Autor Tópico: Qualidade com zoom extendido.  (Lida 7700 vezes)

ADRL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
Online: 09 de Agosto de 2006, 12:27:06
Pessoal,

A partir de um tópico postado pelo Ivan, sobre crop, onde percebe-se nitidamente a perda de qualidade na foto tratada posteriormente, fiquei com dúvida se a perda de qualidade também ocorre na utilização da zoom extendida, pois pelo que li, também seria um crop, só que no momento da composição da foto.

Se verdadeiro, no caso de uma zoom de 12 X que chega a 19,1 X, quando  extendida, a perda de qualidade poderia ser significativa e talvez a sua utilização devesse ser em situações extremas.

É isto mesmo?

Abraços,
               David.
 


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #1 Online: 09 de Agosto de 2006, 12:40:27
A "qualidade" vai ser a mesma, se você considerar a qualidade por pixel. Porém se for considerar a qualidade geral, contando o tamanho, com o zoom extendido (crop) obviamente a qualidade vai ser menor.

Porém eu não deixo de considerar uma boa opção, pois é uma forma de fazer o crop na própria câmera.

Eu só fiquei com uma dúvida agora: é possível usar zoom extendido fotografando em RAW?  :denken:

Porque teoricamente RAW não tem tratamento nenhum, inclusive crop.  :denken:  
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #2 Online: 09 de Agosto de 2006, 12:41:21
existe perda de qualidade quando o zoom é digital, seja ele um crop no photoshop ou zoom digital da própria camera.

Se o zoom é ótico, não existe perda nenhuma da qualidade.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 09 de Agosto de 2006, 12:43:35
Zoom extendido é um crop ampliado, na realidade.

Deve ser evitado a todo custo. É melhor fazer a ampliação depois.

AFORISMO:

A qualidade de uma foto impressa em papel de qualquer tamanho considerando a visualização próxima é igual à qualidade que ela exibe na tela quando em 50%.


ADRL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
Resposta #4 Online: 09 de Agosto de 2006, 14:40:17
Citar
Zoom extendido é um crop ampliado, na realidade.

Deve ser evitado a todo custo. É melhor fazer a ampliação depois.

Ivan,

Li o outro tópico que você criou sobre a utilização do crop, posteriormente. No meu caso, fico feliz quando as fotos que tiro refletem o que eu pretendia ao tirá-las. Após a edição o prazer já não é o mesmo.

Porisso, mesmo evitando a zoom extendida, em caso de necessidade acho preferível usá-la no momento da composição da foto do que ampliá-las posteriormente.  

Porém, pela sua resposta ficou uma dúvida. No caso, a perda de qualidade seria maior no crop através do zoom extendida do que fazendo a ampliação posterior?

Abraços,
             David.
 


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #5 Online: 09 de Agosto de 2006, 14:52:41
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Veja, você nunca deve cropar -minha opinião- se as condições de fazer a foto definidas pelo equipamento que tem nas mãos derem conta do recado. Voc~e, por outro lado, deve sempre procurar posicionamentos que estejam na faixa de possibilidades de seu equipamento, de modo que isso fica um círculo fechado.

Porém... Vai que você esteja fotografando um pássaro com uma lente 200mm-equivalente... É claro que se começar a gostar de fotografar pássaros, vai comprar uma tele longa, mas hoje o pássaro está ali e voc~e tem mesmo é uma 200mm-equivalente.

Bem, não há outra solução a não ser cropar.

Nesse caso temos duas hierarquias concorrendo...

Em termos de educação do olhar, se você usar o zomm digital isso será melhor para você, pois você vai compor de fato. Mas em termos de qualidade da imagem, a ampliação posterior será melhor. Na verdade, considerando que as pessoas não fazem fotos grandes, o simples recorte de um arquivo de muitos mpx resolveria. Esta é a solução Panasonic. Voc~e não tem interpolação (zoom digital) voc~e tem uma captura que somente grava o centro do sensor com resolução diminuída. Por exemplo, se a Pan tem 8mpx, ela pode gravar um retângulo de 5mpx correspondentes a um zoom digital sem o prejuízo da interpolação feita pela cãmera.

Eu diria que se voc~e pratica constantemente o rigor de compor direito, cropar uma foto que necessite disso pela aproximação não tem nada de mais, é um caso raro, não um hábito deseducador.
« Última modificação: 09 de Agosto de 2006, 16:06:34 por Ivan de Almeida »


Alvaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
Resposta #6 Online: 09 de Agosto de 2006, 19:31:39
Estamos falando da FZ-30 (ou outra FZ).  Pois, que eu saiba, é a única que possui "zoom extendido", que não é zoom ótico, nem zoom digital.

Só para esclarecer:

- Zoom ótico: a capacidade de uma lente de variar a distância focal.
- Zoom digital: interpolação do setor central da imagem, criando uma imagem maior.
- Zoom extendido: simples corte da porção central da imagem, sem interpolação nenhuma. Por exemplo, no modo 3mp extendido, a FZ-30 utiliza apenas os 3mp centrais do sensor, e entrega uma imagem de 3mp REAIS, com uma DF equivalente máxima de 667mm.

Isso é bom ? Claro !

Embora seja possível chegar no mesmo resultado posteriormente, ao fazer a foto nesse modo compõe como se tivesse utilizando a lente mais longa, fotometra de acordo com o que realmente pretende capturar e ainda economiza memória.

Perde qualidade ? Não !

Um crop feito é apenas um corte, o setor remanescente não é alterado, não é criado nenhum pixel via interpolação. Você está capturando uma imagem de 3mp.

Há alguma limitação ? Sim !

O tamanho de impressão. Enquanto uma imagem de 8mp (4/3) impressa em 300dpi dá aproximadamente uma foto de 28*21cm, uma foto (4/3) de 3mp, impressa em 300dpi ficaria com aproximadamente 17*13cm.

Conclusão: o recurso é útil :-)


ADRL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
Resposta #7 Online: 09 de Agosto de 2006, 20:04:00
Citar
Eu só fiquei com uma dúvida agora: é possível usar zoom extendido fotografando em RAW?  :denken:

Porque teoricamente RAW não tem tratamento nenhum, inclusive crop.  :denken:
Ricardo,

Não existe a opção de utilizar o zoom extendido no padrão RAW, pois só é possível utilizá-lo com 8 MP.  

Abraços,
                  David.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #8 Online: 09 de Agosto de 2006, 20:06:36
Bem, é natural que seja assim, pois o RAW é cru mesmo. Aí vale o que eu disse, você usa o zoom digital se quiser enfatizar EDUCATIVAMENTE a composição, e usa o crop se quiser melhor resultado.

Mas isso vale exclusivamente no caso de necessitar de um comprimento focal maior do que o já longo comprimento focal da FZ3-.


ADRL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
Resposta #9 Online: 09 de Agosto de 2006, 20:14:06
Citar
Eu diria que se voc~e pratica constantemente o rigor de compor direito, cropar uma foto que necessite disso pela aproximação não tem nada de mais, é um caso raro, não um hábito deseducador.
Ivan,

Obrigado pelas dicas.  A minha preocupação é porque não costumo editar as  minhas fotos, por falta de tempo e vontade. Meus filhos dissem que eu não me atualizei com as novas tecnologias, mas não é verdade, antigamente rasgavas as fotos ruins, hoje as deleto.

Abraços,
                 David.


ADRL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
Resposta #10 Online: 09 de Agosto de 2006, 20:26:24
Citar
Estamos falando da FZ-30 (ou outra FZ).  Pois, que eu saiba, é a única que possui "zoom extendido", que não é zoom ótico, nem zoom digital.

Conclusão: o recurso é útil :-)
Álvaro,

Realmente é uma FZ 30. Sua explicação também me deixou mais tranquilo, pois na prática, com 3 MP ou 5MP, o zoom extendido entra automaticamente e nem sempre dá tempo de avaliar se você ultrapassou as 12X da zoom ótica.

Abraços,
                 David.


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #11 Online: 09 de Agosto de 2006, 21:03:18
Eu sabia que era a FZ30 por causa das especificações, porém vale lembrar que ela não é a única câmera com esse recurso.

Aliás até minha ultra-amadora Canon A60 tem isso. Não sei se funciona da mesma forma, mas acho que sim, pois na minha se usar resolução VGA por exemplo, é possível conseguir um zoom de 7.5x (262 mm). Claro que VGA fica imprestável, mas isso funciona em outros tamanhos também.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 09 de Agosto de 2006, 21:39:20
Citar
Estamos falando da FZ-30 (ou outra FZ). Pois, que eu saiba, é a única que possui "zoom extendido", que não é zoom ótico, nem zoom digital.

TODAS as compactas da Sony desde época de P-32 (não cheguei a conhecer bem as anteriores, por isto não posso falar) tem este crop aí.. é o tal "smartzoom".