Aproveitando, posso ajustar a câmera de modo que a cena fique subexposta e com melhor qualidade ( tipo ISO 200, quando o ideal seria usar 1600) e deixar o flash compensar a exposição ?
Como o pessoal já falou, poder pode, mas não é o mais comum por vários motivos. Um deles é que precisaria de vários flashes espalhados pelo ambiente pra dispararem ao mesmo tempo e iluminarem de forma heterogênea, do contrário ficaria artificial a luz vindo apenas de um lado da sala/teto. Quando se baixa muito a exposição ambiente a luz do flash fica muito direcional e visível (nota-se a diminuição gradual dela a ponto de ver o outro lado da sala escuro), então a melhor solução pra isso (caso tu não queira gerenciar 4 flashes bem espalhados pela sala) é balancear com a luz ambiente. Ah, por isso a galera prefere câmeras que façam boas fotos mesmo com ISO mais alto (e quem faz melhor isso atualmente é full-frame).
E se tiver preto e branco numa mesma cena? Por exemplo: Um carro branco e outro preto.
Manda o carro preto acender o farol....
hahahaha boa,
Dellano!
Se tiver um objeto preto e um branco na mesma cena e ambos ocuparem mais ou menos o mesmo percentual da cena o melhor a se fazer é não compensar nada. Compensando pra cima exporia corretamente o carro branco, mas o preto ficaria muito claro e o inverso também, sendo assim, lixe-se o preto e branco. Os dois serão cinza, um mais escuro e outro mais claro.
Entretanto, a forma correta de fotografar tal cena seria utilizar dois ou mais flashes separados e com potências diferentes, então se conseguiria superexpor o carro branco e subexpor o preto. Em um trabalho de marketing, por exemplo, pra fotografar uma de cena desse tipo o fotógrafo com certeza não usaria TTL, mas sim flashes com potências manualmente reguladas com base na exposição obtida por um fotômetro de luz incidente, pra acertar 100% a luz dos dois carros.