da aeronave.
Por fim, como a maioria, carrego todo meu equipamento de valor, camera,  lentes e eletronicos,  em uma bolsa soft e reforçada e  nada de malas ou compartimentos compactos que chamem a atençao e/ou ocupem muito espaçao. Uma pochete robusta também pode acomodar lente,  corpo (se nao for uma FF) e baterias e tem maior probabilidade de se passar batido na checagem de peso.. Se o peso total do avião for ultrapassado ou estiver no limite, muito provavelmente (espero) a companhia vai aliviar o peso a partir do compartimento de cargas pagas.. Mais uma curiosidade: seguindo a lógica do sobre peso da bagagem de mão, o que dizer do peso do passageiro? Tem companhia (nao me lembro de que país) que já sobretaxa obesos, o que me parece justo. E no Brasil onde mais de 51% já se encontram na categoria de sobre-peso tende a  estimular no futuro  companhias locais a adotarem medidas restritivas para tais passageiros.. Seria então mais uma medida de "segurança" para os vôos?
« Última modificação: 15 de Setembro de 2013, 02:17:18 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #29 Online: 15 de Setembro de 2013, 12:10:06
Sabe uma coisa que eu odeio na internet?
Não lerem , ou se leem não dão credibilidade ao que está escrito.

Angelone, tu leu meus textos?
Esta tudo bem explicado.
Em aviação é tudo muito bem pensado porque um detalhe, mesmo que mínimo, pode ser o motivo de uma acidente.
O peso e balanceamento é muito crítico. O limite poderia ser maior, sim, poderia. Mas não é.
Snme na UE o limite tende a ser maior.
E não tem essa de lotar porões das aeronaves, vai lá a quantidade que for possível colocar depois de calculados os pesos dos passageiros e do combustível.
Toda a conferência de peso é calculada antes de qualquer passageiro entrar na aeronave, o despacho imprime um papel para os pilotos e quando esses chegam na aeronave configuram a mesma com os valores passados pelo despacho, horas antes da decolagem.

E como já escrevi o grande problema da bagagem de mão é na hora da turbulência. O Bin com sobrepeso vai abrir fácil, mesmo quando estão vazios eles se abrem, e bagagens vão voar. Um trambolho de 16kg caindo na cabeça de alguém... não é nada legal não é?
E isso é muito comum.  :ok:



Prefiro entender que existe um mix de causas em relaçao ao limite da bagagem de mão: a primeira, e principal, já foi levantada por outros, Pope sobretudo: maior capacidade de carga paga transportada  tem relação direta com menor limite do peso da bagagem de mão por passageiro, em outras palavras, motivação econômica. Nao tem como negar casos de exagero,  citarei meu próprio exemplo: ano passado consegui embarcar com 16 kg de bagagem de mão (obviamente q nao foi pesada), mais o limite de 23 kg despachada. Nao fiquei de consciência pesada, pois a conferencia do peso total e balanceamento da aeronave é devidamente checada por aparelhos e responsáveis.. Nao tenho a menor dúvida que a companhia encherá o compartimento de carga paga até o talo quando houver o q ser transportado e  que o limite de 5 kg por passageiro aumentará consideravelmente suas margens de lucro..
Em segundo e último teriamos a segurança como argumento/causa para justificar as restriçoes,  pois os dirigentes das companhias nao são nada burros: acidentes, e no limite queda de avião,  são prejuízos  imensos, em valores e  imagem da companhia, por isso obviamente levam em consideração a segurança,  mas em um conjunto q envolve "n" elementos onde o peso é apenas um deles, apesar de importante. Se segurança  fosse a fator que levou as restrições atuais, porque nao foram implementadas antes? Os acidentes que ocorreram em vôo ou quedas foram por acaso culpa do excesso de peso das bagagens de mão? Já vi inúmeros documentários sobre acidentes aéreos e nunca nenhuma menção a esse fator como causa.   A proximidade da Copa de 2014 e a vinda de milhares de turistas acostumados com tais restrições,  certamente será uma excelente oportunidade para aumentar  marges de lucro das aéreas. O argumento segurança para justificar tais medidas é perfeito para justificar tais restrições.. Particularmente só me convenceria se visse estudos sérios mostrando que efetivamente um peso maior que  5 kgs traria risco de acidentes ou ao voo da aeronave.
Por fim, como a maioria, carrego todo meu equipamento de valor, camera,  lentes e eletronicos,  em uma bolsa soft e reforçada e  nada de malas ou compartimentos compactos que chamem a atençao e/ou ocupem muito espaçao. Uma pochete robusta também pode acomodar lente,  corpo (se nao for uma FF) e baterias e tem maior probabilidade de se passar batido na checagem de peso.. Se o peso total do avião for ultrapassado ou estiver no limite, muito provavelmente (espero) a companhia vai aliviar o peso a partir do compartimento de cargas pagas.. Mais uma curiosidade: seguindo a lógica do sobre peso da bagagem de mão, o que dizer do peso do passageiro? Tem companhia (nao me lembro de que país) que já sobretaxa obesos, o que me parece justo. E no Brasil onde mais de 51% já se encontram na categoria de sobre-peso tende a  estimular no futuro  companhias locais a adotarem medidas restritivas para tais passageiros.. Seria então mais uma medida de "segurança" para os vôos?
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/