Autor Tópico: Interpolação  (Lida 2898 vezes)

wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Online: 09 de Agosto de 2006, 09:45:37
Olá a todos!

Sabendo que um mini-lab Frontier trabalha a 300dpi e um Noritizu a 400dpi e que máquinas amadoras criam arquivos por exemplo de 72dpi (Sony) ou 96dpi (Samsung), quando é processada no mini-lab ele interpola ou processa do jeito que recebe?

A pergunta se deve ao fato de que uma Sony de 2Mpx pode gerar arquivos de  54x42cm (1600x1200pxl) a 72dpi e uma Sansung de 3.2Mpx arquivos de 54x35cm (2048x1360pxl) a 96dpi. Se quisermos uma imagem de 30x20cm com saída para mini-lab, um redimensionamento resolve ou é melhor converter no PS para 300dpi e interpolar para o tamanho desejado mesmo pixelando a imagem? Que neste caso necessita de filtros para minimizar os efeitos.

Tenho utilizado o segundo método com resultados satisfatórios, mas será que se enviasse no tamanho desejado e na resolução da câmera não teria o mesmo resultado?

Fiz uma experiência com algumas fotos nas quais transformei os 72pxs em 300 (image/image size/resample image = desmarcado e resolution = 300) mandei duas versões para o lab, uma com 15x10cm e outra interpolada para 30x20cm, e pedi que todas fossem feitas em 30x20cm. A diferença é praticamente imperceptível.

Qual o comentário de vocês a respeito?
 


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 09 de Agosto de 2006, 17:34:27
Foto digital não tem DPI.

Esta informação é a resolution tag do EXIF que só tem significado no dispositivo de saída, monitor ou impressora, por exemplo.

Como voce mesmo viu uma foto de 2mp com o resolution tag de 72dpi, 300dpi ou 120000dpi, não dá a menor diferença no minilab se impressa no mesmo tamanho.

A proporção adequada para imprimir depende do tamanho da impressão. Se for um outdoor uns 50dpi devem ser suficientes, ele deve ser visto de distância considerável.

Como regra geral use em torno de 150 a 200dpi para uma boa cópia. Um número mágico divulgado é 300dpi, como resuloção que se deve usar, mas isto é um pouco de exagero. Ou em unidade internacionais, de 90 a 120 pixels por centímetro. Se a câmera tiver 1600x1200 pixels voce terá uma boa impressão até 1600/100=16cm 1200/100=12cm, uns 16x12cm.

Se quiser uma impressão maior voce deve interpolar, ou deixar que o minilab faça isto. Até uns 70 pixels por centímetro, dependendo dos detalhes da foto, fica aceitável para impressão de tamanhos comuns.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #2 Online: 10 de Agosto de 2006, 00:27:19
Olá Machado!

Gostaria de entender o seguinte:

Abro uma imagem Mavica CD 2Mpx no PS
Width 1600
Height 1200
Document size
Width 56,4cm
Height 42,33cm
Resolution 28,346 px/cm ou 72px/pol

Abro uma imagem Nikon D70 no PS
Width 3008
Height 2000
Document size
Width 25,47cm
Height 16,93cm
Resolution 118,11 px/cm ou 300px/pol

Entendo que no primeiro caso tenho uma imagem para impressão maior que no segundo porque a resolução do documento é menor. Isso só se leva em consideração para impressoras?

Com mini-lab devo desconsiderar isso?

No primeiro caso para mandar no tamanho exato de 30x20cm para o lab e ter uma cópia de qualidade devo apenas trocar os valores Document size e cropar?
Width 30cm
Height 22,5cm
Resolution 100 px/cm   

No artigo http://www.ricciardionline.com/Artigos/Resolucao.htm o Nelson leva em conta a saída do lab, no caso a Frontier e faz as contas em cima disso – 300dpi

“...30cm que equivalem a 12 polegadas. À razão de 300 pixels por polegada (exigidos pela impressora) precisamos de 3600 pixels.”
Se eu só tenho 1600, tenho que interpolar 2000pixels

Pra complicar ainda mais, estive ontem conversando com um operador de Noritzu e ele me falou que copia do jeito que vem, 72, 100, 300px/pol O que vai se traduzir na qualidade final dependendo do tamanho solicitado.

Preciso realmente entender isso.

Agradeço antecipadamente qualquer informação que possa me ajudar.
 


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 10 de Agosto de 2006, 12:27:51
Esta informação no EXIF é dado pelo fabricante e cada um escolhe qual vai ser a resolution tag.
Experimente com outras câmeras de outros gabricantes, com as fotos do review de câmeras do DPreview, por exemplo.

O que importa na foto digital é quantos pixels tem. Se voce quer uma foto 30x20cm a primeira coisa que vai ter que fazer é mudar a proporção da foto. As compactas fazem em proporção 4:3 e voce quer imprimir em 3:2. Vai ter que cortar um pedaço para deixar na mesma proporção senão o cara do lab faz por voce e aí já viu.

Depois, se voce manter em torno de 100 p/cm, voce vai precisar ter 3000x2000pixels, ou seja vai ter que cortar e depois interpolar no caso da Mavica. No caso da D70, como já é na proporção 3:2 e tem a quantidade de pixels adequada pode mandar ver em 30x20cm sem problemas.

Eu costuma imprimir 30x40 de uma foto de 3000x2000p sem problemas, uma pequena interpolação.
Até de uma compacta de 4MP, 2200x1800 mais ou menos, já fiz neste tamanho e ficou ótimo.
O minilab ignora a resolution tag e voce deve ignorar o operador, que geralmente não fala coisa com coisa. Apenas preste atenção se tem a quantidade de pixels que te dará uma boa impressão. Em torno de 120p/cm é melhor. Retratos pedem menos e paisagens pedem mais.
Experimente com impressões em vários tamanho, nada como a experiência própria.

 
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #4 Online: 10 de Agosto de 2006, 15:10:06
Valeu!

Vou fazer alguns testes

Obrigado