Pô, uma aula!
Obrigado pelas dicas!
Vou colocar algumas do ultimo evento...e se puder, (seria uma grande gentilieza ) faça uma analise e diga o que vc teria feito para melhorar
As dos eventos anteriores nao ficaram boas nao...nesse ja achei melhor
M Rezende
Rezende, que é isso, rapaz! Só o básico.
Essas ficaram muito boas pro que normalmente se apresenta por aí, rapaz! Boas mesmo!
Vou te dizer o que
EU mudaria nelas pra ficar do jeito que
EU gosto. Veja bem, aqui é apenas uma questão de gosto mesmo. Se tu gosta delas assim e o teu cliente também, ótimo! Como falei antes, estão muito boas com base no que vejo por aí.
Em todas, eu utilizaria objetivas mais claras. Vi que tu tem uma 6D e uma 24-70mm f/2.8, o que é, de longe, um dos melhores kits disponíveis pra eventos. Versátil até dizer chega.
Eu já fico do outro lado. Gosto de objetivas mais claras, que isolem melhor o assunto principal e que, principalmente, apresentem as pessoas de uma forma mais flat, mais reta mesmo. Pra isso eu uso fixas 50mm e 85mm (e agora uma 135mm f/2 que ainda nem testei, mas imagino fazer um belo trabalho também).
Os 24mm em f/2.8 que tu usou em várias dessas imagens além de não isolarem bem o assunto, promovem um ponto de vista de menor compressão de planos, o que torna as pessoas não tão flats do jeito como eu gosto. Em outras palavras, se aproximar de alguém e tirar com DFs menores que 50mm (valor aproximado, não é exato) apresenta algumas deformações. Por isso as lentes retrateiras são de 85mm pra cima, até a 135mm que é bem famosa pra isso.
Outra coisa é que wides apresentam bastante do ambiente, o que dá uma visão completa do lugar a quem vê a foto. Nitidez até no garçom que tá lá no fundo. Eu não gosto disso e vou te explicar porque.
Embaralhar o fundo muitas vezes esconde os defeitos de uma parede, um monte de fios no chão e diversas outras coisas que atrapalham na imagem final por dividir a atenção com o sujeito que tá pagando as fotos/festa. Visualizando dessa forma também consigo notar que a festa que fotografou estava bem vazia e isso me parece algo triste pra uma festa. Pra mim festa é "quanto mais gente, melhor". Se tu tirar uns retratos da galera se divertindo focando em 2, 3, 4 pessoas por vez e um monte de luzes embaralhadas no fundo o espectador não consegue dizer se o ambiente estava vazio ou cheio, então é mais um motivo pelo qual eu prefiro as objetivas fixas claras. "Tua festa não tava bombando? Bom, nas minhas fotos parece que tava".
Com a tua 24-70mm a minha dica seria tu esticar pra 50~70mm (quanto mais perto de 70mm melhor) e correr pra trás. Fechar o quadro. Isolar pedaços de chão e teto mesmo e focar nas expressões das pessoas. Se tu for comprar outra lente eu diria pra usar um segundo corpo com uma 85mm f/1.8 (isso se é que tu já não tem ela, é claro). Barata, clara, leve.
Outra, não consegui identificar muito bem, mas em algumas imagens achei que tu usou o flash rebatido apenas no teto. Além de essa luz aparecer na foto (o teto mais claro perto da câmera, como nas fotos 2 e 7), ela não fica tão suave quanto a luz rebatida num pedaço de parede atrás de ti e pegando também um pedaço do teto. Aponta o flash pra trás, sobe 45 graus e vira 45 graus pro lado pra não disparar na tua cabeça. Acima do teu ombro é o melhor lugar pra rebater um flash. Não aparece no teto, não aparece na foto e fica extremamente natural, como se fosse um softbox segurado por um assistente mesmo.
1. Está boa, apenas tiraria (se possível caminhar pra trás nessa situação) com uma DF mais comprida pra não dar a impressão de que o braço do cara tá muito próximo da câmera como sinto com essa DF.
2. Boa também. Cortaria um pouco do teto e me afastaria mais (novamente usaria DF mais comprida pra evitar as distorções).
3. Boa. Desfocaria mais o fundo (85mm f/1.8) pra foto ficar mais "artística", digamos. Do jeito que está fico com a impressão de um casal "meio em foco" e meio em foco é tipo meio grávida e meio gay (não existe).
4. Boa! Boa! Boa! O tratamento de cores é a teu caráter. A composição, luz, desfoque, tudo perfeito aqui.
5. Muito curta DF. O rapaz ali tá com uma cabeça gigante. Novamente eu apelaria por me afastar e esticar o zoom.
6. O mesmo que a 2.
7. Menos chão e menos teto.
Enfim, como falei lá em cima várias vezes, repito aqui que isso vai muito de uma questão de gosto pessoal e felicidade profissional.
EU gosto do jeito que falei acima. Só estou comentando sobre o meu gosto pra jogar umas ideias no ventilador pro amigo. Se gostar de qualquer coisa, ótimo. Se não gostar, não tem problema também. Alguma dia pode ser que alguém goste e daí eu não preciso escrever de novo.
Abração!