Propaganda eh a alma do negocio.
Algumas marcas/produtos tem as suas qualidades apreciadas somente entre aqueles que conhecem, entre os grupos de fotografos mais dedicados, etc.
Outras marcas/produtos mesmo tendo suas qualidades mal chega na mao, e consequentemente apreciacao, dos fotografos mais serios/dedicados.
Para o publico em geral, a base de referencia esta na propaganda e como acaba sendo as marcas de referencia para esse publico, elas serao as marcas/produtos que as lojas darao prioridade, afinal elas visao vender o que da mais lucro.
O publico em geral, tambem sem muitas bases de referencia, acabam levando o preco do produto como umas das principais referencias associando preco mais alto a qualidade (o que nao eh sempre o caso, e dependendo do produto nao eh nunca o caso).
Eh aquela mesma questao que eu ja falei no topico Profissional vs Equipamento, o publico em geral compra o sistema de som mais caro achando que esta comprando o de melhor qualidade, quando na verdade os sistemas de som top de linha nao sao os mais caros.
Com cameras/marcas e lentes a mesma coisa em inumeros casos. Eu ja entrei em uma loja com uma conhecida querendo comprar uma camera. Ela olhou algumas nikons e uma Canon, mas ja tinha decidido que queria nikon. A camera seria para viagem, algo leve, que resista a humidade, fotos noturnas ou em ambientes fechados (escuros). Eu e o vendedor sugerimos ela a olhar uma Pentax que peo o que ela descrevia era a camera que mais atendia os requisitos dela. Mas ela nao quis nem saber pq para ela "Pentax nao eh uma nikon/Canon". Ainda mais a Pentax sendo mais barata, na cabeca dela isso eh um indicativo de inferioridade. (Mas nesse caso foi camera digital e nao analogica)
Mas mesmo analogica, tem pessoas que mal conhece a fama da K1000. Normalmente, as pessoas que querem comprar a primeira analogica so pensam em canon e alguns com mais conhecimento/pesquisa em Nikon.
Propaganda!