Autor Tópico: Cropada vs full-frame  (Lida 7505 vezes)

Cstabrava

  • Trade Count: (13)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 483
  • Sexo: Masculino
Online: 28 de Setembro de 2013, 16:40:30


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #1 Online: 28 de Setembro de 2013, 18:42:03
Bem verdade tudo isso!

Claro que é bom ter o melhor que se pode pagar ( prq não? ), mas que existe "guerrinhas" por causa de coisas dispensáveis na fotografia, isso existe.

O mais bizarro é quando o cara usa um back digital, gera um puta arquivo, depois no pós reduz pra 25%, estoura o contraste, coloca grão e transforma td em P&B fazendo a foto ficar como uma tirada em 1900 e guaraná com rolha pra dar um toque "profissa"....

Ta, eu sei, isso tudo é um estilo. O importante é ter o arquivo original em boa qualidade e cheio de detalhes.
E se a foto for boa, ela vai ser boa, ela não vai deixar de ser uma grande foto por causa desses detalhes, mas acho meio paradoxal.

E antes que seja apedrejado aqui, nada contra o P&B ( sou fãzasso do Salgado tá pessoal ).... :worship:


nildes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
Resposta #2 Online: 28 de Setembro de 2013, 23:15:40
Hehehe... o Vernaglia tem um video falando exatamente isso no you tube...

http://youtu.be/7O2gMoCvQV0




charles_pereira

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Setembro de 2013, 19:38:31
Hehehe... o Vernaglia tem um video falando exatamente isso no you tube...

http://youtu.be/7O2gMoCvQV0

muito explicativo o video...


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 29 de Setembro de 2013, 20:00:04
E pensar que em alguns nichos o sensor cropado é vantajoso, como naqueles que se utilizam frequentemente lentes super-tele, como fotos de eventos esportivos, como futebol, bem como fotos de animais, como aves em vôo, ou outros objetos dos quais não podemosnos aproximar fisicamente. Uma lente 400mm vira 640mm (se Canon) e ajuda, já que aproxima mais...

O problema mesmo é que muito pouca gente conhece realmente o que deveria... Lembro muito das lojas de informática... Vocês já encontraram vendedor de loja de informática que conhece algo do que eles vendem? São raros os casos... Com fotografia é parecido. Mesmo em lojas. Já ouvi muitas pérolas...
JVc.


Song

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 721
Resposta #5 Online: 29 de Setembro de 2013, 21:57:23
E pensar que em alguns nichos o sensor cropado é vantajoso, como naqueles que se utilizam frequentemente lentes super-tele, como fotos de eventos esportivos, como futebol, bem como fotos de animais, como aves em vôo, ou outros objetos dos quais não podemosnos aproximar fisicamente. Uma lente 400mm vira 640mm (se Canon) e ajuda, já que aproxima mais...

O problema mesmo é que muito pouca gente conhece realmente o que deveria... Lembro muito das lojas de informática... Vocês já encontraram vendedor de loja de informática que conhece algo do que eles vendem? São raros os casos... Com fotografia é parecido. Mesmo em lojas. Já ouvi muitas pérolas...

Apenas ressaltando, que hoje em dia a maioria das cameras FF tem a função crop mode.

 :ok:


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 29 de Setembro de 2013, 22:38:33
Verdade. Mas a resolução cai proporcionalmente, correto? Uma APS nativa mantém a resolução similar a muitas FF, na área menor do sensor cropado. Não seria o modo cropado das FF mais parecidos com um crop a posteriori via software?
JVc.


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 30 de Setembro de 2013, 00:52:41
O problema mesmo é que muito pouca gente conhece realmente o que deveria... Lembro muito das lojas de informática... Vocês já encontraram vendedor de loja de informática que conhece algo do que eles vendem? São raros os casos... Com fotografia é parecido. Mesmo em lojas. Já ouvi muitas pérolas...

mais isso acontece por que tanto quem realmente entende de informatica, quanto quem entende de fotografia, geralmente acaba partindo pra outro rumo e não fica ganhando salario de vendedor.
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 30 de Setembro de 2013, 01:37:15
Coisas meio que ignoradas na defesa das "cropadas":
- Via de regra, as melhores lentes são fabricadas para as FF.
- Via de regra, a  tecnologia de ponta das empresas é colocada nas FF.
- A qualidade de imagem É melhor. Não importa quanto malabarismo verbal/técnico se  faça para provar o contrário. Basta ver qualquer  site de Hospedagem de Imagens.
- A Maré é inexorável. Quem pode muda de Cropada para FF. O rio não corre para o mar sem motivos.  :ok:
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #9 Online: 30 de Setembro de 2013, 08:41:49
Coisas meio que ignoradas na defesa das "cropadas":
- Via de regra, as melhores lentes são fabricadas para as FF.
- Via de regra, a  tecnologia de ponta das empresas é colocada nas FF.
- A qualidade de imagem É melhor. Não importa quanto malabarismo verbal/técnico se  faça para provar o contrário. Basta ver qualquer  site de Hospedagem de Imagens.
- A Maré é inexorável. Quem pode muda de Cropada para FF. O rio não corre para o mar sem motivos.  :ok:


 :clap:

Ambos os sistemas (APS-C x FF) tem suas vantagens e desvantagens. Mas a simples defesa de que "fotógrafo bom faz foto com qualquer câmera" precisa de muito cuidado pra não se tornar um discurso mais cheio de recalque do que de verdade..

No caso do texto no início do tópico, você contrataria sem conhecer um taxista que tem um carro "melhor" (melhor para o que você acha que seria melhor naquele momento) ou outro com um carro "inferior"? Não é o motorista que conta??
« Última modificação: 30 de Setembro de 2013, 08:49:12 por Luciano.Queiroz »


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #10 Online: 30 de Setembro de 2013, 08:59:01
Concordo com o Lord, mas também discordo ....

Quanto às Lentes, não há o quê discordar, pelo contrário. Apenas lembro que a esmagadora maioria das Lentes FX tem desempenho magnífico nas Cropadas.

Acredito que o melhor da tecnologia das empresas é colocada nos produtos de ponta sim. As FF de PONTA tem a melhor tecnologia disponível, mas as intermediárias sofrem com limitações, propositais ou não, que tanto conhecemos e debatemos por aqui. Com as Cropadas ocorre o mesmo.

A qualidade da imagem é melhor? Verdade. Penso que, se o único diferencial entre dois equipamentos for o tamanho do sensor, o que tiver o maior sensor produzirá uma melhor imagem. Não quero dizer que o maior sensor produzirá sempre a melhor imagem, pois há N fatores envolvidos e este é assunto prá lá de 1000 páginas.

Quanto à Maré inexorável, discordo.
As cropadas são uma excelente opção para diversos segmentos de fotografia, profissionais ou não.  :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 30 de Setembro de 2013, 09:39:43
as lentes feitas pra FF também podem ser usadas em cropadas, o que eu acho que acaba anulando esse argumento, que seria bem mais relevante caso as lentes fossem exclusivas pra FF, obviamente as FF entregam um resultado melhor, porem, essa qualidade superior tem um custo e digamos um custo elevado, que só pode ser suprido por quem fotografa profissionalmente, ou tem grana sobrando pra investir no hobby.

quanto as limitações tecnológicas, eu acho que a empresa poda a câmera de propósito pra oferecer um produto mais barato, se a 6d não tivesse suas limitações frente a 5d mkIII, quem compraria a mkIII?

cada câmera tem sua parcela de publico especifico e obviamente quem quer ter tudo do melhor na mesma câmera, vai acabar pagando bem mais por isso.

eu tento manter um equilíbrio entre equipamento e técnica, hoje eu possuo uma 60d e uma 50mm, tenho planos de pegar mais umas duas ou tres lentes, se eu começar a fazer bicos e precisar de outro corpo, penso em pegar uma 70d daki um ano ou mais e a 60d vira o corpo reserva, apenas se eu estiver abastado financeiramente, ou ganhando uma grana muito alta com a fotografia, eu parto pra FF, pois se eu tiver a grana sobrando, ou um fluxo de caixa grande, não vejo pq não investir, mais esse é meu modo de ver as coisas, tem pessoas que mesmo com grana sobrando se mantém com equipamento mais modesto, e tem quem mesmo "nao podendo", gasta tudo em equipamento top, e quem somos nós pra julgar o que cada um faz com seu dinheiro, acho que é um direito você poder gastar com o que quiser, o dinheiro que é seu.
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 30 de Setembro de 2013, 10:34:28
 
Quanto à Maré inexorável, discordo.
As cropadas são uma excelente opção para diversos segmentos de fotografia, profissionais ou não.  :ok:
Sim, o cara pode fazer excelentes fotos com cropadas. O que eu quis dizer é que quem tem uma cropada parte para uma FF assim que pode, e não o inverso.  :) :ok:
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 30 de Setembro de 2013, 10:58:34
E pensar que em alguns nichos o sensor cropado é vantajoso, como naqueles que se utilizam frequentemente lentes super-tele, como fotos de eventos esportivos, como futebol, bem como fotos de animais, como aves em vôo, ou outros objetos dos quais não podemosnos aproximar fisicamente. Uma lente 400mm vira 640mm (se Canon) e ajuda, já que aproxima mais...


Os que me conhecem sabem que eu tenho um (pequeno) site de automobilismo.

Para me credenciar à corrida do milhão (2010 acho) exigiram uma lente no mínimo 300mm pra dar colete de pista.

Fui com minha humilde D40 e minha mais humilde ainda 55-200 e o cara me negou o colete......

Não deu outra, argumentei: "Minha D40 é sensor cropado, 1.5 então essa lente é 300mm"

Sem argumentos, o cara me deu o colete...

 :fight:
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #14 Online: 30 de Setembro de 2013, 11:03:50
Sim, o cara pode fazer excelentes fotos com cropadas. O que eu quis dizer é que quem tem uma cropada parte para uma FF assim que pode, e não o inverso.  :) :ok:

Verdade. Mas no caso de fotos de natureza, com utilização de grandes teles o "assim que pode" é bem "pesado". Terei uma FF em breve, para Still e Retratos, mas manterei a D7100 para a diversão com os pássaros e aviões  :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI