Autor Tópico: Excesso de Bagagem no Aviao. Alguem ja teve experiencia?  (Lida 5767 vezes)

angelone

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Resposta #30 Online: 15 de Setembro de 2013, 13:43:01
Sabe uma coisa que eu odeio na internet?
Não lerem , ou se leem não dão credibilidade ao que está escrito.
Angelone, tu leu meus textos?
Esta tudo bem explicado.

O fato de nao lerem seus textos ou não darem a devida credibilidade pressupõe que devam ser muito importantes, não é mesmo? Poxa, e eu que nao sabia.. Obrigado por lembrar, rs..
Tudo indica que a sua ira contra os que não lhe  dão a devida credibilidade  deve transcender os limites "estreitos" da internet.
E pela sua "lógica" se esta tudo bem "explicado" implica que objetar ou discordar é sinônimo de não entendimento, correto?
Se assim fosse artigos e publicações técnicas e científicas de especialistas e grandes pensadores seriam intocáveis e imutáveis, mas os seus textos parecem estar acima desse patamar..

 
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..Em aviação é tudo muito bem pensado porque um detalhe, mesmo que mínimo, pode ser o motivo de uma acidente.
O peso e balanceamento é muito crítico. O limite poderia ser maior, sim, poderia. Mas não é.
Snme na UE o limite tende a ser maior.
E não tem essa de lotar porões das aeronaves, vai lá a quantidade que for possível colocar depois de calculados os pesos dos passageiros e do combustível.
Toda a conferência de peso é calculada antes de qualquer passageiro entrar na aeronave, o despacho imprime um papel para os pilotos e quando esses chegam na aeronave configuram a mesma com os valores passados pelo despacho, horas antes da decolagem.

Realmente, detalhes sao importantes,  peso e balanceamento das grandes aeronaves é um deles e o mais fácil de mensurar, prever e corrigir. Seguramente existem margens de tolerancia devido a fatores nao previamente mensuráveis, como por exemplo o peso de cada passageiro. Em um mundo com cada vez mais obesos e pessoas acima do peso esse fator "pesa" no compto geral, tanto que tem uma companhia de um país na Oceania que cobra valores diferenciados em função do sobre-peso do passageiro. Portanto, se a segurança da aeronave estiver relacionada com a bagagem de mão sem considerar o peso do proprio passageiro, desconsidero totalmente o limite de 5 kg como significativo nesse aspecto. Que pesem então passageiro + bagagem de mão se o fator peso nesse caso é tão determinante para a segurança.

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..E como já escrevi o grande problema da bagagem de mão é na hora da turbulência. O Bin com sobrepeso vai abrir fácil, mesmo quando estão vazios eles se abrem, e bagagens vão voar. Um trambolho de 16kg caindo na cabeça de alguém... não é nada legal não é?
E isso é muito comum.  :ok:
Concordo que a bagagem de mão pode ser um grande problema na hora da turbulência por isso ela não deve estar na mão, e sim nos compartimentos devidamente fechados. Ora, considerando tal risco mais do que óbvio e previsível, os fabricantes das aeronaves projetaram compartimentos de tal forma que suportem as piores condições possíveis, inclusive acidentes mais graves. Se tais abrem com turbulência causando acidentes é uma falha gravíssima e as empresas que os projetaram tem q ser severamente responsabilizadas e não os passageiros. 
Falando em turbulência, um bom exemplo é o acidente sério que ocorreu com um avião da TAM no nordeste,  creio q a pouco mais de uma semana. Várias pessoas ficaram feridas, algumas em estado grave (lesões na coluna). Motivo: foram arremessadas  violentamente dos assentos e algumas contra o teto do avião,  por perda repentina de sustentação devido a turbulência inesperada, porque simplesmente estavam sem o cinto de segurança. Meu caro, você anda com cinto de segurança afivelado durante todo o voo? O que dizer de copos, garrafas de bebidas, vinhos, notebooks, cameras e afins que vemos nas mãos dos passageiros durante os voos? A quina de um notebook (ou uma MK III)  arremessado inesperada e violentamente na cabeça de alguém pode matar. Seria lógico que tais objetos devessem ser proibidos de se manusear  em voo e obrigatório que ficassem no compartimento de carga, nao é mesmo? Isso sim é um fator de risco real. Se os 16, 30, 40 kg desse compartimento também forem, como vc diz serem, que seja proibido transportar qualquer objeto rígido junto com os passageiros ou que nao haja compartimento de bagagem de mão ou  que fiquem embaixo do banco.. Curioso também é porque a obrigatoriedade do limite de 5 kg por passageiro nao tenha sido tomada antes, tanto por parte das empresas quanto por parte da ANAC, por exemplo. Teria sido interesse financeiro (agradar passageiros), total irresponsabilidade em relação a segurança durante décadas e décadas de empresas e orgãos oficiais controladores ou simplesmente porque nao tem relevância em termos de segurança? Se a medida tivesse partido da agencia reguladora federal de aviação civil (anac) ou de recomendação dos fabricantes das aeronaves eu acreditaria que a motivação seria segurança. Como partiu das empresas estou seguro que a motivação é maximizar lucros com o argumento da segurança como justificativa.. 
« Última modificação: 15 de Setembro de 2013, 13:56:25 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


sergiotucano

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Resposta #31 Online: 15 de Setembro de 2013, 14:46:00
Sim, eu fico  a todo momento com o cinto, conheço os riscos e só tiro para ir ao banheiro.
Norma de segurança não se discute.
Mania idiota de brasileiro querer quebrar as regras se fazer de esperto e achar que ta certo, brasileiro é f* mesmo viu...Depois acontece m* e ai reclama!


Peso e balanceamento envolve todo o peso da aeronave, desde a tripulação, passageiros, bagagens de mão e as que vão no porão e o combustível.
Uma conta básica para saber o peso da aeronave considerando o Embraer 195 de 118 assentos...

Peso = (PesoPassageiro * qtd_de_passageiro ) + peso_da_carga_no_porão + (combustível_de_ida_e_volta_mais_alternativa)

Vamos considerar um voo com 8000kg de combustível, 80 passageiros e 1500kg de carga....

P = (78*80) + 1500 + 8000
P = 6240 + 1500 + 8000
P = 15740kg

15740kg + 28000kg (peso vazio) = 43740kg

O peso do passageiro é calculado como uma constante variando somente a quantidade de passageiros, isso em todas as contas que tive acesso do DO.


O MTOW do EJET 195 é de 50000kg aproximadamente, então, neste caso  não teria problema algum colocar nos bins alguns kg de bagagem a mais.
Porém, como eu disse em outro texto, os bins possuem limite de peso, no caso os EJETS gira em torno dos 10 ~ 30 kg por bin.

Não é simples fazer um bin que não se abra com turbulência, ou fazer com que os passageiros criem vergonha na cara e educação e voem sempre com cintos...
Numa turbulência um pouco mais séria se o bin tiver muito próximo ao limite ou acima do mesmo é claro que as possibilidades dele se abrir são grandes, até vazio eles se abrem, imagine lotados!

E câmaras, laptops etc sim, são um grande atentado a segurança dos passageiros, se reparar muitos tripulantes não gostam que os passageiros portem esses equipamentos durante o voo e muitos proíbem o uso durante o pouso e decolagem.


Pô...

Mas eu volto a dizer, os limites poderiam ser maiores, como na UE, mas não o é. E não custa cada um fazer a sua parte.
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
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